5 dicas de receitas para incentivar a criança a comer alimentos saudáveis
Ter bons hábitos alimentares é fundamental em todas as idades, uma vez que alimentos saudáveis como legumes, verduras e carne, possuem vitaminas, fibras e minerais que são importantes para o nosso corpo.
Especialmente na infância é ainda mais importante consumir os alimentos corretos, mas fazer uma criança comer legumes e verduras, muitas vezes, não é uma tarefa fácil para os pais. Nesse momento, o ideal é não se desesperar, pois para resolver essa situação basta ter criatividade para que a alimentação saudável se torne saborosa!
Se você tem interesse pelo tema e deseja conhecer 5 dicas de receitas para incentivar as crianças a comerem legumes, e deixarem de lado os alimentos industrializados, continue a leitura deste post e confira!
1. Panquecas coloridas
As panquecas coloridas são visualmente interessantes para as crianças e, ainda, mais nutritivas do que as tradicionais. Para dar cor ao alimento é preciso apenas utilizar um legume da cor correspondente.
Dessa maneira, para fazer uma panqueca verde, por exemplo, é possível utilizar folhas de espinafre, couve, entre outras ervas verdes. Já para fazer uma panqueca de coloração laranja, o ideal é usar um pedaço de cenoura. Para uma panqueca rosa, a beterraba pode ser usada para colorir. Veja, a seguir, mais detalhes sobre a receita!
Ingredientes
- meia xícara de chá de farinha de trigo integral;
- meia xícara de chá de farinha de trigo branca;
- 1 xícara de chá de leite;
- 1 ovo;
- 1 pitada sal;
- cenoura, beterraba ou folhas verdes para colorir.
Modo de preparo
Para preparar a panqueca colorida é preciso bater todos os ingredientes no liquidificador até formar uma massa homogênea. Depois, despejar um pouco da mistura em uma panela, dourar ambos os lados e rechear a massa com uma opção à sua escolha (como frango, carne e queijo). Por fim, basta fechar a massa ao meio.
2. Bolinhos de arroz com legumes
O bolinho de arroz também é uma ótima opção para fazer com que uma criança coma legumes. Nesse caso, é possível usar ingredientes como couve-flor, brócolis ou abobrinha para tornar o alimento mais nutritivo.
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de arroz integral cozido;
- pedaços de couve-flor ou brócolis cozidos e picados;
- fatias de abobrinha cruas e picadas;
- 2 ovos;
- 1 colher de sobremesa de azeite de oliva;
- 1 colher de chá de fermento químico;
- 1 colher chá de chia ou linhaça;
- temperos como cebolinha, orégano, sal e salsinha a gosto.
Modo de preparo
Para iniciar a preparação é preciso bater os ovos com a ajuda de um garfo. Após, basta misturar o restante dos ingredientes. Por fim, faça pequenas bolinhas e frite com ou sem óleo na sua Wok Grill.
3. Chips de batata-doce
As crianças costumam adorar salgadinhos e, muitas vezes, se torna difícil competir com os produtos industrializados. Uma boa maneira de solucionar esse problema é recriá-los em casa, mas utilizando alimentos saudáveis que estimulam o consumo de legumes e, ainda, não prejudicam a saúde. É o caso dos chips de batata-doce que, além de deliciosos, são simples de fazer.
Ingredientes
- 1 batata-doce em fatias finas
- Sal e pimenta-do-reino quanto baste
- 2 colheres de sopa de azeite
Modo de preparo
Para preparar os chips de batata-doce basta cortá-la em rodelas bem finas e levar colocar na Wok Grill pré-aquecida por 5 minutos a 200 graus. Polvilhar sal e pimenta-do-reino (pode também ser sal grosso ou páprica picante) e regar com azeite. Colocar na Wok Grill até dourar e ficar crocante.
4. Muffin de brócolis
Os bolinhos, tanto doces quanto salgados, costumam ser divertidos e agradar as crianças. Então, por que não juntá-los com os nutrientes do brócolis e fazer com que os pequenos comam legumes nesse momento?!
Ingredientes
- 6 ovos;
- 100 g de brócolis cozido e triturado;
- 4 colheres de sopa de creme de ricota;
- uma pitada de sal;
- temperos a gosto;
- 1 colher de chá de fermento.
Modo de preparo
Para preparar um muffin de brócolis é preciso bater 5 claras em neve e, posteriormente, acrescentar um ovo inteiro à mistura. Em seguida, junte os demais ingredientes (brócolis, creme de ricota e temperos).
Por fim, basta acrescentar o fermento, misturar delicadamente e passar a massa para forminhas. Coloque para assar na sua Wok Grill pré-aquecida.
5. Nuggets de frango
Para comer carne de frango os nuggets são uma ótima opção, afinal, as crianças costumam adorar esse alimento. Apesar de existir a versão industrializada à venda, esse tipo de produto, em geral, costuma contar com muitos conservantes e outros componentes que não o tornam tão nutritivo.
Por essa razão, o mais adequado é criar uma versão caseira de nuggets para ser possível associá-lo a hábitos alimentares saudáveis. A receita é simples e fica uma delícia!
Ingredientes
- 200 g de peito de frango em pedaços
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 dente de alho
- 2 fatias de pão de forma
- 2 colheres de sopa de requeijão
- 1/4 de xícara de chá de leite
Para empanar
- 1 ovo batido com 1/4 de xícara de chá de água
- 1 xícara de chá de farinha de rosca Panko
- Azeite quanto baste
Modo de preparo
Passar no processador o frango, o alho e o sal até formar uma massa. Adicionar o pão de forma, o requeijão e o leite e processar. Modelar os nuggets e passar no ovo e na farinha de rosca. Colocar na assadeira, regar com um fio de azeite. Aquecer a Wok Grill por 5 minutos a 180 graus e assar os nuggets por 20 minutos a 180 graus, até corar.
Agora que você já conhece 5 dicas para incentivar uma criança a comer legumes e outros alimentos saudáveis, faça as receitas que apresentamos quanto antes e lembre-se que usar os utensílios adequados torna o alimento muito mais saboroso, saudável e prático.
É o caso da Wok Grill, forno de convecção portátil que reúne no mesmo local as funções de forno, panela wok e airfryer e, sem dúvidas, auxilia no preparo das refeições e proporciona mais sabor aos alimentos.
Se você tem interesse em adquirir uma Wok Grill ou conhecer as suas demais funcionalidades, entre em contato conosco!