Organizando o armário da cozinha com 8 dicas
Se você não pode ver qualquer tempo livre que já sai dando aquela geral na casa, trocando os móveis de lugar, redecorando os ambientes, fazendo aquela mudança, este texto é para você! Listamos oito atitudes que vão ser extremamente úteis quando você estiver organizando o armário da cozinha.
No entanto, se você nunca pensou em fazer isso, saiba que é uma boa forma de fugir da tristeza ou do tédio produtivamente. Ah, e se você está de mudança para uma casa nova, melhor ainda. Já vai poder começar a aproveitá-la da melhor maneira. Fica a dica!
Pronta para distrair a sua mente deixando tudo limpinho e arrumado? Siga com a leitura!
1. Esvazie os armários
Organizar os armários da cozinha é como resolver arrumar o nosso próprio guarda-roupa. Normalmente, sempre começamos tirando todos os itens, não é mesmo?
Você vai fazer a mesma coisa com os armários. Coloque panelas, talheres, acessórios, pratos, copos, tudo que for possível, em um lugar visível, mas externo.
Para facilitar, agrupe-os por categoria. Assim, na hora de cumprir com as próximas dicas você terá mais praticidade na cozinha.
2. Desapegue!
Depois de retirar todos os objetos que estavam escondidos dentro do seu armário, é hora de buscar — ou não — utilidade em cada um deles.
Esse pode ser um momento difícil, especialmente para as pessoas que são extremamente apegadas às coisas, até as que não possuem nenhum tipo de serventia e só estão ocupando espaço.
Ao olhar para qualquer item, faça questionamentos como “quando eu usei isso pela última vez?”, “ele está intacto o suficiente para ser utilizado?”, “eu realmente preciso disso?”, entre outros.
Um armário lotado de coisas pode não só dificultar todo o seu processo, além de trazer uma imagem carregada ao espaço, como pode incluir futilidades e objetos que não fazem mais sentido para você.
Afinal, para que acumular tampas de vasilhas que já nem existem mais? Desapegar vai tornar o ambiente acolhedor, acredite!
3. Limpe todos os itens
Com todos os itens separados e organizados entre aqueles que serão descartados e os que ficarão, é hora de colocar a mão na massa na limpeza!
Atente-se aos produtos de higiene que podem ser utilizados em cada um dos itens para não danificá-los, coloque uma boa música e curta esse momento terapêutico! Não deixe o estresse tomar conta da situação. Em breve, tudo estará brilhando!
4. Separe por material
Depois de limpar tudo, chegou a hora de planejar como os objetos serão organizados dentro dos armários.
Nossa primeira dica é que você separe por material, ou seja, garfos e facas ficarão em um local específico; xícaras em outro; potes de sobremesa terão um cantinho; panelas estarão em um lugar de fácil acesso, etc.
Vá visualizando espaços onde cada item não só ficará bem armazenado e seguro, como também poderá ser acessado facilmente, conforme a frequência que é utilizado.
- Recomendado para você: Como evitar gordura na cozinha: veja algumas dicas!
5. Organize por cor
Na hora de ir organizando o armário da cozinha e colocar os itens em seus respectivos lugares, pensar nas cores também pode ser uma excelente ideia, ainda mais se você adora dar ordem às coisas e criar estéticas agradáveis.
Um exemplo clássico, mas que pode fazer a diferença, é que se você possui um conjunto de copos verdes, dá para mantê-los sempre lado a lado, criando uniformidade na organização. Ao lado deles, opte por outros itens de cores diferentes, mas que possuam sintonia entre si.
6. Tenha cuidado com as peças de vidro
Por falar em copos, peças de vidro merecem atenção especial, inclusive se você tem filhos em casa.
Armazená-las longe do alcance das crianças por questões de segurança é sempre a melhor opção. Contudo, ao colocá-las em nichos altos do armário, garanta que a profundidade do espaço não permita que nenhum problema ocorra.
Também é aconselhável deixar um espaço generoso entre um item e outro. Assim, na hora de retirar algum deles durante o preparo de uma refeição, por exemplo, você não corre o risco de perder nenhum item.
Então, nada de lotar o mesmo ambiente do armário, combinado? Não queremos que você perca aquela vasilha de vidro que tanto adora.
7. Utilize nichos, prateleiras novas e divisórias
Se você está organizando a cozinha e notou que possui muitos itens e acha que eles não vão caber dentro do seu armário de uma forma correta, respire! Para tudo há uma solução.
Opções que podem deixar sua cozinha bonita e ainda evitar que você se desfaça daquilo que é necessário só por uma questão de espaço, são os nichos, as divisórias e até mesmo a inserção de prateleiras novas.
Na decoração da cozinha, essas escolhas podem fazer total diferença, colaborando com o visual do ambiente, tornando-o mais elegante, diverso e moderno.
8. Não fuja da organização
Se você tinha dúvidas sobre como organizar o armário da cozinha, agora não tem mais desculpa!
Sendo assim, nada de protelar a arrumação. Quanto antes você realizá-la, mais cedo vai poder descansar depois e curtir todas as vantagens de uma cozinha organizada. O seu sofrimento na hora de encontrar algo vai ser consideravelmente reduzido com esses métodos de organização, pode ficar tranquila.
Gostou das nossas dicas para você ir organizando o armário da cozinha com mais facilidade e praticidade? Bom, esperamos que sim! Na hora de colocar aquela faxina em ordem, é só correr aqui para relembrar uma por uma e deixar tudo perfeitamente arrumado e bonitinho.
- Leia também: Mise en place: como organizar e preparar a cozinha?
Com o tempo, você vai notar que essa decisão fará diferença em pequenos detalhes, como encontrar a tampa de uma panela ou até mesmo uma taça de vinho especial para tomar aquele rótulo que você adora, seja na companhia dos amigos ou da sua família. Cozinha organizada é vida!
Aproveite para assinar a nossa newsletter e garantir mais dicas sobre organização, casa e alimentação diretamente na caixa de entrada do seu e-mail. Vamos adorar ter você por aqui com frequência. É só preencher o formulário abaixo e até a próxima!