Dieta mediterrânea: o que é, benefícios e sugestões de receitas

dieta mediterrânea
7 minutos para ler

A dieta mediterrânea tem origem na região do Mar Mediterrâneo, localizado ao sul de diversos países que contam com uma gastronomia deliciosa, como a Espanha, a França, a Itália e a Grécia. O que chama a atenção na alimentação desses locais é que ela é saudável e de qualidade, sem deixar a desejar no sabor.

Desse modo, uma dica para quem busca implementar no dia a dia um cardápio gostoso e que traga muitos benefícios para a saúde a longo prazo é adotar a dieta mediterrânea, que utiliza ingredientes frescos no preparo de seus pratos. O resultado será comida de verdade todos os dias, o que trará uma vida com mais bem-estar, disposição física e mental para você e sua família.

Para saber mais sobre o que é a dieta mediterrânea, continue a leitura deste texto e tire as suas dúvidas agora mesmo!

O que é a dieta mediterrânea?

A comida mediterrânea preza pelo consumo de alimentos, como:

  • frutas;
  • legumes;
  • azeite de oliva;
  • peixes;
  • castanhas;
  • produtos lácteos;
  • vinho com moderação.

O objetivo é a criação de um cardápio com alimentos frescos e que ofereça nutrientes saudáveis para o corpo. Logo, dificilmente haverá o consumo de produtos processados e com altas quantidades de sal, açúcares refinados, gorduras saturadas e componentes químicos que são prejudiciais à saúde.

Quais são os seus benefícios?

A dieta mediterrânea conta com diversos alimentos naturais que proporcionam mais nutrição para o corpo, o que é ideal para quem busca uma vida com mais qualidade, saúde e bem-estar. Isso acontece tendo em vista que os ingredientes utilizados ajudam a promover um organismo mais resistente e sadio. Com isso, o corpo estará mais forte para combater viroses e outras doenças.

Esse tipo de alimentação também é indicada para quem quer perder alguns quilinhos, uma vez que essa culinária usa a gordura monoinsaturada, que está presente no azeite de oliva. Essa gordura ajuda a acelerar o metabolismo do corpo e atua na diminuição dos níveis de colesterol no sangue.

Isso permite a redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, ao controlar o colesterol LDL, que é considerado ruim para a saúde, pode-se amenizar as chances de desenvolver outras doenças graves, como o câncer, o Parkinson e a Alzheimer.  

Mas lembre-se, antes de começar qualquer dieta, é imprescindível conversar com seu médico ou nutricionista. Só ele poderá de orientar de maneira adequada.

Como criar receitas incríveis que sigam a dieta mediterrânea? 

Como a dieta mediterrânea usa muitos alimentos variados e que são fáceis de encontrar no Brasil, é possível contar com um leque de opções incríveis para fazer em casa para você, a família e os amigos. Vale destacar que essa dieta é considerada bastante segura, uma vez que aborda todos os nutrientes necessários para o bem-estar e o bom funcionamento do corpo, como as fibras, as vitaminas, os carboidratos e as proteínas. 

Confira algumas receitas fáceis de fazer e de dar água na boca.

Espaguete de abobrinha com camarão

Que tal preferir um espaguete fresco e saudável feito em casa sem dificuldades? Para isso, conte com 2 abobrinhas e fatie-as em tiras finas. Elas serão a base do prato.

Em seguida, leve sua panela wok ao fogo, refogue 1 cebola picada e 2 dentes de alho moídos no azeite de oliva. Acrescente 500 g de camarão sem pele e limpos adequadamente na wok. Tempere com sal e pimenta calabresa. Quando o camarão estiver dourado, retire-o da panela e reserve-o.

Na mesma panela, coloque 1/2 xícara de vinho branco e um punhado de folhas de espinafre picadas e uma cenoura picada já cozida. Com o fogo baixo, adicione a abobrinha e deixe cozinhar por cerca de 3 a 5 minutos. Tempere com sal a gosto e pimenta-do-reino moída na hora. 

Para finalizar, sirva no prato o espaguete de abobrinha com espinafre e cenoura e coloque por cima o camarão dourado. Não se esqueça de espremer um limão por cima para aromatizar o prato e trazer uma acidez bem-vinda ao paladar.     

Salmão ao forno com batata cozida no azeite com alecrim

Essa é uma receita leve, fácil de fazer e que agrada à maioria dos gostos. Para fazê-la, conte com a quantidade de postas de salmão necessárias para o número de pessoas que compartilharão a refeição com você. Tempere-as com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Deixe-as separadas.

Cozinhe na água 3 batatas-inglesas cortadas em pedaços grandes. Depois de cozidas, coloque-as em uma travessa de vidro, banhadas com bastante azeite e aromatizado com alecrim. Por cima, coloque as postas do salmão e regue novamente o azeite por cima. 

Leve a travessa para a Wok Grill preaquecida e deixe por aproximadamente 10 minutos a 200 graus. Mas se quiser o peixe, mais ou menos cozido, vá observando pela cúpula de vidro o seu preparo. Em seguida, é só servir. 

Peixe assado recheado com farofa de castanhas e camarão

O peixe assado é outra receita deliciosa e muito simples de ser feita. Escolha um peixe vermelho que seja do tamanho ideal para a quantidade de pessoas em sua casa. Lembre-se de que ele deve estar com as escamas removidas. Faça um corte na parte de baixo do peixe, abrindo da sua cabeça até o rabo. Tempere-o com sal e pimenta-do-reino moída na hora. 

Em seguida, refogue em sua wok 3 dentes de alho moídos e 1 cebola picada em azeite de oliva. Adicione 400 g de camarão e deixe dourar. Quando o camarão estiver dourado, flambe-o com 100 ml de vinho branco. Após alguns segundos, acrescente:

  • 300 g de farinha de mandioca;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 punhado de castanhas torradas no forno;
  • 1 colher de chá de páprica picante (ou outra especiaria de sua preferência).

Mexa tudo sem parar até que a farinha cozinhe devidamente. Depois, é só montar o peixe na travessa e levá-lo ao forno preaquecido a 200° por cerca de 15 minutos, a depender do tamanho do seu peixe.

Para montar o prato, tenha em mãos papel-alumínio para forrar o fundo da travessa. Em seguida, recheie o peixe com a farofa de castanhas e camarão e espalhe azeite por todos os seus lados. Jogue por cima 1 punhado de folhas de manjericão picadas e embrulhe-o com o papel-alumínio. Lembre-se de que a parte brilhante do papel deve estar para dentro e a parte mais fosca para fora. 

Agora que você já sabe o que é a dieta mediterrânea, você já pode adicionar algumas receitas deliciosas em seu cardápio do dia a dia. Lembre-se de que para facilitar o preparo das suas refeições, vale muito a pena adquirir uma Wok Grill, pois ela ajuda a cozinhar os alimentos mais rapidamente e por igual, deixando-os mais suculentos e saborosos. Com certeza, será uma ótima aquisição que deixará a sua vida na cozinha mais dinâmica e prática. 

Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a gente. Estamos sempre prontos a ajudar da melhor maneira possível!

Encerramento Wok Grill
Você também pode gostar