Conheça os principais tipos de azeitonas!

Existem muitos tipos de azeitonas que se diferenciam por algumas características, como cor, textura e sabor. Sua variedade tem a ver com a região de cultivo e da maturação — o que explica a alteração de sabores entre duas azeitonas de cores iguais.
O que diferencia as azeitonas mais consumidas, que são a preta e a verde, é o período da colheita. As verdes são colhidas imaturas e as pretas após o processo de maturação. No entanto, ambas têm algo em comum para que fiquem propícias para o consumo: precisam ser curtidas em conserva. Do contrário, in natura, são extremamente amargas.
Neste artigo, você vai conhecer alguns tipos de azeitonas, seus benefícios e como consumi-las. Confira!
Quais são os principais tipos de azeitonas?
As pessoas costumam classificar as azeitonas em apenas dois tipos: verde e preta. No entanto, existem muitas variedades no mundo.
Veja, a seguir, algumas das mais consumidas por aqui e suas principais características!
Azeitona preta
Como já falamos, a azeitona preta é a verde madura — ou seja, já passou pelo processo de maturação. Diante disso, conta com sabor e coloração diferentes da verde. Seu sabor é mais adocicado e sua polpa é bem macia. São muito consumidas como aperitivo, em pizzas, molhos e carnes.
Azeitona verde
São as mais comuns no Brasil, importadas da Argentina e Peru. As azeitonas verdes têm sabor acentuado e são muito utilizadas em aperitivos. Seu consumo ocorre muito em tábuas de frios, ou mesmo como acompanhamento da boa e velha cerveja.
Azeitona gordal
Seu tamanho maior, que contém muita polpa, assim como seu sabor suave e marcante fazem da azeitona gordal um tipo muito consumido. Seu uso é indicado para diversos pratos, como tortas, saladas e em vários recheios.
Azeitona azapa
Uma forma de identificá-la é pela cor, que é roxa. A azeitona azapa, de origem peruana, tem outras características, como a textura macia e seu sabor amargo, tornando-a perfeita para cardápios especiais, como bacalhoada, saladas e frutos do mar.
Arbequina
De origem espanhola — de Arberca, na Catalunha —, a arbequina é um tipo de azeitona que se adapta a climas e solos diferentes. Seu sabor contém um baixo nível de amargor, sendo perfeita para produção de azeite.
Seus sabores variam também de acordo com o período de colheita: mais picantes quando colhidas verdes, e mais adocicadas se colhidas mais maduras.
Quais são os benefícios do consumo de azeitonas?
As azeitonas, além de saborosas, são fontes de vitaminas e nutrientes, trazendo benefícios para a saúde. Confira:
- contam com gordura boa, vitaminas A, B1, B2, C e E, além de minerais, como ferro, Zinco, potássio e silício;
- têm propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce;
- ajudam na redução do colesterol ruim;
- fortalecem o sistema imunológico;
- atuam na melhoria da memória;
- contam com propriedades anti-inflamatórias que ajudam no tratamento de algumas doenças, como asma e artrite.
Como consumir azeitonas?
As azeitonas são muito versáteis e, por isso, utilizadas de várias formas nos preparos de pratos variados e até em drinks saborosos.
Veja algumas opções:
- tortas salgadas e pizzas;
- aperitivos e espetos;
- molhos para massas;
- molhos para acompanhar queijos;
- sanduíches.
Os diversos tipos de azeitonas possibilitam o preparo de pratos e aperitivos variados. Agora que você já conhece as principais e mais consumidas, além dos benefícios para a saúde, garanta sempre esse item versátil e delicioso na sua despensa.
Gostou deste conteúdo? Deixe, então, seu comentário sobre esse ingrediente tão saboroso e que vai bem em vários preparos!