Confira 7 tipos de carnes nobres para churrasco
Deixe sua refeição ainda mais especial com as carnes nobres para churrasco e Wok Grill.
O churrasco é uma das refeições mais amadas pelos brasileiros. Seja em confraternizações, somente com a família ou com amigos, a arte de assar carnes é sempre uma ótima pedida.
As possibilidades de cortes para o preparo são inúmeras: vão desde a tradicional picanha até o cupim e a maminha. Mas e se a intenção for realizar uma experiência mais requintada? Para isso, temos as carnes nobres para churrasco!
Existem muitos cortes com sabores e texturas incríveis, mas que não são tão populares e acabam ficando fora da refeição. Pensando nisso, decidimos listar carnes irresistíveis, além de dar dicas sobre como escolhê-las e como temperá-las. Confira abaixo!
Como escolher bons cortes para o churrasco?
A hora de comprar as carnes é uma das mais importantes do churrasco, já que as peças escolhidas influenciarão diretamente no resultado do preparo.
Para selecionar bons cortes para compor a refeição, basta conhecer algumas das propriedades das carnes e priorizar peças que atendam bem a esses aspectos.
Um deles é a cor. A coloração avermelhada é a natural da carne e é um dos parâmetros que devem ser observados ao escolhê-la. Se a peça estiver com tonalidade diferente dessa, mais escura ou muito clara, não é um bom sinal e é melhor optar por outra peça.
O marmoreio é outra característica que deve ser considerada na hora de escolher uma carne para churrasco, principalmente no quesito cortes nobres. Esse aspecto é definido pela quantidade de gordura intramuscular do animal.
Quanto mais traços de gordura houverem entre os músculos da peça, mais macia ela será. Os bovinos criados para cultivarem mais marmoreio, conhecidos pela boa procedência, têm predisposição genética para isso.
Um exemplo é a carne angus, proveniente da raça europeia de mesmo nome, que tem como diferencial a maior quantidade de marmoreio.
Outra propriedade já conhecida pela maioria das pessoas, mas que também merece ser citada, é a textura. Os cortes para churrasco devem ser macios, logo, se a carne estiver dura, é melhor escolher outra opção.
Carnes nobres para churrasco
Agora que você já sabe como deve ser o processo de escolha dos cortes para o churrasco, é hora de conferir quais são as carnes menos convencionais, mas que podem elevar o nível da sua refeição. Veja abaixo!
1. Bife ancho
O bife ancho é um corte popular nos países da América do Sul, principalmente na Argentina. No Brasil, seu nome é filé ou bife de costela e, na França, é o famoso entrecôte (ou entrecosto). É uma peça macia e muito suculenta!
Retirada da parte dianteira do contrafilé, geralmente, possui ótimo nível de marmoreio. O nome ancho significa largo, em português, e se dá porque o bife deve ter no mínimo 4 cm. É uma carne que merece fazer parte de seu churrasco!
2. Bife de chorizo
O bife de chorizo também é muito apreciado pelos argentinos. A peça, retirada do centro do contrafilé, também se destaca pela maciez e tem uma camada de gordura na lateral.
A carne tem menos marmoreio que o vizinho bife ancho, já que sua gordura fica concentrada na lateral, e não entre os músculos do animal. O corte é largo e pode chegar até 6 cm. É uma peça saborosa, que funciona muito bem para o churrasco!
3. Short rib
O short rib é um corte dianteiro, também chamado no Brasil de acém com osso. A carne possui nível alto de marmoreio, responsável por sua maciez.
A extensão de suas fibras e a gordura entremeada tornam a carne uma excelente opção para o churrasco, já que proporcionam textura e sabor incríveis.
4. T-Bone
O T-Bone é um corte bem popular nos Estados Unidos, mas que também faz sucesso nas terras brasileiras. Seu nome se dá por conta do osso em formato de T no qual a carne está ligada.
Retirada da parte traseira do animal, a peça é composta por filé-mignon de um lado e contrafilé do outro. A carne combina nível médio de marmoreio com camadas de gordura laterais, que a tornam muito macia e supersaborosa.
5. Shoulder steak
O shoulder steak é um corte retirado do meio da paleta bovina, da parte dianteira do animal. Também conhecida como raquete, a carne tem gosto singular e consistência muito macia.
A peça tem ótimo nível de marmoreio e fica deliciosa quando preparada na grelha. É uma ótima opção para incrementar o churrasco!
Leia também: Tipos de facas para churrasco: quando usar cada uma delas?
6. Prime rib
O prime rib é a versão com osso de uma carne já citada, o bife ancho. A peça conta com bom marmoreio, o que a torna macia e garante um sabor irresistível.
O osso é responsável por deixar o sabor ainda mais marcante, além de conferir um ótimo visual. É uma carne que irá elevar o nível do seu churrasco!
7. Porterhouse
O porterhouse é um corte nobre, muitas vezes confundido com o T-Bone. Apesar de serem retirados no mesmo local, o primeiro é mais grosso e conta com mais marmoreio.
Isso porque o pedaço de filé-mignon do porterhouse é maior e a quantidade de osso, menor. É uma carne cheia de sabor que faz sucesso pela maciez!
As carnes nobres ajudam a incrementar a experiência do churrasco e elevarão o nível da sua refeição. Para te auxiliar a prepará-lo da melhor forma, elencamos algumas dicas a seguir!
Como temperar o churrasco?
Há três principais maneiras de temperar carnes para churrasco. Duas delas utilizam o sal grosso e na terceira o sal de parrilla, clássico tempero argentino, é utilizado.
Para temperar com sal grosso, há duas opções. A primeira consiste em distribuí-lo pela carne e, então, levar o corte para a churrasqueira. No segundo modo de preparo, o passo inicial é selar as peças na churrasqueira e, só na sequência, adicionar o tempero.
Já para temperar com o sal de parrilla, as carnes devem ser preparadas na brasa sem nada e só são salgadas quando estiverem prontas.
Recomendado para você: Dicas de decoração para o seu churrasco
Sugestões de acompanhamentos para o churrasco
Os acompanhamentos são fundamentais para incrementar o churrasco e alguns deles podem até potencializar o sabor das carnes.
Esse é o caso do chimichurri. O molho popular na Argentina e no Uruguai é uma ótima pedida para acompanhar cortes assados na brasa. Feito com ervas variadas, alho, pimenta, vinagre e azeite, o preparo é superaromático e harmoniza muito bem com carnes.
Já se a ideia for optar por acompanhamentos com uma pegada mais brasileira, o tradicional molho de alho é uma boa opção. A emulsão é feita no liquidificador com leite, óleo e, claro, alho.
Outra possibilidade de acompanhamento é o vinagrete, que tem uma receita que varia conforme a localidade no país, mas que vai sempre muito bem com o churrasco.
As carnes nobres para churrasco são uma ótima pedida para quem quer compor uma refeição mais elaborada. São vários os cortes que se destacam e conhecê-los te proporcionará experiências incríveis.
Não sabe como calcular a quantidade de carne para o seu churrasco? Leia Quantidade de carne para churrasco: como não errar na hora da compra.
Churrasco: melhore sua experiência com Wok Grill
E se você é um amante da arte do churrasco, precisa conhecer a Wok Grill. O equipamento assa carnes sem fumaça e de forma prática.
Além disso, é portátil e ainda tem funcionalidades, como fritar com e sem óleo, grelhar e aquecer alimentos.
Quer saber mais? Acesse nosso site e descubra tudo que a Wok Grill pode fazer por você e sua família!