Dia do Sorvete: comemore com a Wok Grill

3 minutos para ler

Dia 23 de setembro marca o início da primavera e também é o Dia do Sorvete. Um doce que combina muito bem as com as altas temperaturas e dos próximos meses.

Então, para comemorar esse dia, a Wok Grill, que não serve para prepará-lo, mas faz petit gâteau que se come com sorvete, te conta um pouco sobre essa delícia que conquistou o mundo inteiro.

Acompanhe e buon gelato!

A história do sorvete

O sorvete italiano ganhou o mundo, mas foi na China que ele nasceu há mais de 4000 anos. Tudo começou quando uma sobremesa à base de leite e arroz foi congelada na neve.

O resultado foi maravilhoso! E ela ficou famosa entre a nobreza, única camada da população que tinha acesso ao leite (um produto caro), e tinha como conservar a neve até o verão utilizando câmaras frigoríficas subterrâneas.

Em 1271, o veneziano Marco Polo chega a China e lá encontra uma variedade grande de cremes de frutas congelados. E, ao partir, ele leva consigo as receitas na bagagem. Porém, as receitas não saíram da Itália até meados do século XVI, quando um cozinheiro de Catarina de Médici (1519-1589), introduziu a sobremesa na corte francesa.

A primeira sorveteria da história foi inaugurada em 1670. O siciliano Francisco Procópio abriu em Paris um café que vendia sorvetes. O sucesso foi tão grande que, seis anos depois, havia mais de 250 fabricantes de sorvete na capital francesa.

O sorvete no Brasil

No Brasil, a novidade só chegou ao Rio de Janeiro em 1834. Nesse ano, um navio americano vindo de Boston chegou na capital com cerca de 200 toneladas de gelo em blocos. Objetivo de tanto gelo? Fazer sorvetes.

O estoque de gelo, que durou cerca de cinco meses, foi armazenado com serragem em depósitos subterrâneos e distribuído para os bares, cafés e confeitarias.

Naquela época, como ainda não havia maneira de conservar o sorvete depois de pronto, os estabelecimentos anunciavam a hora certa de tomá-lo, causando grande alvoroço na cidade.

Mas, foi somente em 1941 que o sorvete começou a produção em escala industrial no Brasil na ábrica de sorvetes Gato Preto, no Rio de Janeiro. E, seu primeiro lançamento em 1942 foi o Eski-bon, seguido pelo Chicabon.

Propriedades nutricionais

Além de gostoso, o sorvete é um alimento quase completo: contém proteínas, lipídios, cálcio, minerais, fósforo e outros componentes fundamentais. No entanto, não consuma sorvete em excesso, pois pode conter alto índice de gordura saturada e hidrogenada.

Assim, dê sempre preferência aos picolés de fruta ou a outros sorvetes sem gordura, que são muito mais saudáveis.

Gostou? Então, continue seguindo nosso blog, temos sempre dicas de saúde e claro, ótimas receitas preparadas com a Wok Grill.

Dia das Mães - Promoção 2024
Você também pode gostar
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×