Conheça os benefícios da alimentação saudável
A alimentação influencia diretamente na disposição e no bem-estar. Uma boa nutrição ajuda o corpo a realizar seus processos diários da melhor forma e ainda traz uma série de melhorias a longo prazo.
Para te ajudar a se manter motivado para construir bons hábitos alimentares, nós listamos os principais benefícios da alimentação saudável e trouxemos ótimas dicas para quem está em busca de um dia a dia mais equilibrado. Continue a leitura e confira!
O que é alimentação saudável?
De acordo com a cartilha Dez Passos para uma Alimentação Saudável, do Ministério da Saúde, a alimentação saudável combina alguns aspectos: é variada, colorida, acessível, harmônica em quantidade e qualidade, segura sanitariamente e valoriza as preparações alimentares usuais.
Isso significa que manter uma nutrição saudável é prezar pela simplicidade dos alimentos e dos preparos, mas sem deixar de lado a procedência e a diversidade ao compor as refeições.
Outra dimensão importante é entender como a alimentação é influenciada pelo social e, por isso, deve ser pensada a partir dessa perspectiva.
O Guia Alimentar para a População Brasileira, também produzido pelo Ministério da Saúde, descreve que uma alimentação saudável precisa considerar as circunstâncias comportamentais e afetivas que estão ligadas à nutrição.
A ideia é compreender a alimentação como prática que envolve o grupo, assumindo significados compartilhados entre os indivíduos a respeito dos alimentos, e estimulando o consumo de preparações e mantimentos regionais.
Benefícios da alimentação saudável
A nutrição saudável ajuda a manter o bom desempenho das funções metabólicas e contribui para a saúde do organismo de maneira geral, principalmente a longo prazo. Veja abaixo algumas das melhorias provenientes de uma alimentação balanceada!
1. Prevenção de doenças
O principal benefício da alimentação saudável é a sua influência direta na prevenção de algumas doenças.
Uma nutrição equilibrada ajuda a diminuir os riscos de desenvolvimento de doenças ligadas à alimentação, como a desnutrição e a anemia.
Além disso, a nutrição balanceada é fundamental para prevenir as chamadas doenças crônicas não-transmissíveis, como a obesidade, o diabetes e a hipertensão.
2. Melhorias no funcionamento intestinal
Outro aspecto importante é a melhoria das funções intestinais. Uma dieta saudável e rica em fibras diminui o tempo de digestão e eliminação dos alimentos.
Ademais, o bom funcionamento do sistema digestivo é fundamental para a prevenção de doenças diverticulares.
3. Aumento da disposição
A alimentação equilibrada, realizada com fracionamento correto ao longo do dia, contribui para uma melhor distribuição de energia para o corpo.
Assim, a absorção dos alimentos não ocorre com sobrecargas, evitando que o organismo gaste muita energia com o processo digestivo, liberando-a para o desempenho de outras atividades.
4. Atraso ao envelhecimento
Na alimentação saudável, é imprescindível o consumo de vitaminas e minerais, fundamentais para retardar o envelhecimento.
As vitaminas A, C e E são exemplos de moléculas que ajudam a combater o excesso de radicais livres, além de contribuírem para a manutenção celular.
5. Bom funcionamento do sistema nervoso
O consumo de frutas, legumes e verduras faz muito bem para o funcionamento do sistema nervoso. A memória e as atividades cognitivas são algumas das habilidades beneficiadas.
Isso porque esses alimentos contêm substâncias que contribuem diretamente para a saúde cerebral, como o ácido fólico, a luteína e as vitaminas.
Dicas para uma alimentação saudável
A criação de bons hábitos alimentares não acontece de uma hora para a outra. Para isso, é preciso entender o que ajuda a manter uma boa nutrição e quais são as práticas necessárias para um dia a dia mais equilibrado.
Para te ajudar a construir uma rotina mais saudável no quesito alimentação, nós separamos dicas superimportantes. Confira!
Procure um nutricionista
Cada organismo tem necessidades próprias e apenas um profissional pode montar um cardápio que considere essas particularidades.
Por isso, procurar um nutricionista e realizar uma avaliação é muito importante. Com isso, fica mais fácil ficar atento às especificidades nutricionais do corpo, além de ter um acompanhamento no processo de readequação alimentar.
O profissional também é responsável por indicar as quantidades de refeições necessárias e quais as proporções dos tipos de alimentos em cada uma delas.
Reduza o consumo de gordura
O consumo excessivo de alimentos com grande teor de gordura está relacionado ao desenvolvimento de doenças. Disfunções hepáticas, renais e cardiovasculares são alguns dos exemplos.
Por conta disso, é preciso consumir moderadamente esse tipo de alimento, além de priorizar fontes de gordura saudáveis, para manter os níveis indicados ao organismo.
- Recomendado para você: Saiba os benefícios de cozinhar sem óleo
Evite alimentos ultraprocessados
Os alimentos ultraprocessados são aqueles que passaram por etapas excessivas de processamento e que contam com aditivos de uso restrito à indústria.
Esses alimentos são, na maioria das vezes, desequilibrados nutricionalmente, e estão associados à incidência de uma série de doenças, como a obesidade e a depressão.
Dar preferência a alimentos in natura (frutas, legumes e verduras) ou apenas processados (pães e queijos não industrializados) ajuda muito a manter uma nutrição benéfica ao organismo.
Priorize preparações simples
As preparações de alimentos devem ser pensadas a partir da simplicidade. Não utilizar temperos prontos e tomar cuidado com a quantidade de sal ao cozinhar são fundamentais para quem está em busca de mais saúde no prato.
Preparar alimentos com pouco ou nenhum óleo, assá-los ou grelhá-los também são boas pedidas nesse sentido.
A panela Wok Grill é uma ótima alternativa para isso. O equipamento realiza todas essas funções e ajuda a preparar os alimentos de forma prática e supersaudável. Com ela, é possível fazer legumes, carnes e pães sem complicações. Saiba mais!
Cuide da hidratação
A ingestão de água é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo. A água é importante para preservar o corpo hidratado, além de regular sua temperatura, ajudar no metabolismo e na absorção de nutrientes.
Criar hábitos alimentares saudáveis nem sempre é uma tarefa simples. Os benefícios, no entanto, são inegáveis e contribuem para uma relação mais positiva com o corpo, além de ajudar na longevidade.
Agora que você já sabe quais são os pilares de uma alimentação saudável, que tal contar com uma ajudinha para mantê-la no cotidiano? Conheça a Wok Grill e se encante com as facilidades proporcionadas por ela. Clique no banner abaixo para conferir!