Conheça tubérculo, raízes e legumes para marmita que são ótimas opções

legumes para marmita
4 minutos para ler

Deixe suas refeições ainda mais nutritivas, mesmo quando estiver fora de casa. Descubra as melhores opções de tubérculo, raízes e legumes para marmita.

Manter uma alimentação balanceada não é uma tarefa fácil. Quem passa o dia fora de casa para trabalhar e/ou estudar sabe que não são todos os restaurantes e lanchonetes que oferecem opções de refeições saudáveis.

Preparar sua própria marmita é a melhor solução para quem se preocupa em seguir uma alimentação saudável, mesmo com toda a correria do dia — além de ser uma ótima forma de economizar dinheiro. Os legumes, os tubérculos e as raízes são parte essencial de uma dieta balanceada, mas a verdade é que muitas pessoas não gostam de consumi-los.

A seguir, mostraremos como prepará-los para marmita sem perder os nutrientes. Também daremos dicas para que eles fiquem frescos e suculentos por mais tempo. Confira!

Quais são as melhores opções de tubérculos, raízes e legumes para marmita?

Antes de escolher o que colocar nas marmitas da semana, é preciso pensar se você pretende congelar ou não as refeições. Isto porque o tempo de preparo destes alimentos muda. Deixamos um ponto antes do cozimento para aqueles que serão congelados, para que não fiquem muito moles após o descongelamento.

A seguir, veja algumas opções desses alimentos para a marmita!

1. Abobrinha

A abobrinha é um legume que não deve ser cozido em altas temperaturas, pois perde muita água. O ideal é que ela seja preparada no vapor ou grelhada para ficar mais macia. Para não perder os nutrientes, prepare-a com a casca.

2. Berinjela

Sua vantagem está na versatilidade: ela pode ser grelhada, cozida ou assada. 

3. Beterraba 

Cozinhe a beterraba com casca e guarde a água do cozimento para fazer caldos, sopas e, até mesmo, gelatinas.

Como fazer o preparo dos tubérculos, raízes e legumes para marmita?

Os legumes, tubérculos e raízes são fontes importantes de vitaminas, fibras e minerais. Além de fornecer os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo humano, eles também ajudam a aumentar a sensação de saciedade durante as refeições, evitando o consumo excessivo de outros alimentos mais calóricos.

Você pode consumi-los tanto crus quanto cozidos. O número de nutrientes presentes nos vegetais crus é maior.

Como exemplo desses alimentos que podem ser cozidos e, ainda assim, apresentam uma boa quantidade de nutrientes estão a cenoura, a beterraba e a couve-flor. Para evitar que soltem muita água, o ideal é prepará-los no vapor.

Outra dica muito importante para quem planeja fazer marmitas congeladas é mergulhar esses alimentos na água fervente antes de serem congelados. 

Quais utensílios usar para preparar esses alimentos?

É claro que você pode contar com a ajuda de panelas convencionais para preparar a sua marmita. Entretanto, se a sua intenção é ter uma alimentação mais saudável, a melhor opção é utilizar a Wok Grill. Isso porque ela não precisa de óleo e cozinha na temperatura ideal para que os alimentos não percam seus nutrientes.

Agora que você já sabe como preparar esses alimentos para compor uma marmita saudável, comece a planejar com antecedência as suas refeições para a semana toda. No começo, pode ser cansativo, mas essa prática vai poupar o seu tempo e o seu dinheiro, e manter a sua dieta em dia.

Conte com a ajuda da sua Wok Grill, temos certeza de que preparar as suas marmitas se tornará uma tarefa muito mais rápida e prática!

Gostaria de ler mais conteúdos sobre culinária e alimentação saudável? Então, assine a nossa newsletter e receba periodicamente mais conteúdos com assuntos relevantes como este!

 

Texto revisado pela nossa Nutrichef Tânia de Paula

Dia das Mães - Promoção 2024
Você também pode gostar
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×