Saiba os benefícios de cozinhar sem óleo
Cozinhar sem óleo é uma ótima opção para quem deseja ter uma alimentação mais saudável. Além de ser uma medida simples de ser adotada no dia a dia corrido, você evita vários problemas de saúde.
Isso é possível porque a maioria dos óleos usados na cozinha — como de soja, de girassol e de milho — sofrem reações químicas quando levados a altas temperaturas, produzindo substâncias prejudiciais à saúde.
Apesar de muitas pessoas já saberem os riscos de usar óleo para preparar as refeições, nem todas conhecem as vantagens de evitar sua adição — que vão muito além de preservar a saúde.
Por isso, viemos mostrar para você alguns dos principais benefícios de cozinhar sem óleo. Entenda agora mesmo para começar já a aproveitar!
Quais as vantagens de cozinhar sem óleo?
Sabemos que não usar óleos para cozinhar traz benefícios para a nossa saúde, mas, ao incorporar essa prática na rotina, podemos aproveitar muito mais vantagens, que vão desde a praticidade até o sabor dos alimentos. Veja a seguir e entenda melhor.
Faz bem para a saúde
Provavelmente você já ouvir falar nos problemas que podem ser causados pelo uso de óleo para cozinhar — doenças cardiovasculares, irritação do trato gastrointestinal, ganho de peso, artrite, envelhecimento precoce e até câncer. Mas você entende por que eles ocorrem?
No caso de frituras, por exemplo, o óleo chega a temperaturas altas por períodos longos. De acordo com alguns estudos, essas condições provocam alterações em suas propriedades físicas e químicas, levando à formação de substâncias tóxicas ou, até mesmo, cancerígenas.
Então, ao cozinhar sem óleo, você consegue reduzir as chances de desenvolver esses problemas de saúde e ter uma vida mais saudável. Sem dúvidas, é uma mudança pequena que faz toda a diferença.
Ajuda a manter o sabor dos alimentos
Quando o óleo atinge o ponto de fumaça, temperatura em que queima, libera radicais livres e forma a acroleína, uma substância que deixa um cheiro desagradável no ambiente e dá um sabor amargo, de queimado, aos alimentos.
Sendo assim, usar óleo pode alterar o sabor dos alimentos. Isso também acontece dependendo do tipo de óleo escolhido. Alguns têm gosto mais forte, como de palma e de gergelim, o que também interfere no sabor das refeições. O de coco, embora saudável se não consumido em excesso, pode não combinar muito com certos pratos salgados.
Evitando acrescentar óleo, o sabor dos alimentos preparados fica mais natural e os temperos adicionados são realçados. Ou seja, você tem uma refeição muito mais saborosa e jantar em casa após chegar do trabalho passa a ser muito mais prazeroso.
Suja menos
Sabe aquela fina camada pegajosa que se forma no armário, na geladeira, nas paredes e no chão? Deixar de usar o óleo para cozinhar é a melhor solução para fazer menos sujeira enquanto cozinha e impedir que a gordura fique impregnada nas superfícies.
Além disso, panelas, pratos e talheres geralmente ficam engordurados e, muitas vezes, usar detergente e esponja não é suficiente para limpar por completo logo de primeira, o que dá mais trabalho na hora de lavar.
Então, cozinhar sem óleo facilita o processo de limpar a cozinha e lavar as louças, além de prolongar a sensação de que está tudo limpo. Fazendo menos esforço nessas tarefas, você ganha tempo para aproveitar com a sua família ou simplesmente descansar.
Estimula a buscar novas receitas
Para se adaptar a essa prática na cozinha, é natural que você queira buscar novas receitas. Além de variar um pouco as refeições do seu dia a dia, é possível encontrar opções mais saudáveis e fáceis de preparar.
Graças à internet, é simples encontrar não só receitas, mas também dicas de preparo e combinações. A partir disso, você pode escolher as melhores opções de acordo com o seu nível de prática culinária, o tempo que pode dedicar a isso e os ingredientes disponíveis em sua casa.
Assim, você descobrirá novos sabores e combinações agradáveis, modos de preparo que têm mais a ver com o seu estilo e pratos que conseguirá incluir em sua rotina. Como resultado, seu cardápio vai ficar mais rico e variado, o que é bom pensando na sua saúde e no seu paladar.
Simplifica os preparos
Quem prepara o próprio jantar ao chegar do trabalho sabe como isso pode ser desanimador. Estamos cansados, por isso, queremos algo que seja prático, mas saboroso.
Cozinhar sem óleo é capaz de tornar os seus preparos mais simples e rápidos. Isso é possível porque, além de ter um ingrediente a menos, você não precisa esperar o óleo esquentar para começar a preparar a refeição.
No momento de fritar cebolas para refogar alguma verdura ou legume, por exemplo, pode colocar direto na panela ou frigideira. Afinal, elas contêm muita água, que é liberada naturalmente no processo de aquecimento, evitando que queimem e garantindo um sabor mais natural e intenso. Em seguida, basta adicionar os vegetais e um pouco de água.
Como é possível facilitar o preparo de alimentos sem óleo?
Para que seus momentos na cozinha sejam ainda mais práticos depois que você passar a cozinhar sem óleo, é importante usar panelas adequadas. Isso evita que os alimentos grudem no fundo da panela, o que gera desperdício de alimentos e complica o trabalho de limpeza.
Pensando nisso, uma boa opção é usar uma Wok Grill. Trata-se de um forno de convecção que também traz as funcionalidades de fritadeira elétrica e panela wok. Por ser bastante versátil, você pode cozinhar sem óleo, fritar, grelhar, assar, desidratar e aquecer uma enorme variedade de alimentos. Tudo isso de maneira prática, rápida e sem sujeira.
Agora que você sabe quais são os benefícios de cozinhar sem óleo, já parou para pensar em como empregar essa prática na sua vida? Pode parecer difícil, porque estamos bastante acostumados a colocar esse produto em praticamente todos os preparos, mas a Wok Grill torna isso muito mais fácil e prático.
Visite o nosso site agora mesmo e conheça todas as funcionalidades e vantagens da Wok Grill.