Entenda o que é o Outubro Rosa e qual é a importância de sua conscientização

Outubro rosa
3 minutos para ler

Associar uma cor a determinado mês se tornou uma forte estratégia de marketing para promover a conscientização sobre algum assunto relacionado à saúde e ao bem-estar. O Outubro Rosa é uma das campanhas mais bem-sucedidas nesse estilo, e que serviu de inspiração para a criação de muitas outras.

No mês de outubro, a cor rosa toma conta de campanhas publicitárias, pontos comerciais e, até mesmo, lugares turísticos para deixar um lembrete importante para a população: precisamos falar sobre a prevenção do câncer de mama.

A seguir, explicaremos em mais detalhes como surgiu o Outubro Rosa e mostraremos como manter uma alimentação saudável pode auxiliar na prevenção do câncer de mama. Acompanhe a leitura para saber mais!

O que é o Outubro Rosa?

Outubro Rosa é um movimento internacional que acontece anualmente, dedicado para a conscientização sobre o câncer de mama. A cor rosa foi escolhida para essa campanha porque a doença é muito mais recorrente em mulheres.

O movimento surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, idealizado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. No início, apenas alguns estados isolados aderiram à campanha. Com o passar do tempo, o Congresso Americano reconheceu nacionalmente a importância do movimento, que logo tomou uma proporção global.

O Outubro Rosa visa não só espalhar informações relevantes sobre o assunto, mas proporcionar mais acesso a serviços de diagnóstico e tratamento. Afinal, o diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de cura dos pacientes.

Qual a relação entre o surgimento de doenças e a má alimentação?

A alimentação é uma necessidade de todo ser humano, pois o nosso organismo precisa de nutrientes, vitaminas, proteínas, gorduras, carboidratos e sais minerais para manter as funções metabólicas.

No entanto, uma alimentação rica em alimentos gordurosos, salgados e industrializados pode potencializar o surgimento de várias doenças (colesterol alto, gastrite, osteoporose, diabetes, etc.) e também o câncer.

Como uma alimentação saudável pode ajudar na prevenção do câncer de mama?

Ter uma alimentação mais próxima do natural, com a ingestão de frutas, legumes, verduras, cereais e leguminosas, contribui consideravelmente para diminuir as chances de surgimento do câncer.

Sabe-se que alimentos ultraprocessados, cheios de substâncias químicas, assim como alimentos com agrotóxicos, podem impulsionar o surgimento de células cancerígenas.

Segundo o INCA, algumas ações simples podem evitar o desenvolvimento da doença, como:

Não podemos descartar os casos de câncer de mama provenientes de questões genéticas e hormonais. No entanto, se é possível diminuir as chances do surgimento da doença mantendo uma alimentação saudável, vale a pena seguir essa dica.

Apesar da campanha anual do Outubro Rosa, ainda existem muitas mulheres que não têm acesso a consultas periódicas com o ginecologista, exames de mamografia ou sequer conseguem ter acesso às informações sobre a prevenção contra o câncer. Portanto, essa é uma campanha que ainda se faz muito necessária e que se mostrou capaz de salvar vidas.

Gostou das nossas dicas? Então, continue acompanhando nossas publicações!

Você também pode gostar
Política de privacidade

Para conhecer nossa Política de Privacidade de Termos de Uso do site, acesse os seguintes links:

Política de Privacidade