Stir Cook: o que é e quais alimentos podem ser preparados?

stir cook
4 minutos para ler

Você já ouviu falar em stir cook? Trata-se de uma técnica de cozimento criada na China que consiste em fritar os ingredientes agitando-os de forma contínua em uma alta temperatura, mas com apenas uma pequena quantidade de gordura.

Essa técnica se espalhou pelo mundo e ficou famosa especialmente porque ela é prática e ágil, já que utiliza apenas uma panela wok. Além disso, ela possibilita preparar uma refeição completa em pouco tempo e usando apenas um único recipiente.

Se você quer aprender mais sobre stir cook e conhecer os alimentos que podem ser preparados por meio dessa técnica, continue a leitura deste artigo. Não perca!

O que é stir cook?

Stir frying são palavras em inglês que significam “agitar” (stir) e “fritando” (frying), sendo que também é chamado por algumas pessoas de “blitz cooking”. Essa técnica é considerada um modo mais saudável de preparar refeições.

Isso ocorre porque, em razão do preparo ágil, os alimentos conseguem preservar o seu valor nutricional, textura e cor. Além disso, a técnica é considerada como uma forma econômica de cozinhar, já que, em razão do seu rápido preparo, é exigido pouco combustível (como energia elétrica) na cocção.

De maneira geral, é possível dizer que o stir frying é uma técnica semelhante a de saltear, também conhecida como sautée. A principal diferença entre elas é que o stir frying exige o uso de uma panela do tipo wok e utiliza temperaturas mais elevadas.

Como preparar alimentos seguindo essa técnica?

Existem diversos alimentos que podem ser preparados por meio do stir cook, como carnes, frango, vegetais, camarão, tofu, molho e macarrão, entre outros. Em geral, somente uma proteína ou um vegetal costuma ser componente principal do prato, já os demais ingredientes tem como objetivo acrescentar mais sabor.

Proteínas

A proteína usada como ingrediente principal costuma ser colocada em salmoura antes de ser preparada, para que ela ganhe umidade e ainda mais sabor. Além disso, a tradição é cortá-la em fatias finas, mas grandes o bastante para que o processo de stir cook consiga selar a carne por fora, sem perder a sua umidade interna.

Vegetais

Os vegetais, da mesma forma que ocorre com as proteínas, também devem ser cortados de maneira uniforme para que haja um perfeito cozimento. Os pratos que utilizam essa técnica costumam usar até dois vegetais na mesma preparação, a fim de evitar que algum dos ingredientes não fique cozido o bastante.

Temperos

Já os ingredientes aromáticos podem ser diversos, como alho, cebolinha, cebola, gengibre etc. Eles também devem ser cortados bem finos e exigem pouco tempo de cozimento, já que são capazes de adicionar sabor ao prato rapidamente.

Como ingredientes adicionais, em geral, são usadas as castanhas, como a de caju e o amendoim. Por serem itens pré-assados, eles não exigem cozimento adicional, podendo ser acrescentados somente no final do preparo.

Molhos

Para finalizar o prato, é possível usar um molho, como de soja, caldo de carne, de ostra, vinho de arroz, pastas de pimenta, vinagre etc. O importante é não exagerar na quantidade, já que o seu objetivo é apenas adicionar sabor aos alimentos, mas sem mascarar o verdadeiro gosto.

Gostou de conhecer mais sobre stir cook? Para colocar essa técnica em prática e fazer receitas deliciosas para a sua família de forma prática e rápida, lembre-se de que é possível usar a Wok Grill, uma panela wok elétrica que reúne diversas utilidades no mesmo item.

Se você gostou de aprender sobre stir cook, compartilhe este post em suas redes sociais para que outras pessoas também conheçam essa técnica!

Você também pode gostar
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×