Cappuccino: aprenda mais sobre essa deliciosa bebida

cappuccino
3 minutos para ler

Nada melhor do que começar o dia com um bom café e ainda melhor se for cappuccino, não é mesmo?

O cappuccino é uma bebida sempre presente na rotina dos apreciadores de café. Famoso na Itália, onde é muito consumido no desejum, ele ganhou o mundo e hoje pode ser encontrado em diversos países e em diferentes versões.

Para saber mais sobre essa deliciosa bebida, que fica ainda melhor quando acompanhada com um delicioso bolo de fubá ou de cenoura preparados na sua Wok Grill, confira este nosso novo post.

A origem do cappuccino

O cappuccino teria surgido em 1683, durante o desfecho de uma guerra: a libertação de Viena, na Áustria, da invasão do Império Otomano. Expulso pelas forças locais, os otomanos deixaram nas cidades inúmeras sacas de café.

E aí, com tanto café pelas ruas, Marco D’Aviano, um monge da ordem Capuchinha que havia sido enviado à guerra pelo Papa, teve a ideia de misturar ao café de sabor amargo leite e mel.

Assim, além de ser o responsável pela autoria da receita, o monge também deu origem ao nome da bebida amarronzada, de cor semelhante ao traje usado pelos franciscanos: a soma de cappuccio (capuz) e ino (sufixo de diminutivo do idioma italiano) gerou a palavra cappuccino. Ou seja, algo como um “pequeno capuz”.

Mais tarde, a bebida ficou famosa na região de Viena e em toda a Europa. E, com a Revolução Industrial e à popularização das máquinas de espresso, ganhou definitivamente o mundo. No entanto, o café filtrado foi substituído pela espresso e o mel foi abolido da receita.

Cappuccino

As versões do cappuccino

Há séculos, o cappuccino é considerado um patrimônio na Itália. Lá, a composição da bebida é, basicamente, três partes iguais de café espresso, leite e leite vaporizado.

Nas cafeterias, o seu preparo é feito em equipamentos profissionais. Cabe ao barista regular a temperatura do café e do leite. A proporção dos ingredientes também é importante, e resulta em um cappuccino cuja qualidade é avaliada de acordo com a textura e espessura entre bebida e creme.

No entanto, existem variações da bebida, a depender da quantidade de leite usado pelo barista:

Italiana

O cappuccino chiaro, também conhecido como “cappuccino molhado”, leva mais leite do que o normal. Já o cappuccino scuro, também conhecido como “cappuccino seco”, leva menos vapor de leite do que o normal.

Há, ainda, o café latte e o macchiato. No primeiro, há uma dose de espresso e duas vezes o volume de leite quente, mais espuma de leite por cima. Já no segundo, a dose de espresso é apenas temperada com uma pequena camada de espuma de leite. 

Brasileira

Já no Brasil, é muito comum adicionar ao cappuccino outros ingredientes como chocolate (em pó e derretido), chantilly, doce de leite, canela e até gengibre.

Outra diferença é o horário de consumo: enquanto os brasileiros tomam a bebida a qualquer momento, mesmo após o almoço, na Itália o cappuccino é consumido geralmente no café da manhã.

Black Friday 2024 - Wok Grill
Natal WOK
Você também pode gostar
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×