Conheça mais sobre a culinária coreana!

A culinária coreana tem características bem peculiares. Isso porque, no passado, o território era ocupado por uma só nação. Porém, após a Segunda Guerra Mundial, o país se dividiu em duas Coreias: uma no Sul, outra no Norte — e nunca mais houve unificação.
As mudanças ocasionadas por essa ruptura deram origem a uma tradição com diversas particularidades. Mas isso não se restringe apenas ao aspecto social: a política e a cultura também foram profundamente afetadas. O impacto, logicamente, também foi sentido na culinária — em especial a da Coreia do Sul, sobre a qual temos mais acesso.
Neste conteúdo, a equipe da Wok Grill, mostra algumas das gostosuras comuns desse país tão interessante e admirável, que transita entre o tradicional e o moderno. Confira!
Quais são os alimentos que os coreanos mais comem?
Passada a guerra e a separação, a região encontrou no arroz e na pimenta os seus carros-chefes. No entanto, outros itens são muito consumidos e se mantêm na alimentação, como os derivados de soja, peixes e frutos do mar.
Além deles, o tradicional lamen, os vegetais e os condimentos, como gergelim, gengibre e sal, também fazem parte e caracterizam a cozinha sul-coreana.

Quais são os pratos mais consumidos na culinária coreana?
A gastronomia coreana é muito apreciada, o que se deve bastante a seus ingredientes característicos e sabores diferenciados. A seguir, conheça os principais pratos, preparados por vários restaurantes do mundo!
Kimchi
Prato tradicional, feito com acelga, pasta de pimenta, alho, gengibre e outros ingredientes. No entanto, pode variar, com preparos que levam açúcar, vegetais e molho de peixe e camarão.
Bulgogi
É um prato coreano que leva carne bovina cortada em pedaços finos no preparo. Marinada em alho, açúcar, molho de soja e gengibre, entre outros, a carne é grelhada em alta temperatura, resultando em um sabor defumado.
Dol Sot Bi Bim Bap
É um risoto coreano, preparado com arroz oriental cozido, carne moída refogada e legumes, como berinjela, broto de feijão, chuchu, nabo, abobrinha e cebola.
Tteokbokki
Tradicional comida coreana que leva arroz no preparo. É uma sopa feita de bolinhos de arroz com anchova, ovos cozidos, pimenta e cebolinha.
Gimbap
Trata-se de uma versão coreana do sushi, prato de origem japonesa. É um bolinho de arroz enrolado em alga e recheado com pepino, cenoura, ovos e carne.
Baesuk
É uma típica sobremesa coreana, preparada com peras apimentadas no molho de gengibre e mel. Geralmente, é servida gelada.
Hotteok
Doce típico preparado com panqueca, que leva recheio composto por mel, canela, amendoim e açúcar. Também pode ser encontrado com o recheio de frutas secas.

Qual é a principal comida típica da culinária coreana?
A comida típica que mais se destaca na Coreia do Sul é o kimchi. Trata-se de um tipo de conserva que pode ser saboreado em qualquer hora do dia. Para fazermos uma comparação, podemos falar que sua popularidade se compara ao feijão com arroz no Brasil.
O kimchi pode ser encontrado em muitas variações, servido como acompanhamento de outros pratos ou mesmo sozinho, ficando igualmente delicioso.
Como você conferiu, a culinária coreana possui uma boa variedade de pratos, e esses são apenas alguns deles. Pelo fato de, no passado, o país ter sido território do Japão, existem muitos pratos com referências fortes da comida japonesa.
Para quem quer saber mais sobre comida coreana e gosta de um bom livro, vale a pena conferir
Gostou deste post? Então, deixe um comentário sobre essa culinária tão fascinante da Coreia.