Todo dia é dia de pizza

pizza
4 minutos para ler

Todo dia é dia de pizza, mas hoje ainda mais. Desde 1985, o dia 10 de julho é oficialmente o Dia da Pizza!!

E se você também é fã dessa delícia que chegou ao país com os imigrantes italianos e acha que não tem melhor prato para reunir a família em torno da mesa, você com certeza vai gostar deste post.

Confira e mangia che te fa bene!

Pizza: uma paixão nacional

No Brasil, existem  cerca de 50 mil pizzarias, formais e informais, e metade delas fica no Estado de São Paulo. Em seguida os estados que mais possuem pizzarias são: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia. Ou seja, opções de lugares para comer, ou pedir, uma bela pizza não falta.

E tem mais, segundo estudo realizado pela APUESP (Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo), diariamente são consumidas 1 milhão de pizzas no país! É muita pizza  e dessas, cerca 572 mil apenas na cidade de São Paulo, que é  considerada a segunda cidade que mais consome pizza no mundo, perdendo apenas para Nova Iorque. 

Como se vê pelos números a pizza é realmente uma paixão nacional. E olha que ela só chegou por aqui em século 19, com os primeiros imigrantes italianos que desembarcaram no litoral de São Paulo e até 1950 se restringia mais aos círculos italianos.

 A origem da pizza

Trata-se  de  um prato típico italiano famoso no mundo inteiro, que consiste em um disco de massa, regado com molho de tomates e coberto com ingredientes variados, como queijo, carnes, ervas e até mesmo ingredientes doces.

A pizza, da forma como conhecemos hoje, surgiu no século XVI, quando os tomates, vindos da América, foram introduzidos na culinária europeia. Ela era considerada um alimento dos pobres do sul tá Itália, já que era preparada com ingredientes baratos. 

No entanto, muitos estudiosos acreditam que três séculos antes de Cristo, os fenícios já costumavam acrescentar ao pão coberturas de carne e cebola. A mistura também foi adotada pelos turcos, que preferiam cobertura à base de carne de carneiro e iogurte fresco. 

No período das Cruzadas, no século 11, o pão turco foi levado para o porto de Nápoles e os napolitanos gostaram tanto da ideia que começaram a aperfeiçoá-la, usando trigo de boa qualidade na massa e coberturas variadas, e especialmente, utilizando o queijo.

Mas a pizza ainda não havia caído no gosto dos nobres e burgueses, até 1889, quando o Rei Humberto e a Rainha Marguerita visitaram a cidade de Nápoles pela primeira vez. Nessa ocasião, a rainha chamou o pizzaiolo famoso do reino, Raffaele Esposito, para preparar um prato especial. Esposito então serviu para a família real duas pizzas. Uma delas com queijo muçarela, tomate e manjericão, foi a preferida da rainha e por isso ganhou seu nome: margherita.

Em Nápoles também foi inaugurada a primeira pizzaria do mundo, em 1830, a Port’ Alba.

As pizzas mais consumidas em algumas cidades brasileiras

São Paulo

1. Muçarela

2. Calabresa

3. Portuguesa e frango com catupiry

Porto Alegre

1. Calabresa

2. Portuguesa

3. Napolitana e marguerita

Rio de Janeiro

1. Calabresa

2. Marguerita

3. Portuguesa

Belo Horizonte

1. Marguerita

2. Frango com catupiry

3. Calabresa

Salvador

1. Portuguesa

2. Frango com catupiry

3. Marguerita ou calabresa

dia da pizza

Curiosidade: origem da expressão “tudo acaba em pizza” 

Dizem que a expressão nasceu em 1950 e envolve diretores do Palmeiras, time que teve origem na colônia italiana paulistana. Após uma discussão calorosa entre os diretores em uma reunião, todos foram juntos para uma pizzaria no Brás. Depois de muita pizza e muito vinho acabaram se entendendo. Vem daí a expressão “tudo acaba em pizza” ou seja, não dá em nada, não chega a lugar algum.

Então, pronto para comemorar o Dia da Pizza? E claro, não se esqueça que a Wok Grill também é perfeita para assar ou apenas esquentar a sua pizza favorita. E aqui no blog também tem receita de pizza!!

Black Friday 2024 - Wok Grill
Natal WOK
Você também pode gostar
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×