Caldos veganos: 6 receitas para aquecer o coração!
Quando o frio chega, a vontade de comidas quentinhas e gostosas também aparece. E os caldos veganos são pratos interessantes para os dias de temperatura mais amena, já que contam com texturas incríveis e podem ser elaborados a partir de diferentes legumes e verduras.
Além disso, o preparo dos caldos veganos se destacam pela praticidade e funcionam bem para quem precisa aliar a alimentação vegana ao cotidiano agitado.
Pensando nisso, selecionamos 6 receitas de caldos veganos para o inverno que conquistarão seu paladar e farão sucesso na sua mesa. Continue lendo e se encante com esses pratos para lá de saborosos!
1. Caldo de mandioca vegano
A mandioca é um vegetal que garante um caldo de textura cremosa, que combina muito com o inverno. Seu preparo não é nada difícil e irá te surpreender!
Ingredientes
- 500 g de mandioca
- 2 folhas de couve picadas em tiras
- ½ cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto
Modo de preparo
Corte a mandioca em pedaços médios, retirando a casca e a raiz. Leve os pedaços para a Wok Grill e cubra-os com água. Coloque a panela no fogão em fogo médio. Quando chegar ao ponto desejado de cozimento, desligue o fogo e bata o vegetal com metade da água do cozimento no liquidificador. Reserve.
Refogue a cebola e o alho na panela com azeite e, quando estiverem dourados, acrescente a mistura do liquidificador. Tempere com sal e pimenta a gosto (não se esqueça de provar para saber se é o suficiente). Deixe cozinhar até chegar à consistência desejada, adicionando mais água se necessário.
Quando o cozimento estiver finalizando, acrescente as tiras de couve e mexa bem. Desligue e sirva seu delicioso caldo de aipim vegano.
2. Caldo de feijão vegano
O caldo de feijão é uma daquelas comidas que acalentam o coração e o estômago. Saudável e bem temperadinho, ele é sucesso na certa. Saiba como preparar uma versão vegana desse prato!
Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de feijão-preto cozido
- 1 e ½ xícaras (chá) de batata crua cortada em cubos
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho amassados
- 2 folhas de louro
- ½ xícara de pimentão vermelho ou amarelo picado
- Caldo de legumes vegano para cozinhar
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Azeite para refogar
- Cebolinha para finalizar
Modo de preparo
Você pode preparar o caldo de legumes com vários ingredientes. A dica é evitar apenas folhas escuras e vegetais que tenham textura muito macia, como a couve-flor. Cenoura, aipo e cebola são ótimas opções. Ervas e temperos também podem ajudar a aromatizar.
Para esse preparo, corte os legumes e coloque-os em uma panela com bastante água. Deixe cozinhar por pelo menos 45 minutos e coe com ajuda de uma peneira. É possível congelá-lo para usar posteriormente se sobrar.
Com o caldo pronto, leve a Wok Grill ao fogo médio com azeite, cebola e alho. Refogue até dourar. Acrescente, o feijão já cozido, os pedaços de batata e caldo o bastante até cobrir a mistura. Mexa bem.
Adicione, então, o louro e o pimentão e tempere a gosto. Deixe cozinhar até que os pedaços de batata derretam e o preparo fique com uma textura homogênea. Se quiser um prato mais líquido, é possível acrescentar mais caldo de legumes para chegar à consistência desejada.
Ao terminar o cozimento, leve a mistura para o liquidificador e bata por alguns minutos. Finalize com a cebolinha e sirva.
3. Caldo de abóbora vegano
A abóbora é um vegetal de gostinho inconfundível, e garante um caldo de textura bem encorpada. Aprenda a preparar essa opção irresistível!
Ingredientes
- 500 g de abóbora japonesa picada em cubos
- ½ cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 1 folha de louro
- 1 talo de alho-poró
- Azeite para refogar
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Sementes de abóbora torradas para acompanhar
Modo de preparo
Para preparar o caldo vegano, refogue o alho-poró cortado em pedaços médios no azeite até que fiquem dourados.
