Como branquear os alimentos? Saiba tudo sobre essa técnica!
Já ouviu falar sobre a possibilidade de branquear os alimentos? Essa é uma técnica incrível, que vai ajudar a deixar os seus pratos ainda mais gostosos. Além disso, ela contribui para evitar os desperdícios de alimentos.
Essa é uma técnica tão interessante que foi utilizada pela jurada Helena Rizzo, no MasterChef. Então, se você quer saber mais sobre esse procedimento e como aplicá-lo no seu dia a dia, siga a leitura e entenda tudo sobre o tema.
O que é branquear alimentos?
A técnica de branquear alimentos tem o objetivo de causar um choque térmico em legumes. Ou seja, você vai expor os alimentos a uma água quente (como uma água fervendo) por um tempo e, logo em seguida, colocá-los em um recipiente com água com gelo.
Mas calma, pois vamos explicar mais sobre o passo a passo da técnica mais à frente.
Por que branquear os alimentos?
Em primeiro lugar, o branqueamento permite que você possa aproveitar todos os nutrientes do seu legume. Com a técnica, ele também fica mais crocante. Para alguns pratos, isso pode dar um toque a mais no sabor e na textura.
Além disso, essa é uma técnica muito utilizada por quem quer congelar os legumes e evitar desperdícios. Um alimento branqueado, quando levado ao freezer, mantém seus nutrientes e textura após o descongelamento, evitando que fique aguado ou perca os benefícios que poderia proporcionar à sua saúde. Ainda, ele não perde a cor, o que evita que fique esbranquiçado.
Então, se você assina cestas de legumes ou faz feira em grandes volumes para poupar tempo, essa técnica pode ajudá-lo! Mais uma dica é guardar seus itens no freezer separados por porções. Com isso, é possível evitar o processo de ficar congelando e descongelando continuamente, o que pode provocar, inclusive, a contaminação do seu alimento.
Qual o passo a passo para branquear os alimentos?
Bom, vamos então ao passo a passo para branquear os alimentos e deixá-los preservados e mais saborosos para os seus pratos:
- higienize seus alimentos adequadamente, tirando resquícios de terra, impurezas, entre outros;
- se são alimentos que você vai utilizar em porções (por exemplo, não vai consumir um talo de brócolis todo), pique-os para que possam, depois, ser armazenados separadamente;
- coloque o legume em água fervente por dois minutos;
- fique de olho no tempo e deixe já preparados uma peneira e um recipiente com água com gelo;
- após esse tempo, retire o seu legume e passe-o na peneira, para tirar toda a água quente;
- imediatamente após tirar o excesso de água, coloque o alimento na água com gelo e conte, novamente, dois minutos. É preciso que o vegetal esteja quente ainda nessa etapa, para, justamente, gerar o choque térmico;
- após dois minutos, seu vegetal estará pronto para o preparo ou, então, para o congelamento.
Gostou de saber mais sobre a técnica de branquear os alimentos? Então, vai aí uma última dica: nem todos os legumes ficam bons com essa técnica. É o caso, por exemplo, da batata e hortaliças que são consumidas cruas (como alface, rúcula, entre outras). No mais, a maioria dos alimentos podem ser branqueados.
E aí, está preparado para adotar o branqueamento no seu dia a dia? Para mais dicas como essas, siga nossos perfis no Facebook e no Instagram e não perca outros conteúdos incríveis para melhorar ainda mais suas habilidades na cozinha!