Conheça os diferentes tipos de macarrão e veja como servir!
O macarrão é um alimento que vem sendo consumido há muitos anos. Antigamente, em Roma, as pessoas já comiam o mesmo macarrão feito com a farinha de trigo que usamos atualmente. O nome era um pouco diferente, pois ele era chamado de laganum ou lagane, as mesmas palavras que originaram a expressão lasanha.
A massa que consumimos e chamamos de macarrão é um símbolo da Itália. E, com o passar do tempo, passou a ser degustada em todos os lugares do mundo. Existem diferentes tipos de macarrão, e neste post mostraremos, de maneira simples, as características de cada uma das massas que costumamos comer.
Quer saber mais sobre o macarrão? Continue a sua leitura!
Quais são os tipos de massas para macarrão?
Algumas pessoas gostam de macarrão do tipo caseiro e outras daqueles que são mais industrializados. Existe uma vasta gama desse tipo de alimento. Confira abaixo as características dos principais formatos!
Massa industrializada
É aquela massa que temos sempre guardada no armário e que pode ser adquirida em pacotes no supermercado. Na maioria dos casos, ela é feita com água e farinha. Após a massa estar amassada e cortada, esse macarrão é seco, podendo ficar armazenado por um bom tempo sem estragar.
A principal variação entre os macarrões desse tipo é o uso da farinha, que pode ser:
- sêmola de trigo durum;
- farinha de trigo tradicional;
- farinha de trigo integral;
- farinha sem glúten.
A massa industrializada pode ser ingerida com molho de carne moída, queijo e molho de tomate.
Massa fresca
A massa fresca é aquela feita em casa e que é cozida logo após ser preparada. Ela é produzida com farinha de trigo comum, ovos e água, se necessário. Não é preciso colocar azeite nem sal na massa. Por ser preparada no dia, ela absorve o molho com mais facilidade e fica mais saborosa.
Quais são os formatos de macarrão?
Os macarrões têm vários formatos diferentes, sendo que alguns deles são os preferidos dos adultos e outros das crianças. Uns são feitos para sopa e outros para serem degustados com o molho de carne. Veja abaixo quais são as formas mais comuns!
Massa longa
O ponto ideal para servir é al dente, e esse tipo de massa se caracteriza pelo seu comprimento. É um macarrão mais longo e que pode ser degustado enrolando-o em um garfo ou cortando-o. Entre as massas longas, podemos encontrar vários formatos. Confira quais são eles!
Espaguete
O espaguete é longo e muito popular em todos os lugares do mundo. Ele é fino ou largo e geralmente é preparado para ser degustado com alho e óleo ou molhos à base de tomate.
Vermicelli
Essa massa é longa e fina, sendo muito parecida com o espaguete. No entanto, é mais espessa. O molho mais comum usado nesse tipo de macarrão é o de tomate.
Ziti
Um macarrão que parece ter um formato de tubo, pois ele é comprido e tem um buraco na parte central. Diferencia-se também por ser mais leve do que as demais massas da mesma categoria.
Capellini
Conhecido como cabelo de anjo, é o preferido dos bebês e crianças por ser uma massa fina e leve. Pode ser cozido em uma panela com água por apenas 3 minutos. É ideal para o preparo de sopas e canjas de galinha.
Caso deseje comer esse macarrão com molho, cozinhe-o separado, escorra e depois tempere-o conforme desejar.
Fettuccine
Massa longa e achatada são as características mais marcantes desse macarrão. Ele tem boa densidade e é perfeito para ser apreciado com um bom vinho.
Massas cortadas em tiras
Essas massas são cortadas em tiras mais largas e planas. Por esse motivo, são chamadas por esse nome. São mais achatadas que as massas convencionais, mas também são da categoria das massas longas.
Fettucce
O fettucce tem um tamanho que varia de 0,8 a 1,4 cm de largura, sendo feito em tiras. Quando é preparado em casa, recebe ovos e pode ser degustado com camarão, pimentão ou com molhos suaves, para os que desejarem.
Talharim
O famoso talharim é feito no formato de tiras e é ideal para ser usado em sopas. Também se destaca entre os caldos degustados com verduras e combina com molhos que contêm queijos.
Massa curta
A massa curta é muito usada em cozinhas industriais, restaurantes e lares. Esse tipo de macarrão tem vários formatos populares. Alguns são conchinhas, argolinhas, letrinhas, estrelinhas etc. Separamos abaixo algumas variedades. Confira!
Penne
O penne é um macarrão feito em formato de cânula de pena. É cortado em pedaços pequenos e pode ser servido em diferentes horários do dia, tanto à noite quanto ao meio-dia. O tipo mais tradicional é o penne rigate, que se caracteriza por tem risquinhos e extremidades oblíquas.
Rigattoni
O rigattoni é parecido com o penne, mas se diferencia por ter suas pontas cortadas em formato reto e por ser mais largo. Ele fica uma delícia se for degustado com molho e queijo ralado.
Fusilli
Muito conhecido no mundo inteiro, o fusilli também pode ser chamado de macarrão parafuso. Ele tem formato espiral e possui 4 centímetros de superfície. Pode ser degustado com um molho de sardinha, carne moída, frango desfiado e molho de tomate.
Para que serve cada tipo de massa?
Os ingredientes de preparo da massa podem ser sempre os mesmos, mas o que mais influencia no tipo de prato que será feito é o formato da massa. Em dias frios de inverno, costumam ser servidos pratos mais quentes, como as sopas e os cremes.
No verão, as massas são feitas com alho e óleo e outros molhos que podem ser degustados com alguma salada da preferência da pessoa. Em complemento, é possível servir copos de suco e outras bebidas geladas.
Agora que você já sabe quais são os tipos de macarrão mais comuns e peculiares, não deixe de cozinhar o prato de sua preferência. Vale a pena lembrar que a massa pode ser servida com alimentos que podem ser preparados na Wok Grill, como carnes grelhadas e assadas, peixes e batata.
Gostou das nossas dicas sobre macarrão? Deixe um comentário com a sua opinião!