Aprenda aqui como fazer empratamentos!

O empratamento é essencial ao servir refeições, principalmente para os chefs profissionais de cozinha. Na verdade, o ideal é que a comida, além de ser saborosa, seja também agradável visualmente.
O fato é que a imagem do prato encanta e desperta o interesse em saboreá-la. Um prato bem montado é um diferencial, pois, para começar, comemos com os olhos, não é mesmo? Após isso, nos vem, imediatamente, a vontade de saborear a refeição.
Você sabe o que é um empratamento e como torná-lo mais atraente? Neste conteúdo, você vai saber como fazer empratamentos mais interessantes. Acompanhe!
O que é empratamento?
É um método adotado, principalmente, por chefs de cozinha, mas que acaba nos dando boas sugestões de como utilizá-lo. É uma técnica de apresentar a receita, deixando o que está sendo servido com um aspecto mais apetitoso.
No empratamento, consideramos alguns fatores essenciais, como o tamanho e o formato do prato, além das cores dos alimentos, assim como a quantidade servida — ou seja, todos os detalhes são muito importantes para que ele seja o mais adequado possível.
Qual é a relação entre as cores do prato dos alimentos?
A cor de um prato tem uma influência significativa no momento de servir a comida. Sendo assim, escolha uma que complemente o colorido dos alimentos.
Apesar de um prato branco ser o mais utilizado, pois é uma cor neutra e de fácil combinação, existem outras alternativas. Pratos de cores preta, azul ou vermelha, por exemplo, podem garantir um visual bem atrativo — mas isso dependerá da comida a ser servida.
O importante no empratamento, portanto, é buscar um equilíbrio entre a cor do prato e dos alimentos presentes na refeição.
Como fazer empratamentos equilibrados?
Equilibrar os tons do empratamento é o objetivo para obter um excelente resultado no visual. Sendo assim, confira algumas sugestões de como fazer isso de forma simples!
Opte pela cor certa que garanta equilíbrio
Como falamos, a cor é essencial para obter o resultado esperado. Dessa forma, opte por uma cor que complemente a do alimento, evitando o que não contraste com a refeição.
O prato pode ser de diferentes cores, desde que haja um equilíbrio com aquelas presentes nos alimentos servidos.
Atente-se à quantidade
Outro fator importante de como fazer empratamentos de qualidade, é quanto à quantidade que será servida. É fundamental saber o que colocar em cada prato, pois isso colabora para um visual atrativo, estimulando o desejo de comer.
Pense na composição e como será consumido
A composição deve levar em conta todos os alimentos que serão servidos — necessário para evitar erros de montagem.
Pense em um prato com um molho sobre uma fritura, por exemplo: sem dúvida, seria uma experiência negativa. Considerando que uma fritura deve ser crocante, essa seria uma forma errada de servi-la.
Lembre-se de dar o toque final
Por fim, apresentar um prato com cores equilibradas, realçadas pela presença de alimentos que colaborem com o apetite, é muito importante.
No entanto, finalizar a montagem deixando-o limpo, livre de migalhas ou manchado com respingos de molhos — o que pode ocorrer no empratamento —, torna tudo ainda mais perfeito.
Como você conferiu neste conteúdo sobre como fazer empratamentos, algumas disposições são importantes para que a técnica transcorra da melhor forma, atingindo os objetivos pretendidos no momento de saborear uma boa refeição.
Gostou deste post? Siga-nos, então, nas nossas redes sociais: estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!