Como conservar salada na geladeira? Veja 5 dicas!
Você é daquelas pessoas que não abrem mão de uma saladinha colorida e apetitosa na hora do almoço ou do jantar? Então, este artigo é para você! Nele, mostraremos como conservar salada na geladeira, garantindo que esse acompanhamento delicioso e saudável se mantenha por mais tempo em condições de consumo.
O fato é que as hortaliças, especialmente as folhas, se deterioram rapidamente — ou seja, em pouco tempo, já estão sem condições de consumo. No entanto, existem formas de tornar esses alimentos, que são tão nutritivos e saudáveis, mais duráveis para que os aproveitemos bem antes de descartá-los.
Por isso, neste conteúdo, vamos dar dicas de como conservar salada na geladeira, além de como manter esses vegetais em condições de uso por mais tempo, acondicionando-os de forma adequada. Continue a leitura e confira algumas excelentes sugestões!
1. Higienize as folhas de forma correta
Comece lavando bem folha por folha em água corrente fria. Isso vai garantir a retirada de terra e outras sujeiras presentes nessas hortaliças. Depois, coloque-as de molho em água com hipoclorito de sódio, água sanitária ou outro produto próprio para hortaliças, por cerca de 15 minutos (certifique-se sobre o uso do produto para alimentos).
A seguir enxague em água limpa e corrente para remover o produto.
Por fim, seque cada folha. Nessa etapa da higienização, retire as partes de folhas amassadas ou que apresentem alguma deterioração, como ranhuras e manchas.
2. Utilize recipientes adequados
Para acondicionar a salada, utilize um pote com tampa. Para conservá-la seca, use e abuse do papel-toalha, intercalando-o entre uma folha e outra — isso as manterá sempre secas e próprias para o consumo.
Prefira guardar folhas maiores, como a couve, em sacos plásticos esterilizados, separando as verduras nas porções ideais para cada refeição.
3. Coloque a salada no local adequado na geladeira
Como as folhas são alimentos muito frágeis a temperaturas extremas, o melhor local para guardá-las é na geladeira, na gaveta localizada na parte inferior. Esse é o local menos frio, o que ajuda a salada a se manter por mais tempo em boas condições. Além disso, mantenha sempre os potes ou saquinhos bem fechados.
4. Guarde as sobras na geladeira de forma adequada
Você sabe como conservar salada na geladeira quando ela sobra de alguma refeição? Muitas vezes, fazemos aquela salada linda e colorida, mas acaba sobrando bastante, não é mesmo? Nesse caso, após servi-la, guarde-a rapidamente. Dessa forma, ela vai durar, pelo menos, para mais uma refeição.
O melhor local da geladeira para guardar a salada pronta é no meio, deixando espaços para circular o ar frio. Os melhores recipientes para mantê-la saborosa por mais tempo são os de vidro e os de plástico, pois garantem as propriedades dos alimentos, como textura, sabor, cor e odor.
5. Acondicione os legumes em locais secos
Opte por guardar legumes e tubérculos nos locais mais secos da geladeira. Dessa forma, sua durabilidade para consumo será maior. O melhor local para isso é a gaveta da parte inferior da geladeira — assim como ocorre com as folhas, já citadas neste conteúdo.
Agora que você já sabe como manter as folhas e legumes por mais tempo, assim como conservar a salada na geladeira, siga nossas dicas e tenha sempre esse acompanhamento saudável e nutritivo nas suas refeições.
Se você gostou deste post, leia também outro artigo muito interessante sobre o preparo de comidas rápidas e saudáveis para o almoço!