Conheça os principais tipos de corte de cebola!

tipos de corte de cebola
5 minutos para ler

Você sabe quais são os principais tipos de corte de cebola? Se sua resposta foi negativa, não se preocupe. Neste texto, ensinaremos como realizar alguns cortes fáceis e muito úteis para o dia a dia na cozinha.

Com as nossas dicas, você aprenderá a cortar cebola para colocar na salada, para cozinhar um belo bife acebolado e para fazer um refogado de dar água na boca. Além disso, ficará por dentro dos utensílios indispensáveis para efetuar os cortes com segurança.

Para conferir esses tipos de corte de cebola, continue a leitura e saiba mais agora mesmo!

A versatilidade da cebola

A cebola é um ingrediente muito versátil na gastronomia e oferece diversos benefícios, como, por exemplo:

  1. Sabor: ela adiciona um sabor único e característico aos pratos, desde sopas e ensopados até saladas e molhos.
  2. Aromatização: quando cozida, libera um aroma delicioso que pode melhorar o sabor de outros ingredientes no prato.
  3. Base para muitos pratos: muitas receitas começam com o refogado de cebola.
  4. Textura: ela adiciona uma textura interessante aos pratos quando é cozida, seja mantendo-se crocante em saladas ou tornando-se macia em sopas e molhos.

Além disso, a cebola também é ótima para a saúde, trazendo os seguintes benefícios:

  • Elas contêm antioxidantes que ajudam a combater os danos dos radicais livres no corpo e podem reduzir o risco de doenças crônicas.
  • Alguns compostos presentes na cebola têm propriedades anti-inflamatórias, o que pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo.
  • Consumir cebolas regularmente pode estar associado a um menor risco de doenças cardíacas, devido aos seus compostos que ajudam a reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol.
  • Ela é uma boa fonte de fibras, o que pode prevenir problemas como constipação.
  • Algumas pesquisas sugerem que ela pode fortalecer o sistema imunológico e auxiliar o corpo a combater infecções.

Quais são os principais tipos de corte de cebola?

Alguns dos principais tipos de corte de cebola são: rodelas, meia lua e brunoise.

Veja como realizar esses cortes, a seguir!

Rodelas ou anéis

O corte em rodelas ou anéis é um clássico utilizado, principalmente, em saladas ou carnes, como o famoso bife acebolado. Além disso, é um corte simples e prático de efetuar.

Para isso, é preciso cortar as pontas da cebola e retirar sua casca. Em seguida, deve-se fazer cortes paralelos no sentido vertical, de uma ponta até a outra. Lembre-se de que, no caso da salada, o ideal é que a espessura do corte seja bem fina.

Meia lua

O corte meia lua, assim como o em anéis, também é bastante utilizado para servir com carnes. Esse corte também funciona muito bem em farofas rústicas. Outra opção é caramelizar as cebolas e usá-las no recheio de um belo hambúrguer artesanal.

O corte meia lua segue o mesmo início que o corte em anéis. Porém, em vez de utilizar a cebola inteira, corte ela pela metade do sentido da ponta para a raiz. Em seguida, é só fatiá-la paralelamente no sentido vertical.

Brunoise

O corte brunoise é o famoso corte em cubinhos. Ele é ideal para refogados com óleo, azeite ou manteiga e alho.

Inicie o processo cortando a cebola ao meio no sentido de seu comprimento. Depois, corte a sua ponta, deixando o outro lado que tem a raiz — esse detalhe é importante para manter as camadas da cebola unidas durante o corte.

Retire a casca e faça cortes paralelos na horizontal. Em seguida, faça cortes paralelos na vertical. Finalize cortando a cebola paralelamente no sentido da tábua de corte. O resultado será cubinhos sem complicação. Ao terminar, lembre-se de descartar a parte com a raiz da cebola.

Quais utensílios não podem faltar para dos diversos tipos de cortes de cebola?

Para cortar cebola com segurança, é necessário contar com alguns utensílios básicos, como faca, tábua para corte e amolador de faca.

Opte por uma faca de qualidade, que seja de um bom aço — seja carbono ou inox. Esses materiais são resistentes e duráveis, logo, é um ótimo investimento.

A tábua de corte pode ser de madeira ou de polietileno. Escolha uma que seja de um tamanho compatível com a sua bancada. Com isso, fica mais fácil firmá-la na hora de realizar os cortes, o que proporciona mais segurança e evita acidentes.

O amolador de faca também é importante, pois será o responsável por deixar a sua faca afiada para cortar com precisão. Para ter mais praticidade, opte por um elétrico.

Agora, você já está pronto para cortar a cebola em diversos formatos, não é mesmo? Lembre-se de ter cuidado para não se cortar durante o processo. Com a prática, fica cada vez mais fácil deixar o corte exatamente como você deseja.

Gostou das dicas de tipos de corte de cebola? Então, continue acompanhando o blog da Wok Grill e fique sempre por dentro de nossas novidades!

Você também pode gostar
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×