Novembro azul: qual é a importância do exame de próstata?

novembro azul
4 minutos para ler

Associar cores a meses específicos se mostrou uma forma muito eficiente de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde física e mental. Entre todas as campanhas existentes, podemos citar as mais bem-sucedidas e conhecidas mundialmente, como: Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.

O foco deste texto será justamente a campanha de Novembro Azul, que é totalmente dedicada aos homens. Os maiores desafios da campanha são desmistificar informações, lidar com temas considerados tabu pela sociedade e acabar com preconceitos em prol do bem-estar da população masculina.

Quer saber mais sobre o Novembro Azul e a importância da prevenção do câncer de próstata? Então continue com a leitura!

O que o Novembro Azul representa?                   

O movimento teve origem na Austrália, em 2003, quando dois amigos se inspiraram na campanha da mãe de um colega, que levantava fundos para o tratamento de seu câncer de mama. Assim surgiu a campanha que tem como objetivo promover a conscientização sobre a saúde masculina.

O Novembro Azul chegou no Brasil em 2008 e desde então tem ganhado cada vez mais força. O mês é dedicado a tratar de assuntos médicos relacionados à saúde do homem, no entanto, a pauta mais importante é, sem dúvidas, o câncer de próstata.

Nos países desenvolvidos, o câncer de próstata é o tumor maligno mais comum em homens. No Brasil, foram esperados mais de 65 mil novos casos a cada ano entre 2020 e 2022 e 1 a cada 41 homens não consegue resistir à doença.

Qual a importância do exame de próstata?

O exame de toque retal, popularmente conhecido como exame de próstata, é a forma mais eficaz de detectar rapidamente o surgimento do tumor. Existem outras maneiras de identificar o câncer de próstata, como o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico), mas nenhuma é tão importante quanto o toque retal, já que por meio do toque o médico consegue identificar alterações sugestivas que não são apontadas no PSA.

O câncer de próstata atinge, em sua maioria, homens adultos com mais de 45 anos, por isso os médicos recomendam que, após os 40 anos, os homens façam o exame de toque retal pelo menos uma vez ao ano. Quanto antes o tumor for identificado, maiores são as chances de cura do paciente.

Apesar de todo o preconceito envolvendo o exame de toque, o procedimento é muito simples: o médico introduz um dedo no canal anal do paciente e analisa o tamanho e a textura da próstata por meio do toque. O exame em si costuma demorar menos de 1 minuto e é quase indolor.

Como evitar o câncer de próstata?

O câncer de próstata se torna mais comum com o avanço da idade e também com o ganho de peso, portanto uma dieta rica em alimentos naturais e sem a presença de gorduras ajuda a diminuir os riscos de todos os tipos de câncer, até mesmo o de próstata.

Além disso, outros hábitos saudáveis, como manter uma vida ativa, também contribuem para a prevenção do surgimento de tumores. Portanto, os médicos recomendam que homens acima de 40 anos façam, no mínimo, 30 minutos de atividade física diariamente. É comprovado que o cigarro e bebidas alcoólicas estimulam a divisão desordenada das células cancerígenas.

Por último, mas não menos importante, a melhor forma de prevenir o agravamento do câncer de próstata é fazer exames regulares. O preconceito já foi responsável pela morte de muitos homens com câncer de próstata.

Apesar de ser uma campanha que acontece anualmente, o Novembro Azul ainda existe porque existe muita desinformação é disseminada sobre a saúde masculina e também porque os homens se recusam a fazer exames periodicamente, diferentemente das mulheres. Se você é homem, aproveite o mês de novembro para começar a cuidar da sua saúde.

Achou o tema interessante? Gostaria de ler mais artigos como este? Então acesse a nossa página no Facebook e curta para não perder nenhuma das nossas publicações.

Você também pode gostar
Política de privacidade

Para conhecer nossa Política de Privacidade de Termos de Uso do site, acesse os seguintes links:

Política de Privacidade