Limpeza de cozinha: 3 dicas imperdíveis para você

Limpeza da cozinha
4 minutos para ler

A limpeza da cozinha é uma das tarefas mais difíceis quando o assunto é faxina. Afinal, ela vai muito além de apenas passar um pano com desinfetante no piso sujo, limpar a superfície do fogão após o uso e lavar a louça.

Esse tipo de sujeira é o mais difícil de limpar porque, com o passar do tempo, os respingos de gordura e de comida ficam impregnados nos armários e eletrodomésticos. Além de ser um grande problema estético, esse acúmulo abre espaço para a proliferação de bactérias e pode atrair insetos, como baratas e moscas.

A seguir, você encontrará dicas valiosas para manter a cozinha da sua casa organizada e limpa. Quer saber mais? Então, acompanhe a leitura!

1. Tenha uma rotina de limpeza

Para que a sua cozinha esteja sempre impecável, o ideal é que você faça uma limpeza pesada de duas a três vezes por semana. Afinal, esse é um local que fica sujo facilmente e, por isso, exige mais atenção.

É claro que também precisa haver uma rotina de limpeza entre os dias de faxina pesada. Além de lavar a louça todos os dias, passe um pano no chão com uma mistura de água com desinfetante ou com álcool ou com vinagre-álcool. Isso será o suficiente para manter o cômodo livre de odores e sujeiras indesejadas até o dia da faxina pesada.

2. Saiba a forma correta de limpar cada item

A cozinha é composta por vários utensílios, que exigem cuidados especiais na hora da limpeza. Para limpar a pia, por exemplo, é necessário muito mais do que apenas esfregar a esponja com detergente. Certos alimentos, como peixes e carnes, costumam deixar a pia com um cheiro desagradável. Uma boa dica para se livrar dos odores indesejados é utilizar água fervente com suco de limão.

A lixeira é outro item que também deve estar presente no seu checklist de limpeza. Essa dica vale especialmente para os resíduos orgânicos, que geralmente deixamos sobre a pia. Esse é o local ideal para a proliferação de microrganismos e, por isso, deve ser higienizado com atenção.

Prepare cubos de gelo feitos de água com vinagre branco, coloque-os no fundo da lixeira e espere até que derretam. Em seguida, basta enxaguar com água limpa.

Assim como a pia e a lixeira, existem outros utensílios de cozinha que precisam de uma limpeza especial, como o forno, a tábua de cortar carnes, o micro-ondas e o liquidificador. Certifique-se de limpar corretamente cada um desses itens e a sua cozinha se tornará o local mais limpo e organizado da casa.

3. Utilize os produtos adequados

Ao contrário do que muitos imaginam, nem todos os produtos de limpeza podem ser usados na cozinha. Vinagre, detergente, desinfetante, álcool, bicarbonato de sódio e limpadores multiuso podem, e devem, ser usados nesse ambiente.

No entanto, o uso do cloro e da água sanitária, por exemplo, podem danificar os eletrodomésticos e deixar a aparência de certos utensílios feia. Antes de usar qualquer produto novo e diferente, leia a embalagem e certifique-se de que ele pode ser usado na cozinha. Caso contrário, é melhor não arriscar.

A cozinha é o coração da casa. É nesse cômodo em que a família se reúne para comer e celebrar, portanto, é de extrema importância que seja um local limpo e aconchegante. Temos certeza de que, ao seguir todas as nossas dicas, você terá muito mais alegria ao preparar as suas refeições.

Gostou deste conteúdo sobre a limpeza da cozinha? Então, acompanhe nosso blog e redes sociais para ter acesso a textos relevantes como este!

Você também pode gostar
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×