5 melhores cortes de carne para churrasco

Diferentes cortes de carne para churrasco
4 minutos para ler

Descubra aqui os 5 melhores cortes de carne para churrasco e surpreenda seus convidados.

Quando falamos em churrasco, provavelmente sua boca enche de água, não é mesmo? Afinal, essa é uma tradição nacional que encanta toda a família. Normalmente, é uma ótima oportunidade para comemorar algum evento e reunir amigos e familiares em um dia bem divertido.

Para o churrasco perfeito é importante saber identificar quais são os cortes de carne para churrasco ideais. Isso porque nem todas as peças ficam bem ao serem feitas com esse modo de preparo.

Vamos trazer a seguir os 5 cortes de carne mais utilizados ao fazer um churrasco. Prepare-se para agradar aos seus convidados!

5 cortes de carne para churrasco mais utilizados

1. Picanha

A preferida dos churrascos, a picanha é uma carne apetitosa e tem um sabor muito fácil de reconhecer. Fica bem temperada só com sal grosso, mas você também pode utilizar outros temperos para tornar a carne ainda mais saborosa. Algumas opções são a pimenta do reino e o alho em pasta.

Para evitar que ela resseque e fique dura, é importante selá-la adequadamente na churrasqueira. A carne deve ficar próxima ao fogo, até que ambos os lados percam o tom avermelhado. Depois, é só subi-la para terminar de assar. Esse processo faz com que a carne fique mais saborosa e não perca a suculência.

Para ser realmente uma picanha, é importante que a peça tenha, no máximo, 1,3 Kg. Ela fica melhor quando servida ao ponto ou mal passada.

2. Costela

Você pode temperar a costela apenas com sal grosso ou, então, preparar temperos mais elaborados, deixando as peças marinando por um tempo antes de levá-las ao fogo.

Outra opção interessante é utilizar molho barbecue para temperá-la ou recheá-la com rodelas de cebola, colocando-a em garfos de churrasco e levando-a ao fogo.

Ela é comercializada em duas versões: ripa (carne mais seca e ossos maiores) e ponta de agulha (mais gordura e carne, com ossos mais finos). Deve ser servida ao ponto.

asinha de frango - cortes de carne para churrasco

3. Asinha de frango

A asinha de frango é uma opção ótima para quem quer uma carne de ave no churrasco. Ela tem um sabor delicado e uma crocância que atrai a atenção de todos, principalmente das crianças. Além disso, é fácil torná-la mais saborosa, já que ela absorve bem boa parte dos temperos.

Uma das opções para temperar a asinha é utilizar uma mistura com cerveja, sal, pimenta do reino, azeite, salsinha, limão e cebola.

4. Fraldinha

A fraldinha é um ótimo corte para churrasco pelo seu custo-benefício. Além disso, é uma peça com pouca gordura, podendo ser uma opção para quem deseja algo mais leve. Um bom tempero para ela é uma marinada com manteiga, limão, sal e suco de laranja.

Tome cuidado ao assá-la, pois ela fica pronta muito rápido. Ou seja, é fácil perder o ponto da carne, então fique atento! Também é uma ótima opção utilizá-la de outras formas, por exemplo, fazendo um recheio bacana para sanduíche!

5. Miolo da alcatra

O miolo é uma das três partes que compõem a peça de alcatra (as outras duas são a picanha e a maminha), e também é conhecida como baby beef. É uma peça que tem bem menos gordura do que a picanha e é igualmente saborosa.

Tempere apenas com sal grosso ou, então, faça uma mistura com cebola, pimenta do reino, sal e tomilho.

Como vimos, saber escolher os cortes de carne para churrasco é fundamental para ter uma refeição saborosa e que agrade ao paladar de todos. Siga nossas dicas e mostre seus dotes culinários!

Gostou do post? Então, que tal agora descobrir como é possível assar sua carne tranquilamente mesmo morando em um apartamento, sem fazer fumaça nem bagunça usando Wok Grill?

Dia das Mães - Promoção 2024
Você também pode gostar
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×