9 dicas sobre como se planejar para morar sozinha
O sonho de muitas pessoas é ter um lugarzinho para chamar de seu. Contudo, ser independente exige muito planejamento e organização, já que manter uma residência envolve diversos custos, como mercado, água, energia, internet, entre outros. Os famosos boletos!
Se você está cogitando essa ideia porque vai estudar fora ou simplesmente quer sair da casa dos pais, listamos nove dicas sobre como se planejar para morar sozinha que vão te guiar nessa aventura e, sem dúvidas, amenizar possíveis dores de cabeça.
Ah, e para não deixar passar nenhuma sugestão, vale até mesmo anotá-las. Boa leitura!
1. Converse com alguém sobre a ideia
A sementinha que gera a vontade de morar sozinha foi plantada em você, mas e agora? Como saber se é uma boa ideia ou não? Nessas horas, nada melhor do que conversar com a sua família, que vai poder te dar dicas sobre a questão, e também com os seus amigos — especialmente aqueles que estão passando ou já passaram pela experiência.
Para que você possa ir amadurecendo a ideia, analisando os pontos positivos e negativos, escutá-los é extremamente importante.
Outro ponto de apoio pode ser a internet. O grupo no Facebook chamado A Odisséia de Morar Sozinho surgiu em 2011 e se tornou espaço de encontro virtual entre aqueles que buscam compartilhar de situações simples até as mais inusitadas que podem acontecer nesse trajeto. Você vai aprender muitas coisas e ainda se divertir!
2. Invista em você
Decidir morar sozinha exige autoinvestimento que, no futuro, trará retorno suficiente para que você consiga manter as responsabilidades, sejam elas financeiras, emocionais ou estruturais, que morar sozinho exige.
Portanto, fazer cursos, cursar uma faculdade, entre outras questões, podem te ajudar nessa trajetória de autodesenvolvimento, na busca por habilidades que vão te garantir um bom emprego, por exemplo.
3. Ganhe dinheiro
Depois de investir em você e encontrar seus pontos fortes, é hora de ganhar dinheiro! Sem ele, uma casa não se mantém, já que muitos são os gastos que ela gera. Então, não tenha medo de buscar ou criar suas próprias oportunidades.
4. Poupe dinheiro
Contudo, para além das contas recorrentes, como internet, telefone, água e energia, existe também a necessidade de equipar uma casa. Então, itens como cama, guarda-roupa, geladeira, fogão, máquina de lavar, etc, precisam estar presentes no seu planejamento. Nessas horas, além de ter uma renda mensal, você precisa guardar dinheiro.
Essa dica sobre como se planejar para morar sozinha é extremamente importante, inclusive se você já quer montar sua casa com todos os móveis e eletrodomésticos que julgar necessários desde o começo.
No entanto, se você pensa que poupar dinheiro é suficiente apenas durante esse período, engana-se. Ter independência financeira e fazer sua reserva é uma das regras essenciais para levar uma vida tranquila, caso algum imprevisto aconteça — todos estamos sujeitos a eles!
5. Pesquise sobre tudo
Por falar em móveis e eletrodomésticos, não saia por aí comprando tudo desesperadamente. Pesquise, pesquise, pesquise. E na hora de decidir o que comprar e fechar negócio, não tenha medo de pedir aquele descontinho!
O mesmo vale se você pretende alugar um imóvel ou construir um. Busque por opções que estejam dentro da realidade do seu bolso, assim você evita dívidas e problemas futuros.
6. Priorize o essencial
Deu pra perceber na dica acima que limites são importantes, não é? Pois bem! Eles não poderiam ficar de fora das sugestões sobre como se planejar para ter seu lugar no mundo.
É justamente essa palavrinha que deve guiar toda a sua trajetória nessa ideia. Desde o planejamento para se mudar, passando pelo o que comprar quando for morar sozinho até os alimentos que entrarão na sua geladeira (nada de comprar legumes em excesso e deixá-los estragando, hein!).
Às vezes, nem sempre tudo aquilo que você julga prioridade, na verdade é. Saiba avaliar bem e dizer “não” para aquilo que não te agrega
Estabeleça limites até mesmo para a sua própria mente, se em algum momento você pensar em desistir.
7. Pense no amanhã
Planejamento é indispensável para quem mora sozinho, ainda mais quando é necessário alinhar uma rotina a sós com trabalho e/ou faculdade. Por isso, um olho no amanhã é sempre bem-vindo.
Manter uma reserva financeira, por exemplo, e prever algumas situações simples também é indispensável.
Vale até estabelecer um planejamento diário, mensal ou semanal, pois adiar alguma tarefa da casa pode acabar dificultando e atrapalhando a sua rotina.
Ah, e gastar exageradamente com coisas desnecessárias no cartão de crédito vai deixá-lo sem saldo caso você precise resolver algum problema — acredite, o gás acaba e chuveiros queimam! — e não tenha dinheiro naquele momento.
Essas e muitas outras questões precisam sempre ser lembradas para que você não entre em uma bola de neve negativa e consiga manter mente e corpo bons e saudáveis.
Entre todas as dicas sobre como se planejar para morar sozinha, essa é uma das mais importantes.
8. Tenha um propósito
Em uma rápida pesquisa no Google para o significado da palavra propósito, a resposta é “1. intenção (de fazer algo); projeto, desígnio. 2. aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito”. Qual o seu propósito?
Manter um objetivo e acreditar nele é mais do que fundamental, já que te dará forças suficientes para batalhar por aquilo que você deseja. Se a sua meta é morar em um bairro X ou comprar um apartamento no condomínio Y, o que você pode fazer para tornar isso realidade?
Mentalize seus sonhos, escreva-os em um papel e olhe para eles diariamente. Mantenha-se sempre positiva e focada em você mesma!
9. Seja paciente
Se você chegou até aqui receosa, calma! Pode parecer que a sua liberdade está longe de ser conquistada, já que ela envolve tantas questões — especialmente juntar dinheiro, um dos pontos que mais costuma assustar as pessoas.
Para facilitar o seu lado e você poder vivenciar essa experiência que tem lá seus perrengues, sim, mas ao mesmo tempo proporciona muita coisa boa, reveja sempre cada uma das dicas acima. Analise aquelas que precisam ser desenvolvidas ou melhoradas. Busque formas de trazê-las para a sua realidade.
As coisas vão acontecer no tempo certo, pode ter certeza. Então, não tenha medo e nem pressa. Não desista! Lembre-se que são os pequenos passos, aqueles que damos diariamente, que transformam nossa própria vida e colaboram com a realização dos nossos sonhos.
E para você já se preparar para todas as responsabilidades que manter uma casa exige, que tal assinar a newsletter da Wok Grill e receber conteúdos exclusivos no seu e-mail? É só preencher o formulário abaixo. Fome você não vai passar com as nossas dicas de receitas e vai saber como se planejar para morar sozinha com mais tranquilidade! 😋