4 erros que estragam a sua panela antiaderente

As panelas antiaderentes se tornaram o sonho de consumo de muitos cozinheiros. Afinal, além de facilitarem a rotina diária nos preparos dos alimentos, trazendo inovação e saúde, elas oferecem uma dose extra de praticidade.
Contudo, prolongar a vida útil das panelas antiaderentes pode ser um verdadeiro desafio. Com o passar do tempo, os materiais que revestem as superfícies internas dessas panelas — como o inox ou teflon — podem estragar, comprometendo não só a beleza, mas principalmente o desempenho e os diferenciais únicos da panela antiaderente.
Pensando nas dúvidas e informações sobre esse assunto, listamos os principais erros que devem ser evitados para preservar a sua panela antiaderente intacta e com as suas características por muito mais tempo. Acompanhe!
1. Aquecer a panela antiaderente antes do uso
Aquecer a panela vazia é um erro frequente nas cozinhas, pois muitas pessoas acreditam que é necessário alcançar altos níveis de temperatura para acontecer a ativação da panela — a famosa cura.
Esse pensamento é errôneo e existe em virtude de outra situação: panelas feitas de materiais como o aço fundido, alumínio e ferro, podem ser aquecidas — caso seja necessário ou conforme receita. Mas isso não se aplica à panela antiaderente, que conta com outra tecnologia.
Logo, ao ligar o fogo, adicione imediatamente óleo, azeite, manteiga ou o próprio alimento a ser cozido, para evitar qualquer desgaste da película antiaderente a fumaça pela queima desnecessária da panela.
2. Colocar a panela na máquina de lavar louças
Apesar de serem resistentes e fortes, essas panelas são delicadas e especiais — ou seja, precisam de cuidado e zelo. Por isso, ao colocá-las na máquina de lavar louças, seja pelo calor da água quente, seja pelos produtos químicos mais abrasivos, você pode potencializar a perda desse revestimento interior tão precioso.
O indicado é a limpeza manual, feita com detergentes líquidos e esponjas macias, lavando sempre em movimentos suaves. No caso das limpezas mais pesadas, como aquelas crostas que podem se formar, nada de esfregar bruscamente, muito menos, com palha de aço — basta deixar as panelas de molho, submersas em água e sabão neutro por alguns minutos.
3. Utilizá-la em fogo alto
Usar o fogo alto nas panelas antiaderentes pode ser arriscado não só para a qualidade dos pratos, como também para a sua saúde e segurança.
O fogo alto potencializa a corrosão do revestimento da panela, alterando a composição dos materiais e da película. Em alguns casos, os efeitos podem ser perigosos à saúde, como ocorre com o Teflon, que pode exalar toxinas químicas e gases danosos.
As panelas antiaderentes devem ser usadas de forma consciente, respeitando as orientações do fabricante para o uso eficaz — inclusive, em relação ao limite de temperatura seguro.
4. Não usar acessórios de silicone
Esse erro é um dos mais comuns aos donos de panelas antiaderentes: não usar acessórios deslizantes ao cozinhar, arranhando as panelas.
Para evitar os temidos riscos e raspões, comprometendo o revestimento interior e, de certa forma, deixando-o em contato com os alimentos, é indispensável contar com o auxílio de acessórios feitos com materiais de silicone, plástico ou madeira.
Não se esqueça de guardar as panelas corretamente. O ideal é não armazená-las empilhadas, ou colocar outros utensílios dentro delas. O possível atrito entre esses objetos pode danificá-las.
Dica bônus!
Agora, você já conhece os erros mais comuns que estragam a panela antiaderente e como evitá-los. Mas saiba que a melhor maneira de ser ver livre de uma vez por todas desses problemas é usando a sua Wok Grill, com ela você frita, grelha, assa sem sujeira e muita praticidade.
Gostou deste artigo e quer receber mais conteúdos como este diretamente em seu e-mail? Basta assinar a nossa newsletter!