Veja 4 dicas de como desidratar frutas

Ter o hábito de comer frutas é fundamental para manter o organismo saudável, já que elas contribuem para uma alimentação balanceada. Você sabia que ingerir a versão desidratada é uma boa forma de inovar na hora de consumí-las?
Nesse sentido, saber como desidratar frutas em casa ajuda você a aumentar o consumo dessa categoria de alimentos. Isso porque a desidratação proporciona uma conservação prolongada, e é ideal para lanches práticos e saudáveis.
Se você tem interesse pelo assunto, continue a leitura deste post para conhecer 4 dicas de como desidratar frutas. Não perca!
1. Separe e corte as frutas
Inicialmente, é preciso separar frutas maduras, firmes e de boa qualidade para desidratá-las. Assim, é possível obter uma melhor textura, sabor e valor nutricional.
O ideal é que as frutas grandes, como maçãs e peras, sejam cortadas em fatias de até meio centímetro. Já as frutas pequenas, como uvas, não precisam ser cortadas.
Não é indicado usar frutas congeladas, já que o congelamento modifica a textura desses alimentos. É melhor optar por usar sempre frutas frescas. As opções que já estão muito maduras também não devem ser usadas na desidratação.
2. Use o micro-ondas ou o forno
O micro-ondas pode ser usado para desidratar frutas. Para tanto, é preciso usar o modo “descongelar” do aparelho por aproximadamente 30 minutos.
Como cada micro-ondas tem uma potência, o ideal é acompanhar o processo e fazer algumas pausas para virar os pedaços e evitar que eles fiquem com água.
Também é possível usar o forno para fazer essa tarefa. Nesse caso, é preciso forrar uma assadeira com papel manteiga e dispor os pedaços de fruta separadamente em cima do papel. O processo de desidratação no forno costuma ser lento e pode levar mais de 1 hora, já que é preciso usar fogo baixo.
3. Adquira uma Wok Grill
Se você quer saber como desidratar frutas, saiba que a alternativa mais prática e rápida é usar a Wok Grill que prepara os alimentos por convecção. Esse equipamento consegue desidratar, assar, grelhar, fritar (com ou sem óleo), cozinhar, aquecer, gratinar e dourar, de maneira ágil e mantendo a suculência, o sabor e os nutrientes dos alimentos.
Entre as suas vantagens podemos citar o aquecimento rápido, além disso, o aparelho tem um termostato que controla a temperatura ajustada. Assim, o processo de desidratação é mais prático e rápido.
A Wok Grill tem, ainda, uma cúpula de vidro que permite que você acompanhe todo o processo de cozimento, sendo possível notar o momento em que a fruta fica desidratada.
4. Conserve-as da maneira adequada
Depois de desidratar as frutas, é preciso conservá-las da maneira correta para que durem mais. O primeiro passo após o preparo é deixar os pedaços esfriarem antes de guardá-los em recipientes como potes herméticos ou sacos com fecho zip. Por fim, basta fazer a sua conservação em um local sem umidade.
Agora que você já conhece 4 dicas de como desidratar frutas, comece a prepará-las dessa maneira para aumentar o seu consumo de frutas e ter uma vida mais saudável e equilibrada!
Para receber mais dicas sobre alimentação saudável, curta a nossa página no Facebook!