Corte da carne: aprenda as técnicas
Quem gosta de churrasco sabe que o corte da carne faz toda a diferença para o pedaço ficar macio e suculento. Quando o processo é feito do jeito certo, mesmo se a carne não for da melhor qualidade, fica fácil se surpreender com o resultado. Mas, quando errado, o corte pode acabar até com o pedaço da melhor qualidade.
Para acertar na próxima vez que você reunir a família e os amigos para o churrasco, é preciso conhecer as principais técnicas de corte da carne. A seguir, vamos explicar dois métodos bem tradicionais e outro que deve ser feito antes de colocar a carne no prato. Confira!
Corte contrário às fibras
Há quem diga que o modo certo é fazer o corte da carne no sentido das fibras. Outras pessoas já defendem que a melhor maneira, na verdade, é cortar no sentido contrário. A título de esclarecimento, podemos dizer que as duas opções podem ser feitas. Em muitos casos, o ideal é fazer o corte contrário às fibras, como ao preparar a maminha.
Aquilo que chamamos de fibras são os feixes de células musculares, as linhas presentes nos músculos, unidas em feixes pela gordura da proteína. Quanto mais gordurosa é a carne, mais fácil fica perceber as fibras.
Para fazer o corte no sentido contrário, mantenha a lâmina da faca em um ângulo de 90° (sentido transversal) em relação às fibras.
Dessa forma, você garante que a faca faça o trabalho mais difícil, que é cortar as fibras. Além disso, o corte contrário facilita a entrada do sal e de outros temperos, reduz o tempo que a carne leva para assar e evita a perda de líquido da carne.
Corte de acordo com as fibras
A segunda técnica é o corte de acordo com as fibras da carne, muito usada na preparação da picanha e da fraldinha. Para você ter uma ideia mais clara, no caso da picanha, o ângulo que você deve considerar para realizar o corte faz praticamente um X na hora de cortar as fibras.
Se o seu objetivo com a picanha é deixá-la bem assada por fora e suculenta por dentro, deixe o corte mais grosso. Se você deixar o corte muito fino, a carne ficará assada igualmente por dentro e por fora.
Segundo corte
Agora que você já conhece as duas técnicas para preparar a carne antes de colocar na churrasqueira, aqui vai uma dica para manter seu corte suculento. Após tirar a carne da churrasqueira, deixe descansando entre 5 e 10 minutos para, só após esse tempinho, fazer o segundo corte. Na hora de fatiar, passe a lâmina no sentido favorável às fibras.
Com essas dicas de corte da carne, o seu churrasco tem tudo para dar certo, e seus convidados estarão bem servidos! Lembre-se de verificar o corte para a carne que você vai preparar e tenha cuidado ao fatiá-la antes de servir. Também não se esqueça de deixar a carne descansando quando tirá-la da churrasqueira, é isso que garantirá o sabor para seu churrasco!
Gostou do post? Se você quiser ficar de olho nas nossas dicas e novidades sobre a preparação de vários tipos de carne, siga a Wok Grill nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!