Conheça os pratos típicos da culinária mineira

frango com quiabo
7 minutos para ler

Seja pelo sabor irresistível dos pratos ou pela delicadeza nos preparos, a culinária mineira encanta qualquer um. A gastronomia desse estado brasileiro é conhecida pela ampla variedade de opções, que vão do conhecido pão de queijo ao delicioso frango com quiabo. 

Os ingredientes utilizados nas receitas geralmente são simples, mas, quando combinados, garantem gostos e texturas incríveis. Por isso, elencamos os principais pratos típicos da culinária mineira e contamos um pouco sobre suas particularidades. Continue lendo e confira!

A história da culinária mineira 

Diversidade é um elemento muito presente na história da cozinha mineira. Boa parte dos pratos que conhecemos hoje como típicos dessa região do Brasil surgiram durante o século XVIII, no chamado Ciclo do Ouro. 

Nessa época, houve um intenso fluxo migratório para o estado de Minas Gerais, onde existia a extração de metais preciosos para envio para Portugal. Por conta disso, garimpeiros, indígenas, africanos escravizados e portugueses tinham um convívio intenso, o que influenciou diretamente a culinária local

Culinária mineira: panelas com comida mineira em fogão a lenha
A comida mineira se originou a partir do contato entre indivíduos de diferentes culturas.

A escassez dos alimentos também foi um aspecto importante nesse processo: o grande número de pessoas que vivia na região fez com que a quantidade de comida diminuísse, impulsionando o uso de ingredientes que hoje são a base dos principais pratos mineiros. 

Feijão, milho e mandioca são exemplos de alimentos que eram muito consumidos no período e que se tornaram peças-chave para a gastronomia do estado. 

Características da culinária mineira

Esse contexto histórico traz um panorama importante a respeito do desenvolvimento da cozinha de Minas. 

Devido às longas horas passadas nos garimpos à procura de ouro e metais preciosos, os habitantes da região precisavam de pratos simples, mas que garantissem uma boa nutrição. 

Com isso, surgiram preparos como o feijão-tropeiro, que tem como base feijão, farinha de mandioca, carne de porco, couve e ovos. Outro destaque é o angu, prato que pode ser preparado rapidamente combinando farinha de milho e água.

Culinária mineira: recipiente com feijão-tropeiro
O feijão-tropeiro é um dos principais pratos da culinária mineira.

Além disso, o uso de ervas e hortaliças, como a ora-pro-nóbis e a couve, também difundiu-se e marca presença até hoje nas receitas da região. 

A carne suína é outro ingrediente fundamental para a culinária mineira. Ela está presente de várias formas e em diferentes preparos, desde o simples torresmo até o elaborado leitão a pururuca. 

Os queijos frescos também são um ponto alto da gastronomia de Minas. A técnica de produção do queijo minas foi trazida pelos portugueses, que perceberam que a localidade poderia funcionar muito bem na fabricação de laticínios.

Culinária mineira: queijo mineiro
A produção de queijo no estado foi influenciada pelos colonizadores.

Outros alimentos que se tornaram tradicionais na cozinha da região são os doces. Além do tradicional doce de leite, destacam-se as compotas, a goiabada e os doces sólidos feitos com frutas. 

Pratos típicos da culinária mineira

Os pratos da cozinha mineira são cheios de sabor e dizem muito sobre a história da região. Agora que você já sabe quais são os aspectos dessa culinária, veja abaixo alguns de seus principais preparos!

Frango com quiabo

O frango com quiabo é um prato muito popular e, geralmente, tem como acompanhamento o angu. A consistência de ensopado é a principal particularidade do preparo, feito com as coxas e sobrecoxas da ave. O tempero é outro ponto alto e muitas vezes leva colorau, que dá uma cor bem específica ao prato.

Tutu

O tutu é um prato que surge do reaproveitamento. O caldo de feijão que restava das refeições era combinado com farinha de mandioca e pedaços de carne de porco. Atualmente, o preparo ainda é o mesmo e leva bacon ou linguiça. A textura cremosa é um de seus diferenciais. 

Culinária mineira: recipiente com tutu de feijão
A base do tutu é a combinação do caldo do feijão com a farinha de mandioca.

Leitão a pururuca

O grande destaque do leitão a pururuca é a consistência crocante da pele do porco. O prato tem origem portuguesa e seu preparo baseia-se em assar o leitão, e finalizá-lo com óleo quente, para deixar sua pele bem sequinha e com a textura característica.

Feijão-tropeiro

O feijão-tropeiro pode ser feito com feijão fradinho, carioca, preto ou vermelho. Seu preparo consiste em combinar o feijão já cozido com ingredientes como ovo, bacon, linguiça, torresmo e farinha de mandioca. Já o tempero com alho e pimenta é responsável pelo toque especial do prato. 

Vaca atolada

A combinação da carne bovina com a mandioca é a base da vaca atolada. O prato é normalmente feito com a costela do animal, cozida diretamente com a mandioca e os temperos, garantindo uma textura irresistível.

Culinária mineira: prato com vaca atolada
A vaca atolada conquista pela consistência cremosa.

Canjiquinha

A farinha de milho bem fina é o principal ingrediente da canjiquinha. Seu preparo é muito simples e consiste em cozinhar a farinha com água, acrescentando, depois, pedaços de carne suína. Os cortes mais utilizados são a costelinha e o bacon.

Pão de queijo

Não há como falar de Minas Gerais sem citar o tão amado pão de queijo. As receitas desse prato são várias, mas há dois ingredientes clássicos: o polvilho e, claro, o queijo. As versões mais comuns do preparo são feitas com meia cura ou com parmesão.

Culinária mineira: cesta com pães de queijo
O pão de queijo é um clássico da cozinha mineira.

Doce de abóbora com coco

O doce de abóbora é outro prato típico desse estado brasileiro. Sua consistência é super cremosa e conta com pequenos pedaços de coco, que agregam muito ao preparo.  

Receitas da culinária mineira

Após conhecer esses pratos, você deve estar com água na boca, certo? A culinária de Minas é composta por preparos irresistíveis, que fazem muito sucesso à mesa. Por isso, separamos duas receitas típicas da região perfeitas para reproduzir em casa.

Pão de queijo gourmet

O aclamado pão de queijo funciona muito bem para o café da manhã e para os lanches ao longo do dia. A boa notícia é que o passo a passo para prepará-lo é bem simples, e o resultado irá te encantar. Confira abaixo!

 Ingredientes

  • 1 xícara de chá de polvilho azedo
  • 1 e ½  xícaras de chá de queijo meia cura ralado grosso
  • 200 g de creme de leite gelado

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em uma tigela. Mexa bem até formar uma massa homogênea. Enrole no formato de bolinhas e coloque-as em uma assadeira. Pré-aqueça a Wok Grill, a 200 °C, por 5 minutos. Leve para assar por 8 minutos ou até dourar. Sirva de imediato.

Banner para baixar especial de massas

Costelinha defumada

A costelinha de porco defumada é uma ótima opção de prato para quem gosta de sabores marcantes. A carne fica com uma textura irresistível e vai te ajudar a elevar o nível de suas refeições. 

Ingredientes

  • 1 e ½ kg de costela suína 
  • 1 colher de sopa de fumaça líquida
  • 15 g de grãos de pimenta-do-reino
  • 15 g de sementes de zimbro

Modo de preparo

Veja como fazer no vídeo produzido pela Wok Grill:

Os pratos típicos da culinária mineira encantam pelo sabor especial e não demandam muito trabalho para preparar. São perfeiros para variar nas refeições do dia a dia ou para inovar em ocasiões especiais. 

Se você gosta de praticidade e de realizar preparos variados na cozinha, a Wok Grill precisa fazer parte do seu cotidiano. O equipamento pode ser utilizado para assar, grelhar, fritar, cozinhar e aquecer alimentos de forma descomplicada. Clique no banner abaixo e saiba mais!

Banner para saber mais sobre a Wok Grill
Encerramento Wok Grill
Você também pode gostar
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×