Tipos de facas para churrasco: quando usar cada uma delas?
O brasileiro não nega um churrasquinho e nele há até espaço para vegetarianos ou veganos, que acabam sempre encontrando formas de inovar nos pratos. Seja ocasionalmente ou em datas comemorativas, este costume reúne amigos, familiares e comida boa! Por isso, vamos falar sobre os tipos de facas para churrasco que vão colaborar desde o corte de legumes até a desossa de carnes.
Abaixo, você conhecerá os diversos tipos de facas e compreender a utilidade de cada uma na hora de preparar aquele churrasco perfeito e saboroso. Boa leitura!
Faca de cozinha
A primeira faca que vamos te apresentar está diretamente ligada com uma das coisas que, em qualquer churrasco que se preze, não pode faltar: bons acompanhamentos!
A faca de cozinha é utilizada para descascar frutas, vegetais e ingredientes pequenos. Ela pode te ajudar a cortar aquela manga para acrescentar na salada ou a maçã da maionese; picar pepinos ou até mesmo a cebola que tempera o arroz.
Faca de chef
Versatilidade: essa é a palavra que define a faca de chef. O motivo? Ela atende atender as infinitas demandas que surgem em uma cozinha.
Sem dúvidas, é uma das facas mais comuns nas casas brasileiras e são bem-vindas em muitas ocasiões, podem fatiar massas, legumes, bolos, e inclusive no churrasco, no corte das carnes.
Santoku
De origem japonesa, santoku significa “três virtudes” ou “três usos”, já que com ela é possível cortar, picar e fatiar.
Se você deseja picar ou fatiar carnes com uma faca diferente, a santoku é perfeita para isso, apesar de exigir atenção especial, visto que ela é faca fina com lâmina larga que, apesar de leve, é bem rígida.
Faca de desossar
Nervos e gorduras podem ser um incômodo dependendo da carne que você está preparando e do gosto de quem vai prová-la após assada. Não por acaso, existe uma faca apropriada para resolver esse problema, a de desossar.
Com uma lâmina estreita e flexível, ela consegue se encaixar perfeitamente na região do osso, contornando-o e facilitando o corte.
Cutelo
É impossível não reconhecer uma faca cutelo, já que ela lembra muito um machado. Ela também costuma ser frequentemente utilizada por açougueiros. Não por acaso, ela também pode ser conhecida por essa definição, “faca de açougueiro”.
Com lâmina retangular e plana, é possível encontrá-la em diversos tamanhos, dependendo do objetivo que você tem para ela.
Podendo cortar até os ossos durante o preparo de carnes cruas, com ela também dá para esmagar condimentos, como alho ou gengibre, utilizando a superfície larga da lâmina.
Faca tomate
Um dia, algum brasileiro teve a genial ideia de picar tomates, cebolas e, às vezes, acrescentar pimentão e cheiro verde, misturar tudo e servir como acompanhamento em lanches, pastéis e, é claro, churrascos!
O chamado vinagrete começou a se tornar tão comum que até uma faca para colaborar com a agilidade de cortar o tomate é possível encontrar.
A faca tomate costuma possuir uma lâmina microserrilhada capaz de romper a pele do fruto sem que ele amasse, facilitando a sua vida e evitando desperdícios.
Faca para filetar
Se você quer fugir da tradicional carne vermelha dos churrascos e preparar um peixe assado na grelha, por exemplo, a faca para filetar deve ser sua companheira.
Ela ajuda a remover os espinhos sem prejudicar a carne do animal, já que foi criada para ser utilizada horizontalmente. Com ela, você consegue criar filés perfeitos e preparar um prato diferente e especial para o seu churrasco.
Faca de carne
Se até agora você achava que a mesma faca utilizada para cortar a carne crua também servia para fatiá-la após assada, enganou-se! Existe uma opção para cada um desses objetivos.
A faca de carne ideal é aquela com lâmina rígida e ponta mais curva, o que facilita o corte.
Faca de churrasco
Por fim, a faca de churrasco é aquela que vai bem na melhor parte de todo o processo: quando a carne já está pronta! Ela pode ser lisa ou serrilhada, não importa, desde que deslize com elegância sobre seu o corte preferido.
Viu só quais tipos de facas para churrasco existem? Cada uma delas cumpre um papel especial no seu churrasco e, pode ter certeza, torná-lo ainda mais prático, funcional e saboroso.
Para receber mais conteúdos como esse, que vão colaborar com seu desenvolvimento na cozinha, além de dicas de receitas e muito mais, é só assinar a newsletter da Wok Grill preenchendo o formulário abaixo! Vamos adorar compartilhar novidades com você.