Churrasqueira elétrica ou carvão? Veja qual a melhor opção!

O churrasco é uma paixão nacional. Temos certeza de que as tardes de domingo da maioria dos brasileiros foram marcadas por um belo churrasco com a família toda reunida. No entanto, nem todo churrasqueiro é igual, cada um tem as suas preferências e o seu jeitinho especial de preparar as carnes e os acompanhamentos.
Neste artigo, vamos falar sobre um assunto que gera muito debate entre os amantes de churrasco: a disputa entre churrasqueira elétrica ou carvão.
Os churrasqueiros mais conservadores acham que o carvão é indispensável, no entanto, há quem prefira a churrasqueira elétrica por sua praticidade. Afinal, qual é a melhor?
Para descobrir a resposta para essa pergunta, continue acompanhando a leitura!
Como funcionam as churrasqueiras elétricas?
Acreditamos que todos já tenham visto uma churrasqueira a carvão, pois ela é a mais tradicional e a mais utilizada pelos brasileiros.
Como o nome já sugere, ela precisa de carvão para alimentar a brasa e produzir fumaça, o que garante à carne o sabor defumado típico de churrasco. Já a elétrica não produz fumaça por não ter combustão. Assim, uma fonte única será a responsável pelo calor para assar a carne.
Quem entende de churrasco diz que a grelha elétrica é capaz de assar a carne de maneira mais rápida e uniforme, enquanto a brasa pode aumentar e abaixar — o que dificulta para dar o ponto no alimento.
Quais são os principais diferenciais entre churrasqueira elétrica e a carvão?
A principal diferença entre esses dois tipos de churrasqueiras é a presença ou a ausência do carvão. No entanto, existem outros pontos que devem ser citados.
Existem churrasqueiras elétricas de diversos tamanhos, portanto, ela é ideal para pessoas que moram em casas ou apartamentos pequenos e sem espaços gourmet. É claro que também existem churrasqueiras a carvão com medidas menores, mas a presença da fumaça pode ser um grande problema para quem não tem área de lazer em espaços abertos ou com bons exaustores.
Quem já acendeu uma churrasqueira a carvão sabe que existe todo um ritual para o preparo do braseiro. Não é nada fácil acender o carvão e deixar a brasa no ponto ideal para assar a carne. Portanto, para quem não tem muita habilidade e procura uma opção mais segura, a churrasqueira elétrica é a ideal.
Qual é a melhor churrasqueira?
Muitas pessoas não gostam da churrasqueira elétrica porque dizem que ela não entrega o mesmo resultado do carvão, mas existem muitos pontos positivos a favor da elétrica.
A verdade é que não existe uma decisão unânime — tudo depende das necessidades de cada um. Se você gosta de comer churrasco justamente por causa do sabor defumado que a carne ganha durante o preparo, de nada adianta investir em uma churrasqueira elétrica.
No entanto, se mora em um apartamento sem área aberta e não quer deixar toda a sua casa com cheiro de fumaça, a churrasqueira elétrica é a melhor solução. Além de fazer menos bagunça, seu tamanho e peso permitem que você a leve para qualquer lugar — facilitando, também, na hora da higienização.
Agora que você já sabe quais são as diferenças entre churrasqueira elétrica ou carvão, basta escolher aquela que mais atende aos seus gostos. A churrasqueira é muito importante, mas existem outros pontos que vão influenciar no sucesso do seu churrasco — então, não se preocupe tanto!
Gostou das nossas dicas? Está procurando por um utensílio de cozinha que para fazer o seu churrasco sem bagunça e com muita praticidade? Então, saiba mais sobre a Wok Grill!