Quais os tipos de feijão mais populares no Brasil?
Se tem dois acompanhamentos que são muito queridos pelos brasileiros nas refeições, sem dúvidas, são o arroz e o feijão. Seja na hora do almoço ou no jantar, em grande parte das casas esta dupla marca presença e colabora com um prato cheio de nutrientes. Hoje, nós vamos falar especificamente sobre um deles: você vai conhecer quais os tipos de feijão mais populares no Brasil.
O feijão nada mais é do que uma semente de plantas que integram a família Fabaceae, sendo conhecido como uma leguminosa, assim como a lentilha.
Em 2020, de acordo com boletim publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apenas a primeira safra de feijão 2019/20 (semeada entre agosto e dezembro) resultou em 1.244,7 mil toneladas, apresentando aumento de 11,8% em relação ao ano anterior.
Entre os feijões colhidos, estão o feijão-comum cores (constituído de grãos da mesma coloração, desde que apresentem cores contrastantes ou tamanhos diferentes), o feijão-caupi e o feijão-comum preto. Além desses, no Brasil é possível encontrar algumas diversidades desse grão. Continue a leitura para descobrir novas opções para testar na cozinha!
Feijão-azuki ou adzuki
Só pelo nome já deu para notar que o feijão-azuki tem algo de asiático, né? Pois bem, ele foi trazido do Japão para as terras brasileiras durante a imigração nipônica no começo do século 20. Se do outro lado do mundo ele já fazia um sucesso inquestionável, por aqui não seria diferente.
Ele tem efeito diurético, possui fermentação menor do que outras opções, o que ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, colabora com a digestão por ser rico em fibras, possui baixa caloria, e ainda é uma excelente fonte de magnésio e potássio.
Além disso, ele colabora para o bom funcionamento do coração e tem efeito desintoxicante graças ao molibdênio, um mineral incrível que ajuda a expulsar toxinas do corpo e a absorver apenas as positivas.
Feijão-branco
Quando cozido, o feijão-branco lembra muito o carioca (você vai saber mais detalhes sobre ele já já) e é um dos mais populares no Brasil. As diferenças notáveis dizem respeito ao tamanho, já que o branco tende a ser comprido, e à própria coloração.
Antes do cozimento, você vai conseguir diferenciá-los pela cor, já que o feijão-branco é literalmente nesse tom, enquanto o carioca é um pouco marronzinho.
Quanto aos benefícios do feijão-branco, eles são diversos e englobam desde a presença de minerais, como o magnésio, até a presença de vitamina B9, que colabora com o crescimento e com a divisão celular, ajuda na recuperação de doenças e até no funcionamento do intestino.
Aliás, o que vai diretamente para o estômago, também tem efeito no cérebro. O feijão branco, por causa da vitamina B9, também aumenta a quantidade de neurotransmissores, que atuam diretamente sobre a memória e a cognição.
Feijão-carioca
Chegou a vez de falar sobre o queridinho dos brasileiros, o feijão-carioca. Apesar de ser tão comum, ele é extremamente novo, tendo sido desenvolvido há cerca de 50 anos, resultante de cruzamentos e de mutações com outros tipos da leguminosa, como os feijões jalo e fradinho, que você também conhecerá daqui a pouco.
Ele é rico em valor energético, possui uma quantia considerável de proteínas e de fibras, além de ter preço mais acessível nos mercados, o que acabou colaborando com a popularidade dele.
Feijão-fradinho
Também conhecido por feijão-de-corda ou feijão-verde (quando colhido ainda na fase de maturação), o fradinho tem poucas calorias, pouca gordura e baixo índice glicêmico, sendo uma ótima opção para aqueles que precisam encarar uma dieta, já que apenas o excesso de consumo pode ser prejudicial à saúde.
Além disso, se você busca muitos nutrientes, saiba que ele é rico em fibras, em proteínas, em minerais, em fósforo, em cálcio, em ferro, em zinco, em potássio e também em diversas vitaminas, como A, C e K.
No Nordeste, ele é bastante consumido como salada. Especificamente na Bahia, ele é indispensável em um dos pratos mais famosos do Estado: o acarajé!
- Recomendado para você: Alimentos que ajudam a manter a imunidade alta
Feijão jalo
Assim como o feijão-branco, o jalo também tem um comprimento alongado, mas pode ficar tranquilo, você não vai confundi-los, já que a coloração do jalo é mais puxada para o amarelo.
Com sabor que lembra castanhas, o preparo resulta em um caldo mais denso se comparado com outros tipos de feijão. Além disso, ele é utilizado em virados e em tutus, em pratos frios (acompanhando saladas e legumes) e até em purê.
Por ser muito rico em fibras, se você sofre com problemas gastrointestinais, é melhor não consumi-lo em excesso. No entanto, ele pode ser um ótimo aliado em dietas que exigem alto teor de proteínas.
Feijão-preto
Se tem um tipo de feijão capaz de disputar lugar com o carioca, é o preto. Utilizado nos quatro cantos do Brasil na hora de preparar aquela feijoada digna de um belo domingo, ele é bem querido em Estados como o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul.
Mais rico em ferro, em cálcio e em fósforo do que o carioca, além de ter valores consideráveis de fibras, de proteínas e de antioxidantes, ele possui minerais e vitaminas como a B6. Para quem busca um prato bem proteico, ao lado da porção ideal de arroz integral, o feijão-preto cai muito bem.
Se você já se perguntou qual o motivo para o feijão-preto ter a cor que tem, a resposta para a sua dúvida são as antocianinas, que compõem as estruturas do pigmento, que dá a coloração escura ao grão.
Feijão-rajado
Similar ao feijão-carioca em tamanho, a diferença são as “manchinhas” do feijão-rajado, que possui coloração avermelhada. Excelente fonte de proteínas e de fibras, ele também é rico em cobre e manganês, colaborando com o organismo na hora de protegê-lo de gorduras ruins (LDL).
Se você busca uma boa fonte de energia, o feijão-rajado é uma opção, já que também conta com vitamina B1. No paladar, apresenta sabor mais terroso e adocicado.
Feijão-vermelho
Sem dúvidas, um dos tipos de feijão mais populares e inconfundíveis aqui no Brasil é o feijão-vermelho, que leva esse nome justamente por causa da própria cor.
Cozido, em saladas ou até mesmo em sopas e em ensopados, um punhado desse grão vermelhinho tem diversos benefícios para a saúde, contribuindo para o coração, graças às fibras, e até protegendo a pele de fatores ambientais, devido às propriedades antioxidantes. Ele também é um tipo de feijão para tropeiro perfeito!
O feijão-vermelho também é uma ótima opção para controlar os níveis de açúcar no sangue e para garantir uma refeição completa de proteínas, se combinado com arroz ou outros grãos.
Estes são apenas alguns diferentes tipos de feijões que você pode encontrar em supermercados, feiras e mercearias. Caso nenhuma das opções acima esteja disponível no comércio da sua cidade, a dica é comprar pela internet mesmo. Existe grande variedade de lojas virtuais de grãos e de cereais disponíveis que vendem o alimento.
O fato é que a leguminosa, independentemente do tipo, é extremamente benéfica para a saúde, como você já pode ver. As vantagens de consumi-la são diversas. A diferença é que cada um tem o seu tipo de feijão preferido. Para fugir do comum, vale até arriscar pratos diferentes na hora de receber sua família ou amigos.
Aproveitando que você chegou até aqui, que tal assinar a newsletter da Wok Grill e receber mais dicas sobre o mundo da gastronomia diretamente no seu e-mail? Vamos adorar ter você conosco. Até a próxima!