Os benefícios nutricionais da batata-doce
Você também é fã de batata-doce? Pois saiba que além de saborosa, ela é muito nutritiva. Quer saber mais sobre o assunto? Confira este nosso novo post.
A batata-doce
Existem diferentes espécies de batata, todas muito energéticas devido ao grande teor de fécula. Porém, a batata-doce é muito mais do que isso, além de energia ela fornece vitaminas e sais minerais.
Consumida nas Américas Central e do Sul há pelo menos dez mil anos, a batata-doce foi introduzida na Europa por Cristóvão Colombo, mas hoje, é produzida principalmente na Ásia.
Ela é cultivada desde as regiões mais secas às regiões tropicais, subtropicais ou temperadas, bem como protege melhor o solo de erosões em relação às culturas de milho, feijão e soja.
No Brasil, existem quatro tipos de batata-doce:
- Batata-branca (também denominada angola ou terra-nova): não é muito doce e apresenta polpa bem seca;
- Batata-amarela: também apresenta polpa seca, embora mais adocicada;
- Batata-roxa: apresenta casca e polpa dessa cor, sendo a mais apreciada pelo sabor e pelo aroma;
- Batata-doce-avermelhada: tem casca parda e polpa amarela, com veios avermelhados ou mesmo roxos.
Informações nutricionais
A batata doce contêm Ômega 3, ácidos graxos, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco e vitaminas A, B, C, K e E.
Ela é considerada uma excelente fonte de betacaroteno e antocianina. O betacaroteno é conhecido por reduzir o risco de várias doenças crônicas, incluindo câncer, doenças cardiovasculares, degeneração da retina relacionada à idade, e catarata. Já a antocianina é um pigmento natural que fornece benefícios anti-inflamatórios para a pele.
As vitaminas A, B e C têm propriedades antioxidantes que ajudam no combate contra os danos causados por radicais livres.
A batata-doce é rica em carboidratos complexos de baixo índice glicêmico que, são digeridos e absorvidos lentamente, estimulando pouco a liberação de insulina. Como consequência disso, ela reduz o risco de diabetes e de obesidade, bem como controla o apetite.
A batata-doce possui ainda fibras insolúveis que retardam a absorção de açúcar e gordura, evitando assim o aumento de LDL-colesterol e de triglicerídeos.
Como consumir batata-doce
Ela pode ser consumida no café da manhã, almoço, jantar e sobremesa. Assada, frita ou cozida, sendo um excelente acompanhamento para carnes.
Mas atenção! Lembre-se que tudo, mesmo o que é saudável deve ser consumido com moderação.
No mais, aproveite para consumir batata-doce assada ou na forma de chips, prepara, é claro, na sua Work Grill.