No Dia Nacional do Café veja 10 curiosidades sobre a bebida
Hoje, 24 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Café. E, para comemorar a data, selecionamos algumas curiosidades sobre essa bebida tão amada e importante para a economia do nosso país.
Confira, de preferência, entre um gole e outro de café.
10 curiosidades sobre o café
1. O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água.
2. A planta foi descoberta por volta de 525 no interior da Etiópia e a primeira referência sobre seu uso comestível é datada de 575 nos manuscritos do Iêmen. Neles estava registrada a lenda de Kaldi, onde um pastor contava que suas ovelhas ficaram mais espertas depois que consumiram a estranha planta.
3. O café chegou a ser proibido em Meca em 1511, que o considerava a “bebida do diabo”. E a igreja católica não ficou atrás, ele também era demonizado por ela, que a considerava um bebida pagã.
4. A chegada do café no Brasil tem um histórico de sedução. Ele chegou por aqui no século XVIII, proveniente da ilha Martinica, território francês. Segundo dizem, produto foi contrabandeado pelo português Francisco de Mello Palheta, que seduziu a esposa do governador da ilha para poder trazer o produto.
5. Existem mais de 25 tipos de café, sendo os mais populares o robusta, com teor de cafeína mais elevado; e o arábica, de sabor mais suave e quantidade menor de cafeína.
6. Cerca de 25% do café consumido mundialmente é proveniente do Brasil, já que somos o maior produtor do mundo. Mas no top 10 também encontramos Vietnã, Colômbia, Indonésia, Etiópia, Índia, Honduras, México, Uganda e Guatemala.
7. O cappuccino teria surgido em 1683, durante o desfecho de uma guerra: a libertação de Viena, na Áustria, da invasão do Império Otomano. Expulso pelas forças locais, os otomanos deixaram nas cidades inúmeras sacas de café. E aí, com tanto café pelas ruas, Marco D’Aviano, um monge da ordem Capuchinha que havia sido enviado à guerra pelo Papa, teve a ideia de misturar ao café de sabor amargo leite e mel.
8. O modo de se consumir o café muda conforme o país. No Japão ele é servido gelado. No Oriente Médio e na África recebe pitadas de canela, alho ou gengibre. Na Grécia é servido com um copo de água gelada. Já na Alemanha é adoçado com leite condensado ou chantilly e na Suíça é batizado com Kirsch, um tipo de licor.
9. No Brasil, o famoso café com leite com pão na chapa é um clássico das manhãs. No entanto, no início da produção de café, esse tipo de refeição era só para os ricos, devido ao alto preço do pão e da manteiga.
10. Um café fresquinho fica perfeito com bolo de fubá e pão de queijo, sequilhos, tudo, é claro, preparado na sua Wok Grill.
Gostou? Já sabia que 24 de maio é o Dia Nacional do Café? Então não deixe de acompanhar nosso blog, temos sempre muitas novidades, informações e ótimas receitas para deixar seu dia a dia ainda melhor.