Como promover uma alimentação saudável para as crianças?
Quer saber como promover uma alimentação saudável para as crianças da família? Então, não deixe de conferir este post.
Reunimos algumas dicas de nutrição para os seus pequenos. Acompanhe e feliz Dia das Crianças!
Do nascimento até os 2 anos
É claro que a primeira grande dica é sobre o leite materno. É ele que garante a alimentação do bebê até 6 meses, sem necessidade de outro complemento, incluindo até a água.
Já a partir dos 6 meses, outros alimentos devem ser inseridos, gradualmente, na alimentação das crianças. O ideal é incluir cereais, tubérculos, carnes, frutas e legumes 3 vezes ao dia, caso a amamentação continue. Do contrário, o bebê pode fazer até 5 refeições por dia.
As guloseimas devem ser evitadas nos primeiros anos de vida e as crianças deve ficar longe de alimentos açucarados, enlatados, gordurosos e sem nutrientes.
Importante frisar que a alimentação deve ser o mais diversificada possível e que isso irá influenciar os hábitos alimentares do futuro.
O consumo de açúcar pelas crianças
Até 2 anos as crianças não devem consumir nenhum tipo de açúcar. Porém, depois dessa idade fica difícil restringir o açúcar para os pequenos.
No entanto, os pais devem estar cientes que o excesso do açúcar, além de trazer o risco da obesidade e problemas dentários, pode se tornar um verdadeiro vício e até mesmo causar dependência.
O açúcar está presente em todas as frutas e vegetais que devem fazer parte da alimentação infantil. Mas o açúcar presente em bolos, massas, refrigerantes, doces, sucos de frutas concentrados, etc., não deve ser consumido em excesso.
10 alimentos que as crianças devem comer
Confira a seguir alguns alimentos que não podem faltar na alimentação dos pequenos. Use sua criatividade e claro, as nossas deliciosas receitas, e coloque já todos eles nas próximas refeições da família.
Abacate
A fruta ajuda na absorção de nutrientes, possui grande quantidade de antioxidantes, mantém o bom colesterol e fornece energia para as brincadeiras e estudo.
Arroz e feijão
É um exemplo de combinação é perfeita, pois um complementa o outro quando falamos de aminoácidos. No mais, o arroz, é uma ótima fonte de energia e ajuda na absorção de todos os nutrientes do feijão, rico em ferro e vitaminas do complexo B.
Brócolis
Tem substâncias que ajudam a combater inflamações, fortalecer os ossos e manter o sistema nervoso saudável. Ofereça o brócolis cozido ou no vapor, mas se a criança não gostar, você pode colocar na sopa ou misturar com o arroz.
Carne
Além de fonte de proteínas, ela fornece diversos nutrientes importantes para o desenvolvimento das crianças, como ferro e zinco. Evite prepará-la empanada ou frita em óleo. Prefira preparar na sua Wok Grill, fica muito mais saudável e saborosa.
Cenoura
É rica em vitamina A, importante para saúde dos olhos e da pele. Para aproveitar melhor o betacaroteno, sirva cozida e com azeite.
Iogurte
Outra excelente fonte de proteínas e cálcio e também garante o equilíbrio do trato gastrointestinal.
Ovo
Fonte de proteínas e importante para a formação do cérebro. Comece oferecendo a gema cozida (um quarto, a partir dos 8 meses). A clara costuma ser recomendada após o primeiro ano, pois pode provocar alergia. Prepare cozido, mexido ou pochê e sempre prefira os orgânicos ou caipiras.
Quinua
Tem os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar. É boa para o sistema nervoso, a manutenção muscular, a síntese de hormônios e a formação dos ossos. Pode ser servida com a salada, substituir o arroz ou ser batida com vitamina. Para os dois primeiros casos, basta cozinhar com água e sal.
Sardinha
Um peixe repleto de cálcio e ômega 3. Auxilia na formação dos músculos e dos ossos e protege o coração. Dê preferência às versões assada, cozida ou grelhada. A enlatada também vale, mesmo sendo mais calórica e tendo mais sódio.
Gostou? Pois saiba que aqui no nosso blog além de receitas, temos dicas para uma vida e uma alimentação mais saudável.