O que é café descafeinado? Tire essa e outras dúvidas!

o que é café descafeinado
6 minutos para ler

O café, como todos sabemos, é paixão nacional — e o brasileiro não fica sem ele nos vários momentos do dia. No entanto, existem diversas categorias e variedades que agradam a todos os gostos e exigências. Por exemplo, você sabe o que é café descafeinado e quais são as suas diferenças em relação ao comum? 

Há quem diga que esse tipo de café é sem graça quanto ao sabor, quando comparado ao tradicional. Porém, ele tem seus diferenciais e benefícios que valem a pena conhecer. Mas isso, na verdade, é uma questão de hábito — e por que não experimentar uma opção que, comprovadamente, é mais benéfica à saúde?

Neste conteúdo, vamos discorrer sobre as diferenças e vantagens que essa variedade da bebida pode trazer para a saúde. Confira!

O que é cafeína?

A cafeína, presente no café e em muitos outros produtos, é uma substância que atua estimulando o sistema nervoso central, gerando um aumento no estado de alerta. Apesar de estar associada mais ao café, ela é encontrada também em outros produtos, como no cacau e no guaraná. 

Além disso, existem produtos que consumimos diariamente e que também têm cafeína entre seus ingredientes, como refrigerantes, chás e chocolate. Alguns suplementos, estimulantes e até medicamentos também utilizam a cafeína em suas formulações.

Apesar de haver benefícios à saúde quanto ao seu uso em alguns casos, quando ela é consumida em excesso pode trazer problemas. Por isso, é bom não exagerar!

O que é café descafeinado? 

O café descafeinado não contém essa substância — ou melhor, contém o mínimo possível. Por isso, ele não causa os efeitos gerados pelo excesso do consumo da bebida — que, como mencionamos, é altamente estimulante, principalmente para quem a consome em grande quantidade.

O fato é que ela possui as características mais apreciadas no café comum, como aquele aroma característico, a textura do líquido e o sabor. A principal diferença do café descafeinado está justamente na quantidade da cafeína. Ele apresenta de 1% a 3% de cafeína — o que, praticamente, não é nada ao compararmos com o comum.

Como ele é feito?

Mas, afinal, como é possível retirar a cafeína do café, sendo esta uma substância tão característica da bebida? O fato é que o maior desafio dessa questão é garantir a retirada da cafeína sem haver alteração no sabor e qualidade do produto.

A primeira tentativa realizada pelo químico alemão Ludwig Roselius, em 1903, não obteve sucesso. Para isso, ele utilizou o cloreto de metileno, que anos depois foi considerada uma substância cancerígena.

No entanto, foram descobertas três técnicas realizadas com o grão de café, sem que qualquer mal fizessem à saúde. Confira quais são elas:

  • pela lavagem dos grãos: nessa técnica, os grãos ficam mergulhados em água quente com um composto químico pobre em cafeína, que atrai a cafeína presente nos grãos de café. Dessa forma, apenas a cafeína é extraída dos grãos e se dissolve na água, sendo depois descartada;
  • utilizando gás carbônico: esse processo, livre de produtos químicos, utiliza moléculas do gás para atrair a cafeína e extraí-la;
  • utilizando solvente: para essa técnica, é utilizado um solvente não prejudicial à saúde para a extração da cafeína — o acetato de etila.

Quais são as vantagens dessa versão da bebida?

Nós conhecemos as vantagens do café tradicional, visto que é estimulante. Contudo, quando consumido em excesso, pode causar insônia e ansiedade — daí a necessidade de consumir a bebida em pouca quantidade. 

O café descafeinado, por sua vez, traz muitos benefícios à saúde. Quando a cafeína é retirada, os nutrientes da bebida são mantidos, garantindo muitas vantagens para o organismo.

Uma delas é a manutenção das vitaminas, como a B3, que ajuda a aliviar o estresse. A vitamina B2, por exemplo, auxilia na prevenção de dores de cabeça, muitas vezes causadas pela cafeína. Além disso, previne a catarata, melhora a pele e fortalece o sistema imunológico.

Outra propriedade do café é a presença do potássio, mantendo a pressão arterial normal e evitando problemas cardíacos. Ademais, conta com magnésio, ferro, cálcio e fósforo, que atua melhorando a memória.

O fato é que a combinação desses nutrientes age de uma forma geral no organismo, evitando doenças como câncer, Alzheimer e Parkinson, entre outros males. Consumido moderadamente, ele previne também a diabetes do tipo 2, regulando os níveis de açúcar no sangue.

O café descafeinado diminui também as chances de desenvolver doenças no fígado. O consumo sem excessos dessa bebida atua protegendo o órgão, reduzindo as enzimas hepáticas — o que, consequentemente, diminui as chances de desenvolvermos cirrose e até câncer.

Da mesma forma que o tradicional, o café descafeinado faz bem à saúde, mas ambos devem ser consumidos com moderação. Especialistas recomendam, no máximo, duas xícaras de café por dia para aproveitar os benefícios dessa bebida.

Vale ressaltar que, apesar de parecer inofensivo, as pessoas exageram no consumo durante o dia, o que é prejudicial à saúde. Para isso, programe o consumo diário da bebida, consumindo-a duas vezes ao dia, o que já é o suficiente para manter esse hábito tão saboroso.

Como preparar o café descafeinado?

A forma de fazer o café descafeinado é a mesma do tradicional. Você utilizará água, grão ou pó — solúvel ou em cápsula. No entanto, como mencionamos, você pode até ingerir em quantidades maiores, já que a cafeína não passa de 3%.

Café descafeinado tira o sono?

Bem, essa questão é a que a maioria das pessoas se perguntam, mas a resposta é: não. Isso porque na sua composição consta uma quantidade mínima de cafeína, que é a responsável por causar insônia. Aliás, o objetivo de optar pelo descafeinado é justamente esse: evitar esse mal tão comum nos dias atuais.

O prazer de tomar um cafezinho é indescritível pelos apreciadores dessa bebida tão saborosa, não é mesmo? Entretanto, agora que você já sabe o que é café descafeinado e quais são os seus benefícios, por que não experimentar essa versão mais saudável e comprovar que, além de manter esse hábito, você estará também preservando sua saúde?

Se você gostou deste post, deixe seus comentários e conte-nos suas experiências com o café descafeinado!

PS.: para acompanhar o seu cafezinho, descafeinado ou não, prepare agora mesmo um delicioso bolo na sua Wok Grill!!

Encerramento Wok Grill
Você também pode gostar
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×