Conheça temperos e especiarias para usar na cozinha
Na hora de se alimentar, é importante contar com temperos e especiarias saborosos, capazes de dar um toque especial à sua comida. Isso porque eles ajudam você a sentir mais prazer pelos alimentos que são preparados, além de poderem reduzir o sal do seu prato e fortalecerem o sistema imunológico, deixando a comida boa e saudável.
A partir disso, é possível fazer diversas combinações na cozinha para que você consiga ter um cardápio que seja do seu agrado.
Quer descobrir quais são as melhores opções para usar no seu dia a dia na cozinha? Então, continue a leitura deste artigo e confira nossa lista de especiarias, que inclui desde temperos em pó até ervas frescas!
Temperos verdes
Os temperos verdes são bem populares entre as comidas salgadas, sendo famosos nos quatro cantos do Brasil e garantindo mais aroma e sabor à cada refeição. Algumas das opções mais populares são:
Salsa fresca
Rica em vitaminas, a salsa fresca contém celulose, que ajuda a melhorar o movimento intestinal. No preparo dos pratos, você pode usá-la para temperar carnes e fazer molhos de ervas. Ela também combina muito com canapés, tomates, omeletes, etc.
Cebolinha
Combina muito com a salsinha e é utilizada em vinagretes e molhos à base de creme de leite, por exemplo. Esse tempero também é muito usado como remédio natural para tratar enfermidades.
Manjericão
Capaz de combater o cansaço e até mesmo a insônia, o manjericão pode ser utilizado no tempero de peixes, frangos, sopas, omeletes e, é claro, naquela deliciosa macarronada com um clássico molho italiano. Além de ser fácil de plantar, caso você queira fazer sua própria horta de temperos, ele é extremamente aromático!
Coentro
O coentro é um divisor de águas, sem dúvidas. Tem gente que ama, mas também que odeia. O fato é que essa plantinha, que pode ser utilizada na cozinha, proporciona muitos benefícios à saúde, podendo reduzir o risco de doenças do coração. Tem propriedades antioxidantes e muitas outras vantagens.
Vai bem no preparo de pescados, aves, saladas e até mesmo do arroz. Em feijões e legumes, os talos tornam-os ainda mais saborosos e aromatizados.
Louro
Outra boa fonte de vitaminas e antioxidantes é o louro. Se você já ouviu falar no chá de louro, saiba que ele também tem serventia na comida. Desde um simples feijão até aquela feijoada digna de um churrasco de domingo, passando por sopas e molhos, ele cai muito bem.
Porém, vale um conselho: por ser dura, a folha deve ser retirada ao final do preparo da comida.
Alecrim
É uma erva forte e marcante, o que a torna ideal para o tempero de aves, cordeiros e carnes suínas. Ela também vai muito bem no preparo de legumes e pães. Entre as suas propriedades, está o fato de contribuir para a diminuição da pressão arterial e do estresse. Além disso, é um ótimo diurético.
Orégano
Vai bem com pizzas, ovos, queijos, carnes, saladas e frutos do mar. Ajuda na digestão, na regulação do ciclo menstrual e no sono.
Especiarias
No dia a dia da cozinha, existem algumas especiarias que não podem faltar no preparo dos seus pratos. Confira algumas delas:
Pimenta-do-reino
Com sabor picante, ela ajuda o organismo a absorver melhor os nutrientes. Da mesma forma que facilita a digestão, pode ser usada no preparo de carnes e molhos.
Gengibre
É uma raiz doce, picante e quente, que pode ser usada para fazer pães, sopas, peixes, legumes e aperitivos. Ele também é uma ótima combinação em saladas, arroz e suco de frutas. Uma de suas propriedades é auxiliar no combate da azia e dos gases.
Açafrão
Grande aliada na prevenção do diabetes, essa especiaria é muito utilizada para colorir os pratos e preparar massas, caldos, risotos e doces.
Cominho
Bem digestivo e diurético, o cominho em pó é popular no tempero do feijão. No entanto, também pode ser utilizado em legumes, como a berinjela, a batata e a abóbora, mas também no arroz e em aves e carnes, inclusive o cordeiro.
Curry
Para quem gosta de sabor marcante e picante, esse é um dos temperos mais queridos, sendo uma das especiarias para carnes mais populares! Assados e cozidos em geral, como aves e sopas, também combinam muito bem com o curry em pó!
Por também ser antioxidante, ele melhora a aparência da pele e combate o envelhecimento. Um presente dos asiáticos para os brasileiros.
Pimenta calabresa
Por falar em sabor picante, a pimenta calabresa é outra sugestão que não poderia ficar de fora dessas dicas. Um simples ovo pode se tornar especial com esse tempero, que é um dos principais ingredientes da linguiça calabresa. Carnes e frutos do mar também vão bem com ela.
Páprica picante
Já se você gosta de um sabor levemente picante, a páprica tem praticamente a mesma cor do colorau e é feita de um pimentão. Ela pode ser utilizada em canapés, legumes, tortas salgadas, aves, peixes, entre outros, sendo bem popular na culinária húngara e espanhola.
Essa especiaria é rica em vitamina B6, A, K1, potássio e cobre, e ajuda na manutenção da imunidade.
Temperos para receitas doces
Nas receitas doces, existem alguns temperos que dão um toque a mais nas preparações. Entre eles:
Cravo
Esse tempero tem sabor bem marcante, sendo ideal para o preparo de caldas, bolos e pães. Ele apresenta propriedades anti-inflamatórias e antissépticas.
Canela
Com função termogênica, ela é bastante utilizada em bolos, tortas, biscoitos, sobremesas, entre outros alimentos.
Noz-moscada
Apresenta aroma forte e sabor adocicado, sendo ideal para o preparo de bebidas doces, como chocolate quente, cappuccino e compota de frutas. Esse aromatizante também tem propriedades antioxidantes e antibacterianas.
Anis-estrelado
É possível encontrar o anis-estrelado em diversas formas, seja inteiro (ele realmente lembra uma estrela!) ou moído. Além de ser utilizado em carnes vermelhas e molhos, pode ser mais uma opção de tempero para as suas sobremesas, já que combina perfeitamente com algumas bem populares, como arroz-doce e geleias.
Baunilha
Os confeiteiros amam a baunilha e, sem dúvidas, ela também deve marcar presença entre os seus temperos favoritos. Perfeita para aromatizar receitas e com sabor predominante adocicado, ela pode perfumar chocolates, sorvetes, bolos, cremes, pudins e muitos outros pratos deliciosos.
Como você pode perceber, a maioria desses temperos e especiarias ajuda a deixar a alimentação, além de saborosa, mais nutritiva. Isso porque eles apresentam vitaminas e nutrientes que auxiliam no melhor funcionamento do organismo, já que muitos têm propriedades medicinais. Por isso, são uma ótima forma de se alimentar bem e criar pratos aromáticos e deliciosos!
Gostou dessas dicas? Então, não deixe de se inscrever na newsletter da Wok Grill e receber mais sugestões sobre alimentação diretamente no seu e-mail. É só preencher o formulário abaixo!