4 dicas de como escolher um abacaxi doce!

como escolher um abacaxi doce
4 minutos para ler

O abacaxi é uma fruta tropical que não apenas é deliciosa e versátil, podendo ser consumida em diversas receitas e preparos, como também traz diversos benefícios e nutrientes para a saúde do corpo.

Quer descobrir como escolher um abacaxi doce para se deliciar na sua casa? Então, acompanhe a leitura e confira 4 dicas que vão revelar o segredo para sempre escolher as frutas mais maduras e saborosas para o seu consumo!

Quais são os benefícios do abacaxi para a saúde?

Antes de aprender o segredo para escolher o abacaxi mais doce, confira alguns dos diversos benefícios presentes no consumo dessa fruta tropical!

Ação anti-inflamatória

Por ser rico em uma substância chamada bromelina, o abacaxi tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam no alívio de dores nas articulações e diminuem o risco de doenças como trombose, além de auxiliar a reduzir dores musculares do pós-treino.

Fortalecimento do sistema imunológico

As vitaminas, enzimas e minerais presentes nessa fruta ajudam a potencializar o sistema imunológico e a prevenir doenças. Além disso, o abacaxi tem propriedades diuréticas que facilitam a eliminação de toxinas do organismo, assim como fibras que dão saciedade — auxiliando, também, no emagrecimento.

Fonte de vitaminas

O abacaxi é uma fruta rica em vitaminas A, C, B1, B2, B3, B5, B6 e B9. Além disso, ele contém manganês, magnésio e potássio — elemento que, juntamente com as fibras e a vitamina C, ajuda a preservar a saúde do coração.

Por fim, o abacaxi auxilia na boa digestão, aumentando o efeito da pepsina e tripsina — ambas enzimas digestivas.

Como consumir abacaxi?

Quer saber como você pode obter todos os benefícios do consumo dessa fruta? Então, confira algumas maneiras de consumi-la.

Bebidas

Um delicioso suco de abacaxi com hortelã, ou um chá natural da casca, são maneiras simples e rápidas de absorver os nutrientes e as propriedades presentes na fruta.

Saladas

Já experimentou uma deliciosa salada, com abacaxi cortado em cubinhos? Além de dar um sabor especial, a fruta deixa o prato mais fresco e aumenta o seu potencial nutritivo.

Doces

Talvez essa não seja a forma mais saudável de consumir a fruta, mas você também pode aproveitar os benefícios do abacaxi em deliciosas geleias, pavês ou em uma saborosa torta.

Com carnes

Uma combinação que também vai muito bem é com carnes, deixando o seu churrasco mais saudável. Experimente um delicioso lombo suíno com a fruta, ou um hambúrguer grelhado com o abacaxi na brasa!

Como escolher um abacaxi doce?

Agora, vamos ao que interessa: quer saber como escolher um abacaxi doce e maduro? Preste atenção em nossas dicas!

1. Observe a cor

Os abacaxis mais maduros são aqueles com a casca mais amarela e dourada. Se ela estiver marrom, a fruta pode ter passado do ponto.

2. Sinta o cheiro

A fruta está exalando um cheiro doce? Então, é muito provável que ela esteja madura e pronta para o consumo. Se o cheiro estiver semelhante a álcool, o abacaxi passou por fermentação — o que significa que já está estragado.

3. Verifique a casca

Caso o abacaxi esteja maduro, sua casca estará macia. Se estiver dura, ele ainda está verde, enquanto que a casca mole demais mostra que já está se deteriorando.

4. Retire as folhas da coroa

Nossa última dica: se você tentar retirar uma folha da coroa e ela sair com facilidade, quer dizer que o abacaxi já está pronto para ser saboreado!

Agora que você aprendeu como escolher um abacaxi doce, não vai mais errar na hora de ir ao mercado e poderá aproveitar melhor todos os benefícios presentes no consumo dessa fruta tão refrescante e saborosa. Além disso, você pode variar o consumo entre todas as inúmeras possibilidades de preparo.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe este conteúdo da Wok Grill com os seus amigos nas redes sociais!

Dia das Mães - Promoção 2024
Você também pode gostar
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×