Como congelar pão: dicas para ter pães fresquinhos sempre

diferentes tipos de pão congelado
5 minutos para ler

Se você é uma daquelas pessoas que ama um pão fresquinho para o café da manhã ou lanche da tarde, aprender a congelá-lo trará muito mais praticidade ao seu dia a dia. 

Além de prolongar a vida útil do alimento, fica mais fácil garantir um pão macio para quando surgir a vontade de comê-lo. O procedimento é muito simples e ainda possibilitará diminuir suas idas até a padaria. Leia e aprenda como congelar pão!

Benefícios de congelar pão

Muitas pessoas se perguntam se, ao congelar os alimentos, seus nutrientes se perdem. No caso do pão, a resposta é não. As propriedades nutricionais dos pães não se alteram com o congelamento, um ponto muito positivo para a técnica. 

pães franceses congelados
Os pães não perdem seus nutrientes quando são congelados.

Outro aspecto importante do procedimento é que, congelando o pão, evita-se que ele perca a umidade, responsável por mantê-lo fofinho. Assim, se você levar o alimento ao freezer ainda macio, essa será a textura encontrada ao descongelá-lo.

A praticidade é outro fator que contribui muito para o sucesso da técnica. Os processos tanto de levar os pães para o congelador como de descongelá-los são fáceis, e não demandam quase nenhum esforço. 

Banner para baixar especial de massas

Quanto tempo dura o pão congelado?

A duração do pão congelado depende de alguns fatores. Em média, se armazenado da forma correta, o alimento dura dois meses no freezer. 

Mas, se for um pão recheado, o tempo de duração pode diminuir. Isso porque a validade a ser levada em consideração deve ser a dos ingredientes utilizados no recheio. 

Outro ponto importante nesse sentido é que não é possível congelar novamente um pão que já foi congelado e descongelado. 

Por isso, é preciso se atentar no momento de separar as porções do alimento para levar ao freezer, já que uma vez retirado do congelador, o pão deve ser consumido imediatamente.

Uma dica para poder controlar melhor a duração do pão é anotar a sua data de fabricação em uma etiqueta no saquinho no qual ele for congelado. Assim, você sabe até quando pode comer o alimento. 

Banner para guia de harmonização de vinhos

Como congelar pão 

O congelamento do pão é um procedimento simples, mas que pede alguns cuidados. Saiba como congelar o alimento e garanta mais facilidade no dia a dia!

Pão caseiro

O pão caseiro pode ser congelado inteiro ou cortado. No entanto, recomenda-se fatiar o alimento, para facilitar o momento de descongelar, pois assim é possível separar as porções para consumir de acordo com a necessidade.  

O passo a passo para congelá-lo é superdescomplicado. Basta cortar o pão em fatias e colocá-las em um saco plástico próprio para congelamento, dando um nó para finalizar. 

pão caseiro fatiado
Um dos modos de como congelar pão caseiro é cortando-o em fatias.

Uma dica é não colocar fatias umas em cima das outras, pois assim você conseguirá pegá-las mais facilmente na hora de consumir.

Outro aspecto importante é retirar o máximo de ar possível do saquinho, para diminuir a proliferação de bactérias. 

Pão francês

Se você já se perguntou como congelar pão francês, saiba que esse procedimento pode ser mais fácil do que você imagina. 

O congelamento desse tipo de pão pode ser realizado de duas formas principais. 

Uma delas é colocar vários pães em um saco plástico próprio para congelamento, tirando o ar e dando um nó na boca. Essa maneira é recomendada para quando a ideia for descongelar todos os pães de uma só vez. 

A outra maneira é colocar os pães em saquinhos individuais. Assim, fica mais fácil descongelar somente o que for comer na hora. O passo a passo é o mesmo: colocar o pão no saco, retirar o ar, dar um nó e levar para o freezer. 

Pão de forma 

O pão de forma tem um congelamento supersimples. As fatias devem ser colocadas em sacos plásticos próprios para congelar, de preferência uma ao lado da outra, para facilitar o descongelamento. 

Depois, é só retirar o ar, amarrar a boca do saquinho e colocar no congelador. 

pão de forma congelado
Uma dica de como congelar pão de forma é separar as fatias em saquinhos individuais.

Baguete

A baguete é outro pão que pode ser congelado com facilidade. Ela pode ser levada para o freezer cortada pela metade, em fatias ou inteira.

Após separar as porções como quiser, é só colocar em sacos plásticos para congelamento, tirar o ar e dar um nó para garantir que não entre umidade, dispondo o alimento no congelador.

Como descongelar pão 

É possível descongelar o pão sem grandes esforços. A forma mais fácil é apenas retirá-lo do freezer e colocá-lo em um recipiente ou dentro do forno, coberto com um pano de prato. O alimento fica pronto para consumo em algumas horas. 

Outra maneira de realizar o procedimento é no micro-ondas. Confira no vídeo abaixo, do canal Cozinha da Cátia, o passo a passo para descongelar pão no equipamento:

Congelar e descongelar pão são procedimentos simples, mas que ajudam a ter alimentos mais frescos nas refeições. Seja para o café da manhã ou para o lanche, ficará ainda mais fácil fazer ótimos preparos. 

Já que você se interessa por culinária, precisa conhecer a Wok Grill. O eletrodoméstico permite assar, fritar com e sem óleo, aquecer e cozinhar alimentos, com muita qualidade e praticidade. Clique no banner abaixo e saiba mais sobre o equipamento!

Banner para saber mais sobre a Wok Grill
Dia das Mães - Promoção 2024
Você também pode gostar
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×