Oito em cada dez brasileiros se preocupam com o desperdício de alimentos, aponta pesquisa da Ticket
Estabelecimentos afirmam ter implementado medidas para limitar as perdas enquanto iniciativas como o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) ajudam a mitigar o desperdício.
A sustentabilidade na cadeia de alimentos e o combate ao desperdício estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil, chamando a atenção de todo mundo envolvido, da população aos profissionais do setor.
A Ticket, marca da Edenred Brasil, divulgou recentemente um recorte da Pesquisa Barômetro 2025 para aprofundar o papo. Realizado todo ano em mais de 20 países, o estudo revela o que trabalhadores brasileiros e donos de estabelecimentos pensam sobre desperdício de comida, mostrando progressos e pontos que ainda precisam melhorar.
Os números indicam que a maioria dos consumidores se importa com a perda de alimentos, mas o índice caiu de 99% em 2024 para 88% em 2025. Para Jean Castro, Diretor de Rede da Ticket, isso revela um cenário com altos e baixos: a consciência continua forte, mas há menos engajamento geral e um desencontro entre o que clientes querem e o que restaurantes oferecem.
Visão dos consumidores e restaurantes
Sete em cada dez clientes (70%) querem saber quais lugares adotam ações sustentáveis, com destaque para doggy bags (63%), porções variadas (52%) e reaproveitamento máximo de ingredientes (41%).
Já 82% dos restaurantes dizem ter medidas contra desperdício, up de 78% no ano passado, com reaproveitamento subindo para 50%. Mas há gap: doggy bags caíram de 24% para 19%, apesar da demanda crescente. O bom é que 70% dos estabelecimentos topam dicas e 47% querem workshops.
Destaque para o PAT
O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) ajuda promovendo refeições nutritivas e hábitos que cortam desperdício, alinhando expectativas e realidade. Castro reforça que entender essas diferenças é chave para estratégias mais certeiras e consumo consciente.
A pesquisa, feita com 52.016 trabalhadores e 1.136 restaurantes em 21 países entre maio e julho de 2025, confirma que sustentabilidade é valor em alta no Brasil.


