Congelamento: aprenda mais sobre essa técnica de conservação dos alimentos
O congelamento é uma excelente técnica para conservar alimentos e até mesmo aquela sobra do jantar feito na Wok Grill pode muito bem ser o almoço daqui alguns dias.
Por isso, vale a penas saber direitinho quais são os alimentos que podem ser congelados sem perder suas características e nutrientes.
Legumes e verduras
Legumes e verduras são muito fáceis de congelar.
Basta higienizá-los e picá-los da forma que você normalmente usa para prepará-los e colocá-los em uma embalagem que possa ser bem fechada, evitando assim o contato com ar ou água.
Dessa forma, os legumes e verduras congelados podem ser usados diretamente em molhos, refogados e cozidos.
Frutas
Todas as frutas, até mesmo as bananas podem ser congeladas. Lembrando que, na hora de congelar frutas em pedaços é melhor retirar toda a casca e também o caroço.
No caso da banana, baste descascar, cortar em rodelas e colocar em potinhos, embaladas no papel-manteiga.
Frutas secas
Para congelar frutas secas, como nozes e castanhas, é só colocá-las em um saquinho, fechar a vácuo e levar para o congelador.
Já na hora de consumir, basta deixá-las fora do congelador pelo tempo necessário.
Pão de forma
Os pães costumam ter um prazo de validade curto e se você mora sozinho ou tem uma família pequena é normal que ele acabe vencendo. Assim, congelar é uma ótima ideia.
Você pode utilizar a própria embalagem. Apenas retire o ar e feche bem.
Já na hora de descongelar, leve diretamente para o forno e faça torradas.
Ovos
Ovos? Sim! É possível congelar ovos!
Aqui a dica é fazer a mistura da clara e da gema (como se fosse fazer um omelete), e colocar para congelar em um pote bem fechado.
Você pode congelar quantos ovos quiser no mesmo recipiente. Porém, não se esqueça de anotar a quantidade exata de ovos que foram congelados para não ter problemas na hora de preparar alguma receita com eles.
Leite
Para congelar o leite, escolha uma garrafa de vidro ou plástico, encha ¾ da mesma (evitando assim que ela estoure com a pressão) e leve para o congelador.
Descongele e use imediatamente para ele não perder o sabor e aroma.
Queijos
Congele as sobras de queijo em saquinhos plásticos bem fechados.
No entanto, os queijos cremosos e macios podem sofrer alteração na textura e depois de descongelados podem ser melhor utilizados no preparo de receitas.
Feijão
Este é o alimento mais frequente em qualquer congelador! Porém, é sempre bom lembrar que ele deve não deve ser congelado temperado e por até um mês.
E claro, depois de descongelado não pode ser congelado novamente.
Carnes
Carnes frescas de todos os tipos, e de preferência cruas, podem ser congeladas. Retire os ossos e o excesso de gordura e embale em porções individuais.
E cuidado! A carne que já foi congelada crua, só pode ser congelada novamente sob forma de um prato pronto.
Dicas e cuidados na hora do congelamento
- A embalagem ideal para congelar seus alimentos é aquela que não permite o contato com o ar do freezer, não se rasga facilmente, resiste à gordura, adere ao alimento antes do congelamento e se solta com facilidade depois do produto congelado.
- Para os pratos prontos, o ideal é fazer o congelamento em pequenas porções.
- E por falar em pratos prontos, lembre-se sempre que o congelamento tende a realçar os temperos e deixar os alimentos mais macios.
- Na hora de descongelar, bolos, tortas, doces e frutas devem ficar em temperatura ambiente e descongelados na embalagem.
- Carnes e queijos devem descongelar dentro da geladeira. Já os alimentos prontos podem ser levados diretamente para o micro-ondas ou fogão.
Gostou das nossas dicas sobre alimentos congelados? Então, não deixe de seguir nosso blog, temos sempre dicas e receitas práticas e deliciosas preparadas na sua Wok Grill.