Conheça os diferentes pontos da carne e como alcançá-los!
Preparar carnes nobres depende de algumas questões para deixá-la com aquela suculência tão amada por nós. Entre elas, está o tempo de cozimento e a temperatura ideal para o preparo. Acertar nessa combinação é o segredo do sucesso!
Mas tem outro aspecto a ser considerado: os pontos da carne e qual deles você deseja. Muitos preferem uma carne mais mal passada, outros ao ponto, bem passada… Enfim, as possibilidades são diversas!
E como acertar nos diferentes pontos da carne? Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre o assunto e tire suas dúvidas.
Quais são os principais pontos da carne e suas características?
Apesar de conhecermos, popularmente, 3 principais tipos de pontos de carne (mal passada, ao ponto e bem passada), na verdade, temos 6 principais pontos. Conheça mais sobre eles e as características de cada um a seguir.
Carne selada
Um dos mais queridos, é o ponto considerado como mais macio e suculento. A ideia é selar a fibra externa da peça, deixando o meio rosado. A parte externa não ficará tão bem grelhada, apenas cozida.
Para alcançá-lo, você deve deixar a carne em contato com uma chapa ou grill bem quente por um curto tempo, entre 2 e 3 minutos.
Carne mal passada
É um ponto bastante parecido com o da carne selada. Só que, nesse caso, a carne ficará com um aspecto mais grelhado e com o interior mais vermelho vivo em comparação à primeira opção. Para chegar nela, o grill ou chapa precisa estar ainda mais quente do que o ponto utilizado na carne selada. O preparo deve durar entre 2 e 3 minutos.
Carne ao ponto para mal passada
Esse ponto é um meio-termo entre a carne mal passada e a carne ao ponto. A diferença é que, em comparação com a primeira, ela tende a ter as bordas um pouco mais cozidas.
Carne ao ponto
Esse tende a ser um ponto muito pedido em restaurantes, justamente porque permite apreciar a suculência da carne com o interior em um levíssimo tom rosado. Possui uma textura um pouco mais firme, com um tom caramelo por fora. Seu preparo deve ser feito entre 60°C e 65°C
Carne ao ponto para bem passada
Esse ponto é a transição entre a carne ao ponto e a carne bem passada. Ela tende a ficar um pouco mais seca, sem pontos de vermelhidão e com uma crosta mais crocante ao ser experimentada.
Carne bem passada
Esse é um ponto no qual a carne fica mais seca, com o interior opaco. A parte externa possui uma maior crocância, e ela tende a ser mais rígida ao toque. Normalmente, seu preparo é feito acima de 70°C.
Como alcançar o ponto ideal da carne para você?
Acertar o ponto pode ser um dos grandes desafios para quem está começando a entrar no universo do preparo das carnes. Para conseguir o ponto ideal, algumas dicas são:
- conte com equipamentos que permitam um controle de temperatura. Por exemplo, para uma carne selada, a chapa deve estar em torno de 250°C. Para carne mal passada, a temperatura no interior do pedaço deve estar entre 52°C e 56°C e para medir você deve utilizar um termômetro especifico em forma de espeto. Uma diferença sutil, mas que você consegue controlar se tiver o equipamento certo em mãos;
- fique atento aos sinais da carne e evite distrações. Esse não é o momento em que você deve parar para responder uma mensagem no celular. Alguns minutos extras e você perde o ponto da sua carne;
- evite ficar virando a carne. Ela precisa ter o tempo respeitado antes de passar para o outro lado, ou poderá perder a suculência;
- sempre faça o preparo do corte in natura. Carnes geladas ou resfriadas podem prejudicar o alcance do ponto de forma adequada.
Como melhorar ainda mais o preparo da sua carne?
Por fim, não poderíamos deixar de trazer dicas que podem ajudar a deixar sua carne ainda mais saborosa. Confira:
- Teste opções de sais temperados próprios para o preparo de carnes nobres. Eles poderão trazer um sabor diferenciado, mas lembre-se de salgar no final do preparo para que o sal não desidrate a carne, perdendo a suculência.
- Escolha cortes destinados ao preparo grelhado ou na chapa. Eles tendem a ficar mais suculentos nesse caso.
Gostou de saber mais sobre os pontos da carne? Quer mais dicas para tornar seus pratos ainda mais interessantes? Siga nosso perfil no Facebook e no Instagram e acompanhe nossos conteúdos.