Veja como congelar os alimentos de forma correta!

Caso você ainda não saiba, congelar alimentos não faz com que eles percam grandes quantidades de nutrientes em comparação a quando estão frescos. No entanto, é importante entender como fazer o processo de congelamento e de descongelamento da maneira mais adequada para não perder nutrientes.
Neste post, você vai conferir quais são os principais alimentos que podem ser congelados, como fazer esse congelamento e quais são os cuidados necessários na hora de usar esses itens. Gostou da ideia? Então, continue de olho para garantir mais praticidade na sua cozinha!
Quais alimentos podem ser congelados?
Para começar, vamos conhecer alguns dos alimentos mais usuais para congelamento e que podem ser mais bem aproveitados quando acondicionados da maneira correta. Olha só!
Frutas
As frutas são um ótimo exemplo de alimento que pode ser congelado sem perder praticamente nada dos nutrientes. Além disso, elas podem ser usadas para smoothies e várias receitas deliciosas. A dica é que você congele as frutas em pedaços, sempre descascadas e sem caroço. Para utilizar não é preciso descongelar!
Ervas frescas
As ervas frescas também podem ser mantidas sob congelamento, tal como a salsinha, a cebolinha e o coentro, que entram em decomposição em poucos dias caso fiquem na geladeira. A dica é lavar bem e picar tudo, guardando em um saquinho. Coloque congelado nas preparações!
Queijos curados
Os queijos também podem ser congelados para durar mais tempo, no entanto, é fundamental que eles já estejam maduros e bem curados. Mas atenção: tenha em mente que a sua peça perderá um pouco da cremosidade quando descongelada. Para servir deixe em temperatura ambiente.
Cebola e alho
Assim como as ervas frescas, a cebola e o alho também podem ser congelados. Inclusive, você pode descascar e picar tudo de uma única vez e guardar já nas porções que você costuma usar. Desse modo não é necessário descongelar para utilizar nas suas receitas!
Pães
Os pães também podem ser congelados, e essa é uma ótima estratégia para que você possa fazer compras maiores, que duram a semana toda. A dica de ouro é congelar enquanto ainda estão frescos e se certificar de retirá-los do congelador com antecedência quando for usar.
Como congelar alimentos adequadamente?
Cada alimento segue suas próprias regras de congelamento. As frutas, por exemplo, podem ser congeladas in natura, bastando que você as descasque e pique para facilitar o momento do uso. Já as hortaliças devem passar por um processo chamado de branqueamento:
- escalde as hortaliças em água fervente (35 segundos para as mais duras e 15 para as mais macias);
- coloque em água com gelo até que elas esfriem;
- por fim, escorra bem os itens e pique para o congelamento.
Quanto à embalagem, quanto menos ar estiver em contato com o alimento, melhor. Por isso, as embalagens a vácuo são bastante recomendadas. Mas você também pode usar:
- sacos herméticos;
- sacos plásticos convencionais;
- vasilhas de vidro ou de plástico.
Se o prato a ser congelado já estiver preparado, verifique se ele não está com muito tempero. Afinal, o sabor se acentua com o tempo. Além disso, é importante que o cozimento não esteja exatamente no ponto, para que o alimento não perca a textura ao aquecer.
Não se esqueça de congelar tudo nas porções que você costuma usar (ou porções individuais). Assim, você descongela sempre pensando no número de pessoas, porque depois esses alimentos não poderão ser recongelados.
E como descongelar os alimentos para usá-los?
A primeira dica é que você descongele os alimentos dentro do prazo de validade deles. Para isso, você pode etiquetar cada embalagem de acordo com a seguinte classificação:
- carne crua — até 12 meses;
- frango — 9 meses;
- peixe — 6 meses;
- salsicha, bacon, linguiça — 2 meses;
- frutas e hortaliças — de 1 a 3 meses;
- pratos prontos — 1 mês.
Além disso, prefira descongelar:
- pães, frutas, tortas e doces — fora da geladeira;
- carnes, peixes e aves — na geladeira;
- alimentos cozidos — no fogão;
- pratos prontos — no forno.
Com esses cuidados, você pode preparar a comida de uma só vez e garantir refeições prontas durante toda a semana. Congelar alimentos aumenta sua praticidade no dia a dia, sem abrir mão dos nutrientes mais importantes para a sua dieta.
Siga a Wok Grill no Facebook e no Instagram e fique por dentro de outros conteúdos como este!