Veja os principais erros na hora de fazer um churrasco!

erros no churrasco - tempero para carnes de churrasco
4 minutos para ler

O Brasileiro ama churrasco, tchê! Isso não é novidade para ninguém. É muito difícil em uma resenha ou reunião familiar não rolar aquele bom e velho churrasco, tradição gaúcha que se espalhou pelo Brasil todo, tornando-se até um ritual. 

Para melhorar a situação, hoje temos utensílios domésticos que permitem fazer um bom churrasco, como a Wok Grill — que, além de ser uma churrasqueira, tem inúmeras outras funções.

No entanto, em qualquer local que seja feito, muitos cometem erros no churrasco, deixando essa gostosura fora dos padrões esperados, principalmente quanto ao sabor e a maciez. Existem detalhes no preparo que devem ser seguidos para garantir um delicioso churrasco, bem à moda tradicional.

Trata-se de uma refeição, que, na verdade, é considerada um evento que reúne as pessoas para saborear os mais variados tipos de carnes e seus devidos acompanhamentos. Mas mesmo os que se nomeiam churrasqueiros de mão cheia cometem erros no momento do preparo.

Neste post, vamos apontar os principais erros cometidos na hora do preparo de um bom churrasco. Continue a leitura e confira!

Principais erros na hora de preparar o churrasco

Tirar a gordura da carne 

É um dos erros de churrasco mais comuns, cometido por quem não sabe preparar um bom churrasco. Na verdade, é a gordura da carne que confere o sabor especial e característico. Além disso, a gordura tem a função de tornar a carne mais macia, evitando o ressecamento e tornando-a mais macia e suculenta.

Muitos fazem isso para evitar ingerir muita gordura, deixando-a mais leve. No entanto, essa medida tira grande parte de seu sabor. Como nem todos os dias comemos churrasco, dá para priorizar o paladar, não é mesmo? 

Então, mantenha a gordura e garanta o sabor dessa delícia. Ressaltando que, na hora de servir, você pode, sim, optar por retirar a gordura, e isso não afetará em nada o sabor da carne.

Errar a altura de preparo da carne

Errar na altura entre a grelha ou o espeto (como o churrasco tradicional é feito) e o carvão é outro erro de churrasco que interfere no resultado. Colocar a carne em uma altura inadequada vai prejudicar o sabor.

Para saber a altura correta, deve ser considerado o seu objetivo:

  • peças grelhadas ou seladas: a distância deve ser de 15 cm. Assim, você “fecha a carne” para manter o suco. Quando estiver dourada, levante até a altura normal e deixe assar normalmente;
  • peças grandes que precisam de mais tempo de cozimento: a distância ideal é de 40 a 60 cm do fogo. Dessa forma, ela será assada adequadamente, sem ficar totalmente crua — e, se preferir mal passada, deixe por menos tempo.

Outro detalhe importante: vire a carne a cada cinco minutos.

Exagerar no uso de sal e outros temperos

O sal é um ingrediente importante no preparo da carne. No entanto, é preciso cautela na quantidade e na forma de usá-lo. Para começar, o mais indicado é o sal grosso. Faça uma “caminha” para posicionar as carnes — pode ser em um tabuleiro grande.

Faça isso dos dois lados e deixe a carne descansar por alguns minutos sobre o sal. Antes de levá-la à churrasqueira, retire o sal em excesso, pois isso pode alterar o sabor. Além disso, o excesso de sal pode deixá-la menos suculenta.

O churrasco tradicional é preparado apenas com sal grosso, mas nada impede de você acrescentar outros temperos, como ervas, mas somente após o preparo.

Prepare o churrasco com outras pessoas

Tudo vale a pena para deixar esse evento mais tranquilo e divertido. Afinal, é um momento de descontração e sempre tem aquele churrasqueiro experiente que sabe os macetes de um bom churrasco.

Fazer um churrasco é simples. Seguindo nossas dicas e sem cometer os erros no churrasco já é um bom começo para se tornar um churrasqueiro de qualidade. E não se esqueça dos acompanhamentos, mas isso é assunto para outro conteúdo.

Gostou deste post? Se você está acostumado a preparar um bom churrasco e tem outras dicas importantes, deixe seu comentário!

Você também pode gostar
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×