Como fazer hambúrguer caseiro: 7 dicas para você adotar!
Está pensando em preparar um prato incrível, saboroso e prático de fazer para receber seus amigos, familiares ou, até mesmo, para curtir sozinho? Sabe o que cai muito bem nesse momento? Um delicioso hambúrguer!
Esse é um dos pratos mais queridos dos brasileiros. Mas você pode prepará-lo com o mesmo sabor, ou ainda melhor, do que os restaurantes, no conforto da sua casa!
Então confira como fazer hambúrguer em casa com essas 7 dicas imperdíveis e crie lanches sensacionais e saborosos para você, sua família e convidados.
1. Escolha bem o blend de carne
O principal segredo sobre como fazer hambúrguer em casa e dar aquele sabor incrível é acertar o blend de carne. A escolha de uma boa combinação aqui poderá trazer um resultado que surpreenderá a todos.
Em primeiro lugar, escolha carnes de boa qualidade e procedência. Por exemplo, se você comprar uma peça que já esteja há mais tempo exposta, seu hambúrguer vai ficar com sabor de velho. E você não quer isso, não é mesmo?
Mas, além disso, um bom hambúrguer é formado por, pelo menos, dois tipos de carne e uma concentração adequada de gordura. Isso ajudará a dar aquela suculência gostosa e, ao mesmo tempo, não deixar enjoado com um teor muito alto.
O percentual ideal é que o blend tenha uma concentração de 20% de gordura. Para isso, você pode combinar carnes magras com aquelas que tenham um maior teor de gordura naturalmente.
As combinações são diversas! Vale testar e descobrir novos sabores. Algumas indicações interessantes são:
- Fraldinha com acém;
- Fraldinha com costela de boi;
- Alcatra com peito;
- Patinho com picanha, entre outros.
2. Capriche no tempero
Outra dica interessante para deixar seu hambúrguer ainda melhor é acertar em uma boa combinação de temperos. Ele não precisa ser muito forte, pois o sabor da carne é o que deve dominar no blend.
Para alguns, apenas o sal e pimenta do reino a gosto dá conta. Mas se você quer um saborzinho a mais, hoje temos algumas opções bem interessantes de sal com temperos leves que ajudarão nesse sentido.
É o caso, por exemplo, do sal de parrilla. Ele é uma ótima opção, pois evita que a carne perca a umidade – algo que você não quer em um hambúrguer, não é mesmo?
3. Acerte na modelagem do hambúrguer
Um erro comum, que pode prejudicar o seu hambúrguer, é errar na modelagem. Se ele ficar muito fino, poderá passar do ponto facilmente e começar a ressecar. Para quem ama uma carne ao ponto ou mais mal passada, esse poderá ser um motivo de frustração.
Ao mesmo tempo, bifes excessivamente altos podem cozinhar por fora e ficarem crus por dentro, o que dificulta a acertar o ponto. Há diversos tipos de aros de modelagem disponíveis no mercado, que ajudam você a acertar o diâmetro. Aí, basta ajustar o peso do hambúrguer no aro.
Para quem quer uma peça mais fina, a estimativa média é o uso de 100g a 120g de carne. Já para peças mais altas, o ideal é entre 150g a 200g. Utilize uma balança de mesa para isso!
4. Evite erros na hora de preparar o hambúrguer
Mesmo com uma modelagem adequada do hambúrguer, você sente que a sua carne fica ressecada? Bom, um erro que pode prejudicar isso é o hábito de ficar virando o blend ao longo do preparo.
O ideal é que você conte com uma chapa já bem quente e apenas deixe a carne até que ela sele ao fundo. Um bom parâmetro, para não ficar mexendo muito, é quando você notar que está começando a acumular sangue no topo do blend – essa é a hora ideal de virar.
5. Escolha os melhores complementos para o hambúrguer
Além de um blend de qualidade, a sua experiência preparando o melhor hambúrguer passará também pelos melhores complementos. É importante escolher produtos de qualidade, para estarem alinhados com a seleção da carne que você fez e trazer um resultado incrível.
Estão entre os principais utilizados:
- queijo;
- cebola roxa;
- alface e tomate;
- bacon;
- ovo;
- presunto;
- pepperoni;
- molhos (catchup, mostarda, maionese e barbecue).
6. Sele o pão que será utilizado
Para o seu hambúrguer ficar ainda melhor, uma dica bem legal é, antes do preparo, selar o pão que será utilizado na chapa. Talvez você já tenha passado pela experiência nada boa de senti-lo molenga ou muito molhado ao comer, principalmente, no caso de um blend mais suculento. Isso dificulta, até conseguir manipular o pão para degustar, não é mesmo?
Pois é, ao selar o pão na chapa quente, você consegue minimizar esse problema, evitando que tanto a gordura da carne quanto os complementos, como queijos ou molhos, alterem muito a estrutura do pão e ele permaneça macio e gostoso.
Deixe-o alguns segundos em uma chapa bem quente. Mas fique atento para não deixar passar do tempo e o pão queimar, ok?
7. Escolha o método de preparo ideal
Para que seu hambúrguer fique perfeito, é importante, também, escolher a melhor forma de preparo. Sabemos que a churrasqueira tradicional é uma querida de muitas pessoas, mas, e para quem mora em apartamentos, ou deseja um preparo mais rápido no dia a dia? Essa pode ser uma opção mais trabalhosa.
Para fazer o preparo com o mesmo sabor de uma churrasqueira tradicional e com maior praticidade para o seu dia a dia, conte com a Wok Grill. A preparação é idêntica, mas com a vantagem de não fazer tanta sujeira, não precisar esperar muito tempo para a chapa esquentar e, também, ser possível dar um sabor incrível para a carne.
Mas se você fizer questão daquele sabor defumado do churrasco tradicional, não há problemas. Atualmente podemos contar com temperos que trazem o sabor de fumaça para o blend, como se estivesse sido preparado em brasa de carvão.
Gostou das dicas sobre como fazer hambúrguer caseiro? Então compre os ingredientes, chame os amigos e tenha um momento inesquecível com eles!
A Wok Grill é uma opção incrível para ter em sua casa. Além de poder preparar um churrasco com maior conforto e praticidade, ela ajuda a preparar outros pratos saudáveis com um sabor único!
Conheça mais sobre a panela Wok Grill em nosso site!