Veja o que são e os benefícios dos alimentos antioxidantes!

alimentos antioxidantes
6 minutos para ler

O que são alimentos antioxidantes? São alimentos ricos em compostos essenciais para prevenir o envelhecimento e proteger o organismo contra a ação dos radicais livres, além de melhorar a saúde do sistema imunológico e ajudar no combate a doenças, como o câncer.

Nesse cenário, o consumo de vegetais, legumes, frutas e verduras, é cada vez mais importante para manter o corpo saudável, pois são ricos em antioxidantes poderosos. Além disso, proporcionam energia e nutrientes essenciais a uma boa dieta.

Pensando nisso, criamos este post para explicar a ação dos radicais livres, os principais tipos de antioxidantes e os benefícios que eles proporcionam à saúde. Confira!

Como os radicais livres agem nas células?

Os radicais livres são moléculas instáveis que podem danificar as células do corpo. Eles são produzidos naturalmente como resultado do metabolismo celular e também podem ser gerados pela exposição a fatores ambientais, como a poluição, radiação e fumo.

Ao longo do tempo, o acúmulo de danos celulares causados pelos radicais livres pode levar a uma série de doenças, como o envelhecimento precoce, o câncer e problemas cardiovasculares.

É aqui que os antioxidantes entram em cena. Eles ajudam a proteger as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres, pois conseguem neutralizá-los.

Quais são os principais tipos de antioxidantes?

A seguir, veja alguns dos principais tipos de antioxidantes presentes nos alimentos e como eles agem para reduzir a ação dos radicais livres.

Vitamina E

A vitamina E é um grupo de oito compostos relacionados, sendo o isômero alfa o mais ativo e eficaz. Esta vitamina é lipossolúvel e armazenada em vários órgãos e tecidos do corpo, como fígado, músculos, tecido cardíaco, útero e até no sangue. 

Vitamina C

A vitamina C é solúvel em água, diferentemente da E, por isso, sua atuação contra os radicais livres ocorre em meio aquoso, como no plasma e no meio intercelular. Além disso, ela e a vitamina E atuam de forma sinérgica: a vitamina C (ácido ascórbico) é capaz de regenerar a forma reduzida da E.

Betacaroteno

O betacaroteno é um carotenoide, ou seja, um pigmento natural que confere a algumas frutas e legumes cores vibrantes, como o laranja da cenoura e o vermelho do caqui. Além disso, é um elemento importante para nosso organismo, pois pode ser transformado em vitamina A e tem propriedades antioxidantes. 

Aproximadamente metade da produção de vitamina A é feita a partir dele. Além disso, também ajuda a eliminar o oxigênio singlete, uma forma energizada, mas tóxica para as células e que não possui carga de oxigênio. Por isso, o betacaroteno é muito eficaz para combater os radicais livres quando há baixa concentração de oxigênio.

Selênio, manganês e zinco

Sem o selênio, o manganês e o zinco, a nossa sobrevivência não seria possível. Esses micronutrientes formam o núcleo ativo de muitas moléculas antioxidantes, importantes para se defender dos radicais livres. A quantidade adequada desses minerais é essencial para assegurar a boa saúde.

Compostos fenólicos

As substâncias fenólicas são muito comuns em plantas e apresentam grandes benefícios. Seu poder de sequestrar radicais livres e inibir a peroxidação lipídica, que destrói as membranas das células, é muito benéfico. 

Ômega 3

O ômega-3 é essencial para o nosso corpo, pois ajuda a reduzir a inflamação, controlar os níveis de colesterol, prevenir a aterosclerose e proteger doenças cardiovasculares e cerebrais. 

Além disso, esses nutrientes também aumentam a memória e a disposição. Eles podem ser encontrados em alimentos como atum, salmão, sardinha, sementes de chia e de linhaça, batata-doce e óleos vegetais.

Quais são os benefícios dos alimentos antioxidantes?

A ingestão de alimentos antioxidantes pode trazer inúmeros benefícios à saúde e à estética, já que eles protegem o organismo contra a ação dos radicais livres, que podem danificar células, tecidos e órgãos. 

Essa proteção pode ser percebida na pele, que fica mais jovem e saudável, no coração, beneficiado na prevenção de doenças crônicas e hipertensão, no cérebro, protegido de doenças degenerativas, e no envelhecimento precoce. 

Além disso, os antioxidantes também ajudam na prevenção do câncer, na perda de peso e no combate ao diabete. Porém, não é recomendado exagerar na ingestão destes alimentos, pois o corpo não absorve mais do que 500 mg por dia. 

Um fator importante que deve ser destacado é: para ter uma alimentação saudável e aproveitar todos os benefícios dos alimentos antioxidantes, é essencial contar com a orientação de um Nutricionista.

Exemplos de alimentos antioxidantes

A alimentação saudável está diretamente ligada à ingestão de alimentos antioxidantes, que ajudam a manter o organismo livre de doenças e envelhecimento precoce. Por isso, vale a pena adicionar alguns desses alimentos à sua dieta. 

A aveia, por exemplo, é um cereal integral rico em vitamina B e vitamina E, importantes para diversas funções corporais, além de silício, magnésio e fósforo. O azeite de oliva extravirgem também conta com uma série substâncias antioxidantes, como a vitamina E, os derivados fenólicos e os esteróis livres. 

Outros exemplos são a linhaça, que possui vitamina E, ômega 3 e 6 e minerais, sendo considerada um anti-inflamatório natural; a ameixa seca preta, rica em antioxidantes e diversas vitaminas; o alho, com alto poder de desprender hidrogênio das moléculas; e o salmão, que possui ômega 3. 

Além disso, também devem ser incluídas no cardápio o suco de laranja, óleo de gergelim, chá-verde, brócolis, tomate, maçã e kiwi, além de alcachofra e feijão-vermelho. Esses alimentos possuem grandes quantidades de nutrientes e componentes antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, arterial, câncer, diabete, obesidade, osteoporose e demência, entre outras. 

Como vimos, neste post, os alimentos antioxidantes são essenciais para prevenir o envelhecimento e para manter o organismo protegido dos danos causados pelos radicais livres. A ingestão adequada desses alimentos é benéfica para a saúde, pois pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, arterial, câncer, diabete, obesidade, osteoporose e demência. Além disso, contribui para uma pele mais saudável e bonita. Portanto, um estilo de vida saudável deve incluir uma alimentação equilibrada com a quantidade certa de alimentos com essas propriedades.

Gostou deste post? Então, siga as nossas redes sociais e receba dicas e promoções em primeira mão. Estamos no Instagram, Facebook e YouTube.

Encerramento Wok Grill
Você também pode gostar
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×