Conheça os principais tipos de formas para bolo!
![forma de bolo](https://blog.wokgrill.com.br/wp-content/uploads/2023/08/forma-de-bolo-780x450.jpg)
Fazer bolo é uma delícia. Comer é melhor ainda. Mas você sabe como escolher a forma ideal para a sua receita? Pode não parecer, mas os diferentes tipos de formas para bolo podem influenciar significativamente na apresentação visual da sua obra de arte, então, é sempre bom saber como acertar na escolha.
No post de hoje, vamos ajudar você a entender a diferença entre forma de silicone e a de alumínio. Também vamos mostrar para que serve e em quais receitas utilizar cada um dos formatos existentes. Ao final, saiba como escolher a forma ideal para bolo. Confira!
Qual é a diferença entre a forma de silicone e a de alumínio?
Você já deve ter percebido que, além de formatos diferentes, as formas também são feitas em materiais diferentes, como ocorre com o silicone e o alumínio. Mas, afinal, qual deles é melhor ou mais indicado para bolos específicos?
Primeiramente, precisamos nos lembrar que o alumínio é um ótimo condutor de temperatura. Com isso, quando a forma esquenta, o bolo assa de uma maneira muito mais regular, impedindo que algumas partes fiquem secas e outras quase cruas, por exemplo.
No entanto, também acaba sendo um material mais fácil de grudar, deixando aquela camada grossa do bolo no fundo da forma. Obviamente, esse é um problema que pode ser contornado adquirindo formas antiaderentes ou caprichando na hora de untar a forma.
As formas de silicone, por sua vez, são um tanto mais versáteis. Elas podem ser usadas no forno, no micro-ondas e no congelador, o que faz com que sejam ideais para várias receitas. Um ponto negativo é que elas retardam um pouco o cozimento do bolo, fazendo com que demore mais para ficar pronto.
A boa notícia é que formas de silicone são naturalmente antiaderentes, impedindo que a massa grude e facilitando na hora de desenformar. Além disso, é possível encontrar diverso formatos, inclusive em moldes de coração, estrela e assim por diante.
Quais são os principais formatos de forma para bolo?
Chegou a hora de ficar de olho nos principais tipos de formas para bolo usadas na confeitaria. Então, continue acompanhando e anote as dicas!
Forma redonda
As formas redondas e lisas são aquelas normalmente utilizadas para fazer bolos em camadas e tortas pequenas. Elas demoram um pouco mais para assar, mas facilitam a sua vida na hora da montagem, por isso, podem ser uma ótima alternativa.
São muito versáteis e estão disponíveis em vários tamanhos, o que também é uma ótima característica. Por isso, se você está pensando em fazer aquele bolo super recheado e em camadas, essa é a forma mais indicada para uma excelente apresentação.
Forma retangular
Outra queridinha de qualquer confeiteira caseira é a forma retangular. Em alguns casos, ela pode ser conhecida como forma inglesa e é super indicada para assar bolos com massas pesadas. Por ser mais ampla e profunda, ela ajuda a espalhar bem a massa e garantir que ela asse por completo.
Além disso, se você quiser um bolo para cortar em pedaços maiores ou fatias uniformes, essa forma também é uma excelente pedida. Ela ainda facilita as coberturas uniformes, como os bolos de chocolate com uma vasta cobertura de brigadeiro, por exemplo.
Forma com furo central
Está procurando uma forma para fazer vários tipos de bolos e que ainda por cima agilizam o preparo? Então, a solução para o seu “problema” pode ser uma forma com furo central, que faz com que toda a massa asse de uma maneira mais uniforme.
Esse formato também funciona muito bem tanto para massas leves, quanto para massas pesadas. Com isso, você pode ter uma excelente aliada da confeitaria em casa. Porém, os bolos com furo no meio não são tão aconselháveis para rechear. Nesse caso, o ideal é servi-los puros ou com uma cobertura em calda.
Forma com fundo removível
Não esqueça de considerar as formas de bolo com fundo removível, que também podem ser encontradas em vários formatos. Elas são uma verdadeira mão na roda quando o assunto é desenformar a receita já pronta, afinal, soltam as bordas do fundo e permitem que você retire toda a base.
Elas são ainda mais atrativas quando a receita envolve bolos recheados, doces ou salgados. Por se tratar de receitas mais pesadas, você consegue retirar o bolo inteiro, sem arriscar quebrar ou simplesmente derrubar o recheio.
Como escolher a forma ideal para bolo?
Não existe uma única forma ideal para bolo que consiga atender a todas as suas necessidades. A melhor maneira de escolher é conhecendo todos os tipos de formas para bolo e elegendo a que mais se encaixa em cada uma das suas receitas.
Talvez seja exatamente por isso que as pessoas costumam ter várias formas, cada uma com o propósito de preparar um tipo diferente de receita. Por exemplo, se você precisa preparar um bolo rápido, uma forma com furo central pode agilizar as coisas. Mas se tiver tempo para caprichar um pouco mais, pode preferir fazer um bolo recheado em uma forma redonda.
O ideal é ter por perto formas que atendam às suas principais necessidades e que permitam fazer os bolos cuja receita você já tem mais prática. Assim, certamente não se verá em apuros quando bater aquela vontade de apreciar um bolo específico.
Além da forma, também é interessante contar com o apoio de utensílios que facilitem o preparo de bolos, doces, recheios, coberturas e muito mais! É o caso da Wok Grill, que agiliza sua vida na cozinha, proporcionando um versátil preparo de pães, doces, aves, carnes e, é claro, bolos.
Agora você já conhece os principais tipos de formas para bolo e sabe como escolher a ideal para cada receita, além de ter descoberto que a Wok Grill pode ajudar na sua cozinha. Se preferir, explore suas próprias montagens de bolo e observe qual se adequa melhor a cada forma.
E, se você gostou deste conteúdo, aproveite e compartilhe com outras pessoas nas suas redes sociais para que elas também tenham acesso a essas informações!