Mise en place: como organizar e preparar a cozinha?

Se você é o tipo de pessoa que sofre com organização na hora de preparar uma receita, tira tudo do lugar, demora para encontrar os ingredientes, entre outros problemas, mas está buscando uma solução para tornar a cozinha mais prática, você precisa conhecer a técnica mise en place.
Continue a leitura deste texto para saber mais sobre o que é a mise en place e as vantagens de começar a utilizá-la antes de fazer aquela refeição especial!
O que é mise en place?
Se você já assistiu MasterChef Brasil ou Pesadelo na Cozinha, duas séries sobre gastronomia, com certeza já ouviu o chef Erick Jacquin falando sobre a importância de organizar os ingredientes antes de iniciar uma receita. Essa é a tal mise en place, considerada por muitos especialistas da gastronomia a base do sucesso para um prato perfeito. Sim, tudo começa no pré-preparo!
De origem francesa, o termo significa nada mais nada menos do que “colocar em ordem” ou “pôr no lugar”, e refere-se a uma técnica que possibilita cozinhar com tranquilidade, diminuindo as chances de erros — como descobrir que algum ingrediente está vencido ou simplesmente notar que não possui ele na sua casa (quem nunca, não é mesmo?).
Caso você esteja com dificuldades ou dúvidas sobre a pronúncia, aqui vai uma dica prática: tente falar “mizãn plass”.
Vantagens da mise en place
A mise en place não é uma obrigação, é claro, mas existem benefícios inquestionáveis em utilizar a técnica! Listamos quatro deles, olha só:
1. Organiza e agiliza o preparo da receita
Não existe motivação maior para fazer uma mise en place do que pensar na praticidade na cozinha que ela vai proporcionar, já que os ingredientes estarão fracionados conforme as orientações da receita e organizados a partir da ordem que devem ser adicionados ao prato, estabelecida no modo de preparo (você vai entender como fazer mise en place detalhadamente em breve).
Sem falar que com uma boa organização vem também a agilidade. Você não vai perder tempo buscando cada item nos armários de casa.
2. Diminui a chance de erros
Por falar em encontrar ingredientes e em perder tempo, a mise en place também é uma forma de diminuir erros bem comuns na hora de preparar uma receita.
Vamos supor que você encontrou uma receita de risoto na internet e decidiu fazer um jantar especial para receber amigos. Horas antes do combinado para os convidados chegarem, você começou a preparar o prato. Porém, só quando a receita pedia para acrescentar o vinho branco você percebeu que a única garrafa que você tinha em casa estava vazia. E agora?
Nesses momentos, normalmente, as saídas são apenas duas: não acrescentar o vinho branco e seguir com a receita incompleta ou tentar comprá-lo de última hora (o que nem sempre pode dar certo). No entanto, essa é uma situação que pode ser evitada.
Por ser realizada no pré-preparo, é como se a mise en place promovesse certa segurança de que todos os itens necessários estarão ali, prontos para dar origem à receita que você deseja preparar. Assim, as chances de algo sair errado serão mínimas.
- Recomendado para você: 3 dicas essenciais de como montar uma cozinha prática
3. Evita desperdícios
Dados divulgados em 2019 pela Organização Nacional das Nações Unidas (ONU) apontam que cerca de 1,3 milhão de toneladas de comida são perdidas ou desperdiçadas no mundo inteiro.
Muitas vezes, ao preparar uma refeição, quando não seguimos bem a receita e não organizamos os alimentos, acabamos correndo o risco de separar uma quantidade desnecessária de ingredientes que acaba não sendo utilizada completamente e vai parar no lixo.
Neste caso, mais uma das vantagens de fazer a mise en place é evitar desperdício.

4. Facilita a limpeza
Para algumas pessoas, limpar a cozinha pode ser um dos piores momentos depois de preparar uma receita. Portanto, quanto menos sujeira e bagunça no final, melhor, não é? Eis mais um benefício da mise en place: ela pode te ajudar a diminuir a bagunça e a facilitar a limpeza.
Nada de utilizar pratos, vasilhas e talheres em excesso. Apenas o necessário vai sair dos seus armários e isso não inclui apenas os ingredientes, mas também os utensílios.
Como fazer mise en place?
Agora que você já sabe o que é mise en place e conferiu quatro benefícios que ela pode te oferecer na busca por mais praticidade na cozinha, é hora de descobrir como aplicá-la na sua rotina.
De antemão, já adiantamos que não é nada extremamente complexo e que pode ser aplicado por qualquer pessoa. Preparado?
Existem dois tipos de alimentos que podem ser usados na hora de construir uma mise en place, os permanentes (azeite, vinho, pimenta, farinhas, especiarias, etc) e os ocasionais (verduras, carnes, ovos, legumes, etc).
A primeira e melhor dica para que a técnica funcione, é ler toda a receita. Na sequência, você deve checar se possui realmente todos os ingredientes e utensílios necessários para prepará-la. Caso não tenha, providencie-os!
Em uma área higienizada, exponha todos os itens de forma que fiquem bem visíveis.
Descasque, pique, rale ou esprema os alimentos necessários, caso a receita solicite isso. Depois, separe, pese todos ingredientes e separe-os em vasilhas individuais.
Compreender as medidas e o tempo de geladeira, de freezer ou de forno, por exemplo, também é indispensável. E se você acha que acabou, engana-se! Saiba que também é possível fazer uma mise en place com as tábuas, as espátulas, as colheres, entre outros utensílios.
Até mesmo a sua mesa posta pode ser organizada utilizando-se da técnica da mise en place, como a colocação das facas e garfos, sousplat (item que dá suporte ao prato na mesa, sendo maior que ele), o espaçamento entre as cadeiras e a quantidade de pratos necessários.

Gostou de conhecer uma das técnicas mais queridas do universo da gastronomia? O mais interessante é que, por ser simples, pode ser aplicada na sua casa antes do preparo de cada refeição, independentemente de servir poucas ou muitas pessoas.
Lembrando que você vai conseguir cozinhar com mais facilidade, evitar que erros aconteçam, manter o espaço mais limpo e organizado e ainda diminuir o desperdício de alimentos. Ah, o poder da mise en place…
Quer receber mais dicas como essa diretamente no seu e-mail? Preencha o formulário abaixo e continue acompanhando o blog da Wok Grill. Daqui, nós queremos continuar compartilhando com você a nossa paixão pelo alimento por meio das palavras.