Confira como preparar 3 pratos divertidos com frutas e legumes!
As frutas, verduras e legumes compõem a base de uma alimentação saudável a balanceada. Por serem ricos em nutrientes, vitaminas e minerais, esses alimentos melhoram a nossa qualidade de vida.
Se para nós, que somos adultos, consumir alimentos saudáveis já é uma tarefa difícil e não tão prazerosa, imagine para uma criança! Infelizmente, o mundo moderno acostumou as crianças a aparência e ao sabor de alimentos ultraprocessados, ricos em gordura e açúcar.
A melhor maneira de incentivar as crianças a consumir alimentos saudáveis é criando pratos divertidos com frutas e legumes. A seguir apresentaremos 3 dicas para você deixar as refeições dos pequenos mais atrativas e saudáveis. Confira!
1. Combine cores chamativas
A gastronomia afirma que a apresentação é um ponto muito importante. Afinal, antes de provar a comida, nós “comemos com os olhos”. O prato pode até ser saboroso mas, se aparência não for agradável, dificilmente sentiremos vontade de comer. As crianças dão uma importância ainda maior para a apresentação.
Uma das formas mais simples de atrair a atenção dos pequenos para alimentos saudáveis é investindo na diversidade de cores. Por exemplo, existem frutas de várias cores vivas e chamativas, como vermelho, azul, rosa, laranja, amarelo e roxo. A grande vantagem das frutas é que, além de serem alimentos ricos em vitaminas e fibras, a maioria apresenta um sabor adocicado que acaba agradando ao paladar das crianças.
Evite preparar saladas apenas com folhas e legumes verdes. Acrescente cenoura, rabanete, beterraba e tomate para deixar o prato mais atrativo. Preparar salada de frutas também é uma ótima forma de fazer os pequenos comerem frutas.
2. Desenhe sorrisos e rostos usando frutas e legumes
Outra dica muito boa para deixar o prato das crianças mais divertido é fazer rostos sorridentes e engraçados usando frutas e legumes. No caso das frutas, a banana pode se transformar na boca, metade de um morango no nariz e os olhos podem ser representados por uvas ou mirtilos. Já no caso dos legumes, os tomates cerejas fazem o papel dos olhos, o brócolis se transforma em nariz e fatias de cenoura em boca.
Essa tática pode ser usada para decorar sanduíches, saladas, macarronada e até mesmo o típico prato brasileiro com arroz e feijão. Se a criança gostar de animais, você também pode cortar e posicionar os alimentos de modo que eles formem o rosto de um gatinho. Basta usar a criatividade e a imaginação!
3. Faça marmitas temáticas
Essa dica foi inspirada nas marmitas japonesas, chamadas de obento. No Japão, preparar marmitas decoradas é algo tão comum entre as mães que existe até mesmo um termo utilizado para essa arte: charaben.
As marmitas são inspiradas nos personagens favoritos das crianças, como o Pikachu ou o cachorrinho Snoopy. As mães japonesas transformam salsichas em polvos, bolinhos de arroz em ursinhos, omelete em corações e muito mais.
É claro que os obentos japoneses contam com a presença de alimentos comumente consumidos no Japão, no entanto, é possível fazer uma releitura típica brasileira. Procure imagens de obentos e deixe a sua criatividade fluir.
Só quem já lidou com uma criança com paladar seletivo sabe como é difícil introduzir alimentos saudáveis nas refeições. Entretanto, temos certeza de que, seguindo todas as nossas dicas, você será capaz de aumentar a variedade de frutas e legumes de que os seus filhos gostam. Lembre-se de que também é importante fazer com que as crianças participem do processo de preparo dos pratos divertidos com frutas e legumes, para que elas tenham uma relação mais próxima com a cozinha e com os alimentos.
Gostou das nossas dicas? Qual tática você utiliza para fazer os seus filhos comerem frutas e legumes? Deixe um comentário logo abaixo e compartilhe as suas experiências.