A história do pão de ló: uma das massas mais famosa por sua leveza!
Quem nunca ouviu a expressão “tratado a pão de ló”? Isso significa um tratamento diferenciado e atencioso, com mimos e regalias.
Isso porque, nos tempos antigos, o pão de ló era uma iguaria servida para pessoas doentes e famílias de luto, sendo considerada uma receita que trazia conforto.
Achou curioso? Para saber mais sobre a história do pão de ló, continue a leitura e aprenda o segredo para a receita perfeita!
A história do pão de ló
Não se sabe ao certo a origem dessa receita. Porém, existem algumas versões para a sua criação, que pode ter origem italiana, portuguesa e, até mesmo, japonesa.
Versão italiana
Na versão italiana, o pão de ló — batizado como Pane di Spagna — surgiu em 1747, em Gênova. Ele teria sido um presente criado por Giobatta Carbona para o rei da Espanha, Fernando VI — sendo considerado, portanto, um prato digno da nobreza.
Versão portuguesa
Na versão portuguesa, o pão de ló teria surgido nos conventos e seria preparado pelas freiras, que passaram a receita adiante.
Em Portugal, há três versões diferentes da receita, conforme a região:
- o pão de ló de Alfeizerão, que é uma versão mais úmida;
- o de Aveiro, muito servido em datas especiais, como Páscoa e Natal;
- e o de Arouca, vendido em fatias e embebido em calda de açúcar.
Versão japonesa
Por fim, dizem que a inspiração para os portugueses criarem o pão de ló veio após conhecerem o kasutera, no Japão: um bolo muito fofinho, consumido com chá de ervas e preparado com xarope de milho.
Não importa qual seja a verdadeira origem, o pão de ló é uma receita que se tornou tão popular, que é conhecida em diversas partes do mundo e em diferentes versões.
Receita básica do pão de ló
Confira, a seguir, a receita clássica do pão de ló, muito apreciada com leite, café ou chá, e utilizada como base para o preparo de diversas sobremesas.
Como se trata de uma massa leve e delicada, os ingredientes devem ser misturados delicadamente!
Ingredientes
- 6 ovos em temperatura ambiente;
- 2 e 1/2 xícara (chá) de açúcar;
- 2 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo;
- 1 colher (chá) de essência de baunilha;
- 1 xícara (chá) de leite fervente;
- 1 colher (sopa) de fermento em pó químico para bolos.
Modo de preparo
Primeiro, bata as claras até o ponto de neve firme. Em seguida, aos poucos, adicione as gemas, intercalando com o açúcar e a baunilha. Despeje o leite fervente e continue batendo até misturar.
Em seguida, com a batedeira desligada, adicione a farinha de trigo peneirada com o fermento aos poucos, misturando delicadamente até incorporar.
Por fim, acrescente a massa em uma forma untada e enfarinhada, e asse na sua Wok Grill por por 35 minutos a 140 graus, utilizando o anel extensor. Espere o bolo ficar morno para poder desenformá-lo.
Segredos para o pão de ló perfeito
Para acertar a mão nesse bolo tão delicado, fique de olho nas seguintes dicas:
- utilize ovos em temperatura ambiente, retirando-os da geladeira meia hora antes do preparo;
- peneire a farinha, para que o bolo fique bem fofinho;
- tenha paciência e bata a mistura na batedeira, aumentando a velocidade progressivamente;
- não espere muito para acrescentar a farinha à mistura de ovos, para que ela não perca as bolhas de ar que deixam o bolo macio;
- espere pelo menos 10 minutos para desenformar o bolo, para que ele não murche em contato com um ambiente mais frio.
Gostou de conhecer a história do pão de ló? Essa iguaria é apreciada no mundo todo e acompanha muito bem um chá ou café — podendo, ainda, ser recheada e confeitada. Seguindo a receita clássica e as nossas dicas, você conseguirá fazer um pão de ló macio e delicioso, digno da nobreza!
Quer receber mais dicas de receitas deliciosas? Então, siga nossas páginas no Instagram, no YouTube e no Facebook!