Em seguida, leve esses ingredientes para ferver em água por mais ou menos meia hora. Se quiser um caldo mais aromático, acrescente as ervas de sua preferência. Coe antes de utilizar.
Com sua Wok Grill, no fogão em fogo médio, refogue a cebola e o alho no azeite e adicione a abóbora picada. Mexa e acrescente caldo o suficiente para cobrir o preparo.
Adicione a folha de louro e os demais temperos e deixe cozinhar até chegar à textura desejada. A quantidade de caldo adicionada ajuda a controlar a consistência do preparo.
Sirva com as sementes de abóbora torradas para trazer uma crocância (opcional).
4. Caldo de ervilha vegano
Quer preparar um caldo vegetariano de textura aveludada e gosto singular? Invista na versão do prato feita com ervilha. Essa opção funciona muito bem para os que adoram a cozinha prática e vai te dar água na boca!
Ingredientes
- 1 e ½ xícaras (chá) de ervilha seca partida
- ½ cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- Sal e pimenta-do-reino para temperar
- Azeite para refogar
- Alecrim para finalizar
Modo de preparo
Deixe a ervilha de molho na água por pelo menos uma hora antes do preparo. Leve a Wok Grill para o fogão em fogo médio e refogue a cebola e o alho em azeite. Escorra a ervilha e adicione à panela.
Acrescente água e temperos a gosto. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até que as ervilhas derretam. Se estiver pegando no fundo, mexa bem. Também é possível controlar a consistência adicionando mais água.
Quando o preparo estiver com uma textura bem macia, desligue o fogo. Leve a mistura para bater no liquidificador e sirva em seguida com o alecrim (opcional).
- Veja também: Como preparar vegetais grelhados ou assados
5. Caldo de espinafre vegano
Gosta de receitas saborosas? Então, você irá adorar essa opção de caldo de espinafre vegano. Além de contar com um gosto singular, o prato é preparado em poucos minutos.
Ingredientes
- 1 maço de espinafre
- 4 inhames sem a casca
- ½ cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- Sal e pimenta-do-reino para temperar
- Azeite para refogar
Modo de preparo
Cozinhe os inhames em água por 40 minutos ou até ficarem com uma consistência macia. Acrescente as folhas de espinafre e deixe cozinhar por mais ou menos 2 minutos.
Leve a mistura para o liquidificador e bata até ficar na textura desejada.
Na Wok Grill, refogue a cebola e o alho no azeite em fogo médio. Adicione o caldo do liquidificador e tempere com sal e pimenta. Sirva em seguida.
6. Caldo de palmito vegano
Vegetariano come caldo de palmito? Com certeza! A versão vegana desse prato surpreende pela textura espessa e deixará suas noites mais gostosas.
Ingredientes
- 600 g de palmito pupunha picado em cubos
- ½ cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- Sal e pimenta-do-reino para temperar
- Azeite para refogar
- Caldo de legumes
Modo de preparo
Prepare o caldo de legumes com vegetais a gosto e bastante água. Se desejar, acrescente ervas para aromatizar. Deixe cozinhar por cerca de 50 minutos e coe antes de utilizar.
Leve a cebola e o alho para refogar no azeite, na Wok Grill em fogo médio. Adicione os pedaços de palmitos e cubra o preparo com o caldo de legumes. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Cozinhe até o palmito desmanchar ou chegar na consistência desejada. Bata a mistura no liquidificador e sirva enquanto estiver quente.
Viu como pode ser fácil preparar receitas de inverno deliciosas? Os caldos veganos são uma opção descomplicada e dão mais sabor aos dias frios!
O uso da Wok Grill deixa tudo ainda mais prático. Com a panela, além dos caldos veganos, você poderá fazer uma ampla variedade de pratos. Ela também se destaca pela limpeza simples e garante muita praticidade na cozinha.
Clique no banner abaixo e entenda como a Wok Grill pode te ajudar a elevar o nível de suas refeições.