Veja como fazer biscoitos para o natal!

biscoitos para o natal
5 minutos para ler

Os biscoitos para o Natal são ótimas opções de presentes e também como guloseima para servir convidados ou saborear no café da manhã, café da tarde e como sobremesa. Eles encantam pela beleza, perfeição de seus formatos e cores alegres e ainda surpreendem pelo sabor diferenciado e adocicado.

Se você também é fã dos biscoitos para o Natal, confira a história e tradição de como eles surgiram e descubra a receita completa com ingredientes e modo de preparo para fazer essas delícias em casa e surpreender a todos!

Tradição dos biscoitos para o Natal

A tradição dos biscoitos tem origem norte-americana e remete à década de 30, época em que toda a família dos Estados Unidos se reunia para preparar e decorar os biscoitos natalinos.

Além de ser uma forma doce e interessante das famílias se unirem no Natal, a tradição também dava força à magia da lenda do Papai Noel. As crianças colocavam os biscoitos ao lado de um copo de leite, perto da árvore de Natal, antes de irem dormir, para o bom velhinho, como forma de retribuição à bondade deles, trazer os presentes.

Essa tradição acabou se alastrando para o mundo inteiro, como uma ação de gentileza e amor. Atualmente os biscoitos de Natal são famosos e muito desejados, independentemente do país.

Receita de biscoitos para o Natal

Pensando nisso, selecionamos uma receita completa de biscoitos para o Natal para poder prepará-los em casa, reunir a família toda, servir para os convidados, oferecer ao Papai Noel ou presentear pessoas queridas. Confira!

Ingredientes para a massa do biscoito

  • 280g de farinha de trigo;
  • 100g de manteiga sem sal;
  • 60g de açúcar refinado;
  • 60g de açúcar mascavo;
  • 1 ovo;
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (ou outra essência que tenha preferência);
  • 1 colher de chá de canela (opcional).

Modo de preparo

  1. Em um recipiente, coloque todos os ingredientes, com exceção na farinha de trigo, e misture bem até formar uma pasta uniforme e úmida.
  2. Acrescente aos poucos a farinha de trigo e misture bem.
  3. Coloque a massa em uma superfície como uma pedra de pia ou balcão e sove até que fique bem macia, lisa e uniforme. Essa etapa é rápida, não precisa sovar por muito tempo. Caso a massa esteja muito mole para sovar, leve-a a geladeira antes, por aproximadamente 30 minutos.
  4. Estique um plástico insulfilm ou uma folha de papel manteiga sobre a bancada limpa, coloque a massa e outra folha de plástico ou papel por cima e com a ajuda de um rolo, abra a massa e estique bem sobre a bancada. O plástico ajudará a massa a não grudar no rolo.
  5. Depois que a massa estiver aberta, pegue forminhas típicas de Natal como no formato de árvore, Papai Noel e boneco de neve para cortar os biscoitos. Caso não tenha as forminhas, use a boca de um copo para fazer biscoitos no formato de círculos.
  6. Unte uma assadeira com manteiga e disponha os biscoitos.
  7. Pré-aqueça por 5 minutos a 150º graus sua a WokGrill e leve para assar na sua panela elétrica por aproximadamente 10 minutos, até o contorno dos biscoitos ficarem corados.

Ingredientes do glacê

  • 1 clara de ovo;
  • 60g de açúcar de confeiteiro;
  • corante alimentício (sugestão de cores: verde, vermelho e amarelo).

Modo de preparado do glacê

  1. Bata as claras com um garfo ou em uma batedeira, até obter uma espuma branca.
  2. Aos pucos, acrescente o açúcar e continue batendo, até obter um glacê branco consistente.
  3. Reserve um pouco para deixar na cor branca e o restante tinja com corante alimentício das cores de sua preferência.
  4. Use a criatividade e decore os biscoitos com um saco de confeitar ou a ajuda de um palito. Passe o glacê nos contornos e faça desenhos sobre os biscoitos para ficarem bem coloridos e bonitos.

Viu como é fácil, prático e divertido? Lembrando, então, que para fazer a receita você precisa de itens como: papel manteiga ou plástico insulfilm, forminhas para cortar os biscoitos, batedeira e saco de confeiteiro para o glacê.

Aproveite a oportunidade e escolha embalagens decoradas para colocar os biscoitos e presentear as pessoas queridas. É possível escolher caixas em diversos formatos e cores típicas do Natal.

Agora você já conhece a tradição dos biscoitos para o Natal e sabe quais ingredientes e itens são necessários e como preparar os biscoitos. Que tal colocar a mão na massa e surpreender a todos com essas delícias?

Gostou das dicas? Então deixe seu comentário. Adoraríamos saber a sua opinião!

Dia das Mães - Promoção 2024
Você também pode gostar
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